Cachorros de Companhia

Maltês

Essa fofura milenar é sem dúvidas um ótimo companheiro, curioso e dedicado aos seus donos, a raça Maltês vive muito bem em locais menores como apartamentos e também adora ficar o mais próximo possível dos seus entes queridos.

Historia do Cachorro Maltês:

O Maltês tem origem do país de Malta, embora há desenhos e esculturas de 4 mil anos antes de cristo na região da Ásia, existem relatos de que até Aristóteles mencionou os malteses e que os gregos construíram túmulos para os cachorros dessa raça, existem também representações de cachorros malteses em objetos egípcios que sugerem que eles foram valorizados e tratados como animais de companhia.

Muitos acreditavam que os cachorros malteses tinham a capacidade de curar pessoas doentes.A origem da raça Maltês não está muito clara, porém muitos acreditam que a raça foi desenvolvida na Ilha de Malta, no Mar Mediterrâneo, a partir de cães do tipo Spitz ou Spaniel.

No século 15, os cachorros da raça Maltês, encontrou um lugar seguro na alta classe francesa, a partir de então, como a França era um dos países mais populares da época o Maltes se espalhou para toda a Europa no final do seculo 16.

Muitos artistas e pintores da época, retrataram o Maltês em diversos quadros juntos com seus donos nobres. Durante os seculos 17 e 18 o Maltes se tornou um cachorro que espalhou seus genes para outras raça que conhecemos até os dias de hoje, uma delas é a raça do cachorro Bichon Frise. 

Os primeiros malteses que chegaram nos EUA foi em 1870 e de la pra cá, esse número de cães registrados só cresceu na América. No Brasil o Maltês sofre com a falta de responsabilidade de muitos criadores que anunciam seus filhotes em sites como o mercado livre e vendem filhotes sem pedigree ou qualquer outra documentação que comprove a árvore genealógica do animal, isso acarreta na total mudança no temperamento e na atitude do Maltês.

 

Temperamento da Raça Maltês:

O cachorro maltês é famoso por causa dos seus pelos brancos que cobrem seu pequeno corpinho. A pelagem do maltês deve ser em linha reta e grossa caindo pelo corpo até o chão. Anos atrás, o maltês tinha diversas cores, mas hoje em dia eles são totalmente brancos.

Quando um maltês criado se move, ele parece flutuar sob sua nuvem de cabelos brancos. Porque ele não tem um sub-pelo, o maltês lança pouco, e muitas pessoas consideram a raça hipoalergênica. O crânio do Maltês deve ser ligeiramente arredondado, nariz preto, orelhas caídas, olhos escuros e alertas, pernas curtas e retas e uma cauda graciosa.

Esse cachorro é doce e inteligente que é dedicado com a sua família e seus donos. Os malteses são considerados como uma das menores raças do mundo.

maltes cachorro mini

Eles se adaptam muito bem em apartamentos ou ao condomínio. Onde quer que ele viva, o maltês é sensível ao seu ambiente e faz um cão de guarda eficaz. Embora pareçam delicados, os malteses podem ter muita energia.

Eles aprendem rapidamente se forem recompensados por seus esforços, os malteses precisam de muita atenção humana e sofrem de ansiedade de separação se for deixado sozinho por horas. Sozinho, esses cachorros podem latir e se tornar destruidores.

Os malteses às vezes são intolerantes com crianças pequenas ou outros cães, especialmente se tiverem sido excessivamente mimados pelos seus donos. Se isso ocorrer, eles podem se tornar muito protetores, latindo e até mesmo mordendo se animais ou pessoas caso eles pensem que seja uma ameaça ao seu relacionamento com seu dono preferido ou a sua família.

Como todos os cachorros eles devem aprender o seu lugar em sua casa e precisam de uma socialização adequada e de um treinamento básico de obediência.

 

Saúde do Maltês:

O raça do cachorro Maltês precisa de exercícios físicos para gastar energia, assim se tornara um cachorro mais feliz e menos ansioso. Essa raça não é indicada para que fique no quintal, é um cachorro de apartamento, ele gosta de companhia e sempre que possível quer e deve estar perto dos seus donos.

A saúde do Maltês é muito boa e os únicos cuidados necessários são os pelos que precisam ser tosados a cada 3 meses e escovados semanalmente para manter a qualidade e o brilho.

Uma boa dica para cuidar da pelagem do seu cachorro Maltês é colocar condicionador com água em uma recipiente e borrifar nos pelos dele uma vez por semana, use um pente de borracha para eliminar os pelos mortos e pronto.

Expectativa de Vida: 12-14 anos

Curiosidades do Maltês:

O Maltês se popularizou pelo mundo todo e está nos lares de muitas pessoas famosas, destacamos os amantes dessa raça. A cantora Claudia leite, a dançarina Sheila Carvalho e o ex-presidente dos EUA, Barack Obama.

Videos do Cachorro Maltês

Raças parecidas com o Maltês:

Conheça os nossos Filhotes:

3 respostas »

Deixe um comentário, suas ideias são importantes para Pet Caramelo.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.