Inteligentes e carinhosos, esses cães são bons companheiros para a pessoas que moram sozinhas ou para uma grande família. Eles podem se adaptar à vida no apartamento, e são excelentes para brincar com as crianças. Certifique-se de gastar a energia do seu cachorro Basenji esse cachorro sera muito feliz se tiver muitos passeios e longas brincadeiras.
O que você deseja saber?
- Dicas e Nomes para Colocar no seu Cachorro
- 10 Maneiras fáceis de adestrar o seu cachorro
- Como ensinar o seu Basenji a fazer xixi no local certo?
Historia
A raça de cães Basenji foi encontrada originalmente no Congo. Esses cães usam o cheiro e a visão para caçar e foram originalmente usados para ajudar caçadores e controlar as populações de roedores de tribos congolesas. O Basenji é provavelmente uma das raças mais antigas de cães domesticados, e eu diria que ele é um caçador profissional pois não faz barulho. O Basenji pode latir, mas geralmente late apenas uma vez e depois fica em silêncio.
Os basenjis foram descobertos pelos ocidentais na região do Congo na África no século XIX. Lá, os cães eram usados para jogar caçar animais pequenos e médios, alem de transportar mercadorias e alertar sobre a aproximação de animais perigosos na trilha. As tentativas de trazer os Basenji para a Europa falharam no começo porque todos os cães importados morreram de doenças logo após a chegada. A primeira importação bem-sucedida ocorreu na década de 1930 na Inglaterra e nos Estados Unidos.
O Basenji Club of America foi formado em 1942 e o American Kennel Club reconheceu a raça em 1943 e o primeiro Basenji registrado no AKC, aconteceu em 1944. Os Basenjis são raros, ocupando o 84º lugar entre as 155 raças e variedades reconhecidas pelo AKC.




Temperamento
O Basenji é um cão de caça. Isso significa que ele é inteligente e independente, mas também carinhoso e alerta. Ele é como um alarme com sensor, o que significa que qualquer movimento chama sua atenção e ele persegue tudo o que vê – gatos, esquilos, coelhos e ratos. Ele não é o tipo de cachorro que obedecerá comandos instantaneamente. Ele precisa pensar neles e decidir se realmente quer fazer o que você pediu.
Paciência e senso de humor são essenciais para viver com um Basenji. Ele mastiga ou come tudo o que resta ao seu alcance, e é capaz de elaborar um plano para alcançar o que quer, seja subir no balcão da cozinha ou invadir a despensa onde os biscoitos de cachorro estão armazenados. Ele provavelmente não vai confiar facilmente em estranhos, gatos ou outros pequenos animais, a menos que tenha sido criado com eles e você tenha certeza de que os reconhece como membros da família. Esse reconhecimento não se aplica a gatos ou pequenos animais que ele vê ao ar livre.
Os basenjis precisam de socialização e treinamento precoces. Como qualquer cachorro, eles podem se tornar tímidos se não forem socializados adequadamente – expostos a muitas pessoas, visões, sons e experiências diferentes – quando jovens. A socialização precoce ajuda a garantir que o seu cachorro Basenji cresça e se torne um cão completo.
Treine-o com sutiliza e consistência, usando reforços positivos que incluem recompensas e elogios alimentares. Os Basenji que são tratados com dureza simplesmente se tornarão mais teimosos e menos dispostos a fazer sua vontade. Sua melhor aposta é manter o treinamento interessante. Basenjis desenvolverá audição seletiva se houver algo mais emocionante para prestar atenção.
Saúde
Basenjis são geralmente saudáveis. Esse tipo de cachorro que tem alta expectativa de vida. Se você estiver comprando um filhote, encontre um bom criador que mostre as autorizações de saúde para os pais de ambos.
Algumas Doenças que afetam todos os cachorros:
Expectativa de Vida: 16 anos
Dicas e Cuidados
O Basenji é um cão de caça e precisa de exercícios diários. Alguns basenjis se saem bem em uma caminhada diária, enquanto outros exigem formas de exercício mais longas e brincadeiras. Basenjis criados com crianças ajuda bastante nesse processo. O Basenji não é um cachorro que pode ser deixado sozinho no quintal, especialmente quando filhote. Esses cães são um artistas de para escapar, e um Basenji não assistido se tornará um Basenji desaparecido. Se você pode passear por 30 minutos ou brincadeiras todos os dias,o Basenji pode viver em apartamentos. Sempre mantenha seu Basenji na coleira, a menos que você esteja em uma área cercada com segurança.
Com seu corpo levemente construído, muitas vezes comparado ao de um cervo, o Basenji não pode carregar excesso de peso. Em outras palavras, não o deixe engordar. Mantenha o corpo do seu Basenji elegante medindo sua comida e alimentando-o duas vezes por dia, em vez de deixar comida fora o tempo todo. Dar-lhe bastante exercício diário e brincadeiras o deixara em forma. Se você não tiver certeza se ele está acima do peso, faça o teste prático. Coloque as mãos nas costas dele, os polegares ao longo da coluna e os dedos abertos para baixo. Você deve sentir, mas não ver as costelas dele. Se você não consegue sentir as costelas, ele precisa de um pouco menos de comida e muito mais exercício.
O Basenji é como um gato em seus hábitos de higiene e se mantém muito limpo. Ele deve tomar um banho por mês.
Escove os dentes do seu Basenji pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que espreitam dentro dele. A escovação diária é ainda melhor se você deseja prevenir doenças gengivais e mau hálito.
Apare as unhas regularmente se o seu cão não as desgastar naturalmente. Se você pode ouvi-los clicando no chão, eles são muito longos. Unhas curtas e bem cortadas evitam arranhar as pernas quando o Basenji pula entusiasticamente para cumprimentá-lo.
Cores do Basenji
O Basenji tem uma pelagem curta e fina nas cores; castanho vermelho, preto, tricolor (preto e castanho) ou tigrado (listras pretas sobre fundo castanho), todos com pés brancos, peito e ponta da cauda. Ele também pode ter branco nas pernas, uma chama branca subindo pelo centro do rosto entre os olhos ou um colarinho branco – uma marca branca em volta do pescoço. Você sempre verá mais cores primárias que branco.
Comece a acostumar seu Basenji a ser escovado e examinado quando ele é um filhote. Manuseie as patas com frequência e olhe dentro da boca e dos ouvidos. Faça da preparação uma experiência positiva, repleta de elogios e recompensas, e você estabelecerá as bases para exames veterinários fáceis e outras manobras quando ele for adulto.
Ao se preparar, verifique se há feridas, erupções cutâneas ou sinais de infecção, como vermelhidão, sensibilidade ou inflamação na pele, nos ouvidos, nariz, boca e olhos e nos pés. As orelhas devem cheirar bem, sem muita cera e os olhos devem estar claros, sem vermelhidão ou secreção. Seu exame semanal cuidadoso o ajudará a identificar problemas de saúde em potencial mais cedo.
Basenji e as Crianças
Os basenjis não são conhecidos por gostar especialmente de crianças, mas com seu alto nível de energia, podem ser bons companheiros para crianças mais velhas, entre 8 – 11 anos. Se eles vão estar perto de crianças, é melhor se eles forem criados com eles desde a infância. Um Basenji adulto que não está familiarizado com crianças é mais adequado para um lar com crianças maduras o suficiente para interagir adequadamente com ele.
Ensine as crianças a se aproximar e tocar em cães e sempre supervisione todas as interações entre cães e crianças pequenas para evitar mordidas, orelhas ou puxões de cauda por parte de qualquer das partes. Ensine seu filho a nunca se aproximar de nenhum cachorro enquanto ele estiver comendo ou tentar tirar a comida dele.
Curiosidades
- Também é teorizado que o Basenji é parcialmente domesticado. Seu metabolismo é diferente do de qualquer outro cão domesticado e, como os canídeos selvagens, a fêmea Basenji apenas entra no cio uma vez por ano, em comparação com o dobro de outros cães domesticados.
- Outra característica felina dos Basenji é sua aversão à chuva. Espere que ele fique mal-humorado se você andar com ele quando estiver molhado. Ele pode gostar de se molhar em um dias muito quentes.

O Basenji fez sucesso com Meghan Markle, esposa do Principe Harry.