Cachorros de Caça

Dachshund

Esse pequeno fiel escudeiro tem vários nomes para a sua raça, Dachshund, Teckel e aqui no Brasil popularizar a raça de Salsicha ou Cofap que é nome da marca de um produto para automóveis, o pequeno salsinha conquista todo mundo.

Dachshund cachorro arlequim

Historia do Dachshund

Evidências sobre o Dachshund foram encontradas no século 16 e o seu nome, significa cão texugo em alemão já que eles eram bons caçadores desses animais, que por serem pequenos eles invadiam as tocas dos texugos e os eliminavam.

Segundo a história, o Dachshunds surgiram da mistura com o Pointer e o Pinscher, existe a possibilidade de ele ter sido cruzado com os Spaniels e com o Stoberhund. Lembrando que antigamente os cães eram cruzados para caça e de acordo com a necessidade do criador, assim as misturas ocorriam para que uma raça forte surgisse afim de resolver os problemas desse criador e caçador.

Nessa região o importante era caçar texugos, raposas e coelhos. Em 1910, criou-se uma padronização a fim de separar as misturas feitas e através dos pêlos o Club Kennel definiu algumas raças como: Pinscher Miniatura, o Papillon que tinha pelos longos, o Schnauzer miniatura e por fim o Dachshund, hoje, praticamente 100 anos depois, essa raça se tornou muito popular tanto na Europa quanto na América.

Temperamento da Raça Dachshund

O Dachshund é descrito como inteligente, animado e corajoso a ponto de ser imprudente, no sentido de ir atras de algo e poder se machucar. Ele é um cachorro teimoso. Os salsichinhas são divertidos, destemidos e adoram deitar no colo e na cama dos deus donos. Para muitas pessoas que amam o Teckel, essa característica supera a necessidade de lidar com a insistência da raça e sua teimosia.

A personalidade do Dachshund também pode variar com o tipo de pelagem. Como os Dachshunds têm terrier em seus antecedentes, eles podem ser encrenqueiros. Os de pelos longos são calmos e tranquilos, e que tem o pelo curto tem uma personalidade que fica em equilibro com essas duas já citadas. Alguns Dachshunds podem ser nervosos ou tímidos, mas isso não é correto para a raça. Evite filhotes que mostrem essas características.

O temperamento é afetado por vários fatores, incluindo hereditariedade, treinamento e socialização. Filhotes com temperamentos agradáveis ​​são curiosos e brincalhões, dispostos a se aproximar das pessoas. Escolha o filhote de daschshund que tenha um temperamento mais equilibrado, não aquele que está batendo em seus irmãos de ninhada ou aquele que está se escondendo no canto.

Sempre encontre pelo menos um dos pais – geralmente a mãe é aquela que está disponível – para garantir que eles tenham um bom temperamento com o qual você se sinta confortável. Encontrar irmãos ou outros parentes dos pais também é útil para avaliar como um filhote será quando crescer. Acesse o @petcaramelo no instagram!

Como todo cão, os Dachshunds precisam de uma exposição precoce à socialização para muitas pessoas, visões, sons e experiências diferentes especialmente quando são filhotes. A socialização ajuda a garantir que seu filhote de cachorro Dachshund cresça para ser um cão saudável.

Saúde do Dachshund

O Dachshund é um cãozinho que necessita de exercícios e brincadeiras diárias, já que é um cão que tende a fica obeso. É uma raça que se adapta em apartamentos, mas necessita de passeios. A pelagem curta pelo precisa ser escovada uma vez por semana.

Expectativa de vida: 12 – 14 anos

Dachshund, pelo curto, pelo longo e pelo duro:

daschund tipos de pelos

A raça Dachshund pode ser encontrada com 3 tipos de pelagem diferentes. Pelo curto, pelo longo e pelo duro (arame). O Dachshund de pelo curto é o mais famoso, nessa foto ao lado ele se encontra a direita vermelha. O pelo duro também é denso e curtinho com subpelos, na foto o “salsichinha” de pelo duro é o da cor preta. Os Teckels de pelos longos são brilhantes, sedosos e um pouco ondulados, na foto está representado com o cachorro do meio.  Os pelos do dachshund podem ser pretos, creme, vermelho, cinza e existem alguns exemplares dessa raça que são manchados.

 

 

 

 

Curiosidades do Dachshund

A raça Dachshund ou Teckel ficou famosa no Brasil com outro nome e isso se deve as campanhas comerciais que eram transmitidas na televisão pela marca de amortecedores para carro cofap, até os dias de hoje esse cachorro é conhecido como a raça cofap. Outro parente proximo do teckel é o Doberman.

Videos do Cachorro Dachshund

Raças parecidas com o Dachshund

Conheça os nossos Filhotes:

1 resposta »

Deixe um comentário, suas ideias são importantes para Pet Caramelo.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.