Cachorros de Pelo Longo

Pastor Belga

O Pastor Belga, é elegante, esbelto, tem um belo e longo casaco preto nas costas e uma aparência imponente. Os cachorros da raça Pastor Belga, tem o corpo atlético que prova todas as funções quais esse cachorro servirá, para trabalho com gado, agilidade e cão de guarda. Se você possui uma casa grande com quintal, ou uma chácara e precisa de companhia e guarda, esse cachorro vai lhe servir muito bem.

pastor belga cachorro

História do Pastor Belga

O Pastor Belga é uma das quatro raças de cães de pastor que foram cresceram na Bélgica no final do século 19. Dessas 4 variedades são: Pastor Malinois, eu sou fã de carteirinha desse cachorro.

  •  Tervuren (fawn-mahogany, casaco comprido com máscara preta),

  • The Laekenois (fofinho, casaco grosso)

  •  Pastor Belga, ou conhecido na Europa como Groenendael (preto, longo casaco).

O Club du Chien de Berger Belge (Clube do Pastor Belga) foi criado em setembro de 1891 para determinar qual dos diferentes tipos de cães era determinar qual era a raça mais pura para classificar o cachorro pastor da Bélgica. Depois de muita análise, o professor de veterinária Adolphe Reul e um alguns juízes concluíram que o pastor nativo daquela província eram cachorros quadrados de tamanho médio com orelhas triangulares e olhos castanhos muito escuros e diferiam apenas na textura, cor e comprimento do pelo.

O Pastor Belga revestido de preto foi desenvolvido principalmente pelo criador Nicolas Rose, cujo seu canil foi criado na data de 1893. Ele comprou os cães da base da raça, os cachorros de outros criadores e fez um mistura tão boa que os seus cachorros foram imediatamente usados ​​como cães policiais em Paris e Nova York no início dos anos 1900. Na Bélgica, funcionários aduaneiros patrulhavam a fronteira do país com esses cachorros.

pastores belgasDurante a Primeira Guerra Mundial, o Pastor Belga carregaram mensagens e puxaram carrinhos de ambulâncias e e de armas. A popularidade deles nos Estados Unidos aumentou após a guerra, e o Belgian Sheepdog Club of America foi formado em 1919. A era da Depressão em 1929 teve um impacto sobre o número deles desses cachorros nos EUA, mas eles foram novamente usados na Segunda Guerra Mundial, e o interesse por eles gradualmente aumentou desde então, assim como o Pastor Alemão, seu vizinho.

O Pastor Belga hoje se destaca em esportes como agilidade e se classificam 122º entre as 155 raças e variedades reconhecidas pelo American Kennel Club.

*O American Kennel Club (AKC) reconhece todos os Pastores Belgas, exceto o Laekenois, como uma raça diferente. Na Inglaterra, o United Kennel Club reconhece os quatro tipos como um cachorro só.

Temperamento da Raça Pastor Belga

Amoroso, leal e fiel, o Pastor Belga sempre protegerá seus filhos e a sua família, porém é importante que os pais supervisionam os amigos dos seus filhos(as), o Pastor Belga pode confundir uma brincadeira com algo sério e atacar pessoas que não são da família, por isso é importante controlar esse espirito protetor que ele tem. O Pastor Belga se dá melhor com crianças quando ele cresce junto com elas.

O Pastor Belga pode se dar bem com outros cachorros e gatos desde que sejam criados com eles, se outro animal entrar no seu espaço ou quintal, provavelmente este intruso será caçado. Esse cachorro tem qualidades excelentes e você como dono deve se dedicar a criar-lo. O pastor Belga é carinhoso e independente.

Saúde do Pastor Belga

Os pastores  belgas são geralmente saudáveis, mas como todas as raças de cachorros, são propensos a certas condições de saúde. Nem todos os pastores da Bélgica terão uma ou todas essas doenças, mas é importante estar ciente delas se você estiver considerando essa raça.

Se você está comprando um filhote, encontre um criador confiável que possua um canil com histórico e com boa genética e procedência. No Brasil existem muitos criadores clandestinos que não seguem o padrão original do Pastor e assim você encontra uma serie de cachorros misturados que perdem completamente a característica do animal.

Nos pastores belgas, você deve esperar problemas de saúde na velhice e essa raça geralmente tem problemas nas articulações. O grande problema e pesadelo do Pastor Belga é a DISPLASIA COXOFEMURAL. A displasia da anca é uma condição hereditária na qual o fêmur não se encaixa perfeitamente na cavidade pélvica da articulação do quadril. Sublinhamos a palavra hereditária para te mostrar o quão importante é a genética do filhote de pastor que você estiver comprando.

Pastores Belgas mais velhos podem apresentar, tumores no útero da fêmea e na próstata dos machos, esses dois problemas são comuns se caso o cachorro não for castrado. Veja os Benefícios da Castração!

Expectativa de vida: 10 – 12 anos

Curiosidades dos Pastores Belgas

O Pastor Belga pode morar dentro de casa mas ele precisa ter acesso para fora, ter quintal e utilizar bem sua visão e audição. Caso você não de esse acesso a ele, procure passear sempre que possível e fazer exercícios com seu melhor amigo. Esse cachorros gostam de jogar frisbee, correr atras de bolas, correr e caminhar.

Videos do Cachorro Pastor Belga

Raças parecidas com o Pastor Belga

Conheça os nossos Filhotes:

Deixe um comentário, suas ideias são importantes para Pet Caramelo.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.