Essa fofura milenar é sem dúvidas um ótimo companheiro, curioso e dedicado aos seus donos, a raça Maltês vive muito bem em locais menores como apartamentos e também adora ficar o mais próximo possível dos seus entes queridos.
O que você deseja saber?
Historia e Origem
O Maltês tem origem do país de Malta, embora há desenhos e esculturas de 4 mil anos antes de cristo na região da Ásia, existem relatos de que até Aristóteles mencionou os malteses e que os gregos construíram túmulos para os cachorros dessa raça, existem também representações de cachorros malteses em objetos egípcios que sugerem que eles foram valorizados e tratados como animais de companhia.
Muitos acreditavam que os cachorros malteses tinham a capacidade de curar pessoas doentes.A origem da raça Maltês não está muito clara, porém muitos acreditam que a raça foi desenvolvida na Ilha de Malta, no Mar Mediterrâneo, a partir de cães do tipo Spitz ou Spaniel.
No século 15, os cachorros da raça Maltês, encontrou um lugar seguro na alta classe francesa, a partir de então, como a França era um dos países mais populares da época o Maltes se espalhou para toda a Europa no final do seculo 16.
Muitos artistas e pintores da época, retrataram o Maltês em diversos quadros juntos com seus donos nobres. Durante os seculos 17 e 18 o Maltes se tornou um cachorro que espalhou seus genes para outras raça que conhecemos até os dias de hoje, uma delas é a raça do cachorro Bichon Frise.
Os primeiros malteses que chegaram nos EUA foi em 1870 e de la pra cá, esse número de cães registrados só cresceu na América. No Brasil o Maltês sofre com a falta de responsabilidade de muitos criadores que anunciam seus filhotes em sites como o mercado livre e vendem filhotes sem pedigree ou qualquer outra documentação que comprove a árvore genealógica do animal, isso acarreta na total mudança no temperamento e na atitude do Maltês.
Temperamento
O cachorro maltês é famoso por causa dos seus pelos brancos que cobrem seu pequeno corpinho. A pelagem do maltês deve ser em linha reta e grossa caindo pelo corpo até o chão. Anos atrás, o maltês tinha diversas cores, mas hoje em dia eles são totalmente brancos.
- Veja aqui os Cachorros Hipoalergicos
- Cachorros de Cor Branca
Saúde
O raça do cachorro Maltês precisa de exercícios físicos para gastar energia, assim se tornara um cachorro mais feliz e menos ansioso. Essa raça não é indicada para que fique no quintal, é um cachorro de apartamento, ele gosta de companhia e sempre que possível quer e deve estar perto dos seus donos.
A saúde do Maltês é muito boa e os únicos cuidados necessários são os pelos que precisam ser tosados a cada 3 meses e escovados semanalmente para manter a qualidade e o brilho.
Uma boa dica para cuidar da pelagem do seu cachorro Maltês é colocar condicionador com água em uma recipiente e borrifar nos pelos dele uma vez por semana, use um pente de borracha para eliminar os pelos mortos e pronto.
Expectativa de Vida: 12-14 anos
Todos os cachorros estão predispostos e podem ser afetados por qualquer tipo de doença. Separamos 5 links que você pode ficar interessado para se precaver caso seu animal de estimação apareça com algum desses sintomas.
Algumas Doenças que afetam cachorros:
Curiosidades
O Maltês se popularizou pelo mundo todo e está nos lares de muitas pessoas famosas, destacamos os amantes dessa raça. A cantora Claudia leite, a dançarina Sheila Carvalho e o ex-presidente dos EUA, Barack Obama.


4 thoughts on “Maltês”
Comments are closed.