O Lhasa Apso é uma fofura é popular e independente, tem um temperamento forte, mas ao mesmo tempo é uma excelente companhia para qualquer família.
Raça de Cachorro Lhasa – História
A história do Lhasa é envolvida pela fé dos budistas, esse cachorro é considerado sagrado e jamais poderia ser trocado por dinheiro. Sua origem é da região chinesa do Tibet e há registros da raça desde o ano de 1500, o seu nome vem da cidade de Lhasa e a palavra Apso tem algumas variações tais como: “Sentinela”, “ovelha” e “cabra”, de qualquer forma ele era utilizado para alertar a chegada de qualquer estranho.
Ele é conhecido em sua terra natal como Abso Seng Kye, que se traduz como “Bark Lion Sentinel Dog“, “Latido do Cachorro Leão Sentinela”. Desde o início da dinastia Manchu, em 1583, até 1908, o Dalai Lama enviou Lhasas como presentes sagrados ao imperador da China e aos membros da família imperial. Os Lhasas sempre foram dados em pares e foram pensados para trazer boa sorte e prosperidade.
Os primeiros Lhasas a entrar diretamente nos America foram dados como presentes pelo 13º Dalai Lama em 1933. O American Kennel Club aceitou o Lhasa Apso como uma raça em 1935. No Brasil, o Lhasa Apso se popularizou a partir dos anos 90 e nao parou mais. Hoje em dia esse cachorro é um dos mais populares ao lado de cachorros como, Maltes, Pug e o Shih-Tzu.
Lhasa Apso Personalidade
O cachorro Lhasa Apso é um grande protetor e geralmente surpreende muitas pessoas que não conhecem sobre cachorros, sua pelagem lisa e bonita faz com que muitos pensam que ele é apenas um cachorrinho “fru-fru”, vocês estão tremendamente enganados, o Lhasa pode enfrentar quem ele quiser e quando sentir que deve agir, sem dúvidas esse cachorro é valente e protetor.
O Lhasa jamais sera agressivo, ele é valente e protege seu território e família com postura. Extremamente leal aos seus donos, esse cachorro tem adora passar o tempo pertinho dos seus entes queridos, ele é inteligente, independente e gosta bastante de aprender, o Lhasa Apso será um excelente aluno e vai adorar novos truques e brincadeiras.
Se você está considerando uma Lhasa, você deve considerar a natureza protetora desta raça que pode não se dar bem com outros animais, por esse motivo, a socialização e o treinamento precoces são absolutamente essenciais para o sucesso de Lhasa como membro da família. O cachorro gosta de fazer suas próprias coisas, ele é bem independente, o que significa que seu objetivo na vida não é necessariamente agradar você, ele é bem diferente como por exemplo o Boxer, ou Labrador Retriever, raças que vivem para o dono, o Lhasa pode ser treinado com sucesso, mas não sera o melhor aluno.
O filhote de Lhasa são curiosos e cheios de energia, e adoram brincar o tempo todo. O Lhasa amadurece lentamente e permanece filhote até os três anos de idade.
Crianças e o Lhasa?
O Lhasa é territorial e muitas vezes pode não ligar muito para às crianças. Ele tende a se relacionar com os adultos mais do que com os jovens. Crianças mais velhas, ou crianças pequenas que são excepcionalmente cuidadosas com o cachorro podem se dar super bem com o Lhasa.
Saúde
O Lhasa é um cão que precisa de exercícios físicos e de brincadeiras. Essa raça não é indicada para que fique no quintal, é um cachorro de apartamento mesmo. A saúde é muito boa e os únicos cuidados necessários são os pelos que precisam ser tosados a cada 3 meses.
Escovação diária são necessárias para manter os pelos livres de emaranhados. O banho freqüente também é necessário para manter o Lhasa com um cheiro bom. No Brasil, dependendo da região, alguns proprietários optam por aparar o pelo curto, ou cortar o cabelo ao redor da cabeça. Se você está considerando um Lhasa, saiba que você e deverá tosar os pelos, principalmente em locais mais quentes do Brasil.
Expectativa de Vida: 12-15 anos
Todos os cachorros estão predispostos e podem ser afetados por qualquer tipo de doença. Separamos 5 links que você pode ficar interessado para se precaver caso seu animal de estimação apareça com algum desses sintomas.
Algumas Doenças que afetam cachorros:
Lhasa Apso e os tipos de pelagem:
Os Lhasas tem os pelos longos e macios, essa é uma das principais características do Lhasa Apso. No Brasil, os donos geralmente fazem a tosa do animal a cada 3 meses devido ao calor. As cores dos cachorros da raça lhasa são: Branco, Preto, Caramelo ou Laranja e Cinza.
Curiosidades
O Lhasa Apso se popularizou pelo mundo todo e está nos quadrinhos da Turma da Mônica, ele também faz parte da vida de algumas pessoas famosas.



Categorias:Raças de Cachorros
3 respostas »