Cachorros de Companhia

Shih-tzu

Shith Tzu é um cachorro pequeno de cara fofa que derrete muitos corações. Os cachorros da raça Shith tzu foi originalmente mantido pelas famílias reais chinesas durante a Dinastia Ming. Shih Tzus são lindos e também são companheiros amigáveis, vivos e dedicados.​ Esse cãozinho bagunceiro é cheio de energia, o Shih Tzu tende a ser temperamental e late bastante para pessoas que ele não conhece, por fim é um cão muito dócil e vai te seguir onde você for.

Conheça aqui as raças de cachorros indicadas para morar em apartamento.

Historia do Shih-tzu

O Shih Tzu tem a sua origem do Tibet, assim como o Lhasa Apso e a história das duas raças tem semelhança, pois existe uma lenda de que o Shih tzu era o símbolo do amor entre uma princesa chinesa e um mongol que sem a chance de se casar eles cruzaram os representantes caninos de suas nações. O Pequinês chinês e o Lhasa Apso. Assim eles representaram o que havia de melhor entre as duas culturas.

Os monges Tibetanos presenteavam pessoas importantes da China com o cachorro Shih Tzu já que trazia sorte segundo a tradição. Esse pequeno se tornou um grande companheiro de famílias da alta classe na China e com o tempo eles se espalharam pela Europa. Na América a raça começou a fazer sucesso no final dos anos 60.

Temperamento da Raça Shih-tzu

Esse pequeno é alegre, brincalhão, adora as crianças e se familiariza com pessoas estranhas, se ele se sentir ameaçado poderá latir bastante. O Shih Tzu é sem dúvida um grande companheiro da família e tende a ser um pouco teimoso, isso exige um adestramento considerado fácil. A personalidade de Shih Tzu é calma e ao mesmo tempo ele não permite que ninguém o ignore, desde os seus ancestrais, esse cachorro foi criado para ser um companheiro amigável, essa raça foi foi feita para caça, rebanho ou guarda.

O Shih Tzu é o amigo da galera, ele faz amigos onde quer que ele vá. Os cachorros dessa raça são perfeitos para morarem em apartamentos. Ele ama crianças e se dá bem com outros animais. No entanto, o Shih Tzu é um cachorro resistente, porém o seu tamanho pequeno o coloca em desvantagem, portanto, é importante que os adultos estejam atentos para supervisionar as interações com as crianças, e isso é especialmente importante para o Shih Tzu, para evitar que ele se machuque acidentalmente durante algum tipo de brincadeira.

Curiosamente, o Shih Tzu às vezes é chamado de Chrysanthemum Dog, um apelido que descreve a forma como o cabelo em seu rosto cresce em todas as direções – ele parece uma flor com um nariz para o centro. Uma característica única do Shih Tzu é a sua mandíbula inferior que é ligeiramente maior do que a parte superior, e os dentes superiores mordem dentro dos dentes inferiores, ao invés de fora, quando a boca está fechada.

Saúde do Shih-tzu

A raça Shih Tzu tem problemas respiratórios e isso atrapalha a maneira como ele regula a temperatura do corpo. Tem problemas com a obesidade e é necessário passeios regulares, a pelagem por ser vasta obriga o tosamento a cada dois meses. ​O cachorro Shih Tzu uma raça de fácil adaptação e eles são ideais para morar em apartamento ou em casas grandes com quintal e outros animais. O Shih Tzu é com toda certeza um cachorro para morar dentro de casa, o quintal lhe serve mais como um parque de diversões, mas ele será muito mais feliz morando dentro de casa com seus donos.

O Shih Tzu se realiza com pequenas caminhadas todos os dias. Como outras raças de cachorros com o focinho curto, o Shih Tzu é sensível ao calor, portanto é preciso ter cuidado nos dias mais quentes. Fique atento aos pulos do seu cachorro, não é incomum que o Shih Tzu pule destemida mente de uma cama ou cadeira. Tenha muito cuidado ao carregar seu Shih Tzu, segure-o com firmeza e não o deixe pular de seus braços ou de móveis, esses cães podem se machucar seriamente. Mesmo que ele seja naturalmente dócil e amigável, o Shih Tzu precisa de socialização e treinamento precoce, como qualquer cachorro.

Os filhotes do cachorro Shih Tzu tem diferentes cores: Preto, Branco, Marrom, Cinza e Caramelo.

Expectativa de vida: 12 – 14 anos

Curiosidades dos Shih-tzu:

shih tzy cachorro

Tem uma história que diz que Buda viajou com um pequeno cão da raça Shih Tzu e um dia, alguns ladrões apareceram para com a intenção de roubá-lo e assassiná-lo. O cachorrinho se transformou em um leão feroz e acabou por fazer os ladrões correr, salvando assim a vida de Buda. O leão então se transformou em um pequeno cão do amor e de proteção, Buda pegou e se beijou a cabeça desse Shih tzu que fizeram com que vários Shih tzus possuíssem um ponto branco nas cabeças, supostamente marca o lugar onde Buda beijou seu amigo leal.

Muitos também acreditam que Fu Dogs, os guardiões dos templos budistas são representações do Shih Tzu. A raça Shih-Tzu está relacionada a alta classe e ele é famoso nos lares de pessoas famosas, separamos aqui o filme “7 psicopatas e um Shih Tzu” que tem a raça como protagonista em um grande elenco do cinema norte-americano. Confira o trailer do filme

Videos do Cachorro Shih-tzu

Raças parecidas com o Shih-tzu

 

Deixe um comentário, suas ideias são importantes para Pet Caramelo.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.