Cachorros de Companhia

Dalmata

Essa raça é muito famosa na história da humanidade e no cinema mundial, eu classifico o nosso amigo monocromático como um “brincalhão teimoso”, quem tem o Dálmata não quer saber de outro cachorro.

Historia do Dálmata 

O Dálmata tem origem na Croácia e há relatos de que antigamente esse cão ajudava a escoltar carruagens da alta classe, além de ser um ótimo caçador, ele era usado também para pastorear ovelhas.

O seu nome vem de Dalmatia, uma região no oeste da Iugoslávia, hoje Croácia. Com a invenção do automóvel por volta de 1886 o Dálmata perdeu a sua popularidade, mas teve sempre a imagem de uma raça que colaborava com os serviços do homem, em 1961 com a animação da Disney de “A guerra dos Dálmatas”, essa raça se popularizou e hoje está aqui no nosso site.

Temperamento da Raça Dálmata 

O Dálmata tem uma energia impressionante que consegue caminhar por muitos quilômetros, é um companheiro fiel que tem um excelente humor. Geralmente se dá bem com outros animais e é desconfiado com estranhos, podendo latir e até mesmo morder.

Ele é um cachorro inteligente, está alerta e interessado em tudo o que acontece ao seu redor e faz um excelente cão de guarda. Como todo cão, o dálmata precisa de uma socialização desde filhote, exposição a muitas pessoas, visões, sons e experiências diferentes. A socialização ajuda a garantir que seu filhote de cachorro dálmata cresça para ser um cão saudável.

Não é um cão que adora as crianças e muitos adestradores dizem que o Dálmata é um cachorro difícil de ser treinado já que é teimoso, portanto é importante o adestramento desde pequeno.

Saúde do Dálmata 

É um cachorro com uma saúde muito boa, sua pelagem é fácil de ser cuidada já que precisa de escovação a cada 15 dias. Passeios regulares são necessários para manter a boa forma.

Os dálmatas são geralmente saudáveis, mas como todas as raças, são propensos a certas condições de saúde. Nem todos os dálmatas terão uma ou todas essas doenças, mas é importante estar ciente delas se você estiver considerando essa raça de cachorro. Se você está comprando um filhote, encontre um bom criador que lhe mostre as condições de saúde para os pais do filhote.

Nos Dálmatas, você deve esperar doenças nas articulações, displasia da anca, hipotireoidismo e doença de von Willebrand.

Doença de von Willebrand é uma doença hemorrágica, hereditária causada por uma diminuição ou uma disfunção da proteína chamada de fator de von Willebrand. Esse casos são raros.

Expectativa de vida: 12 – 14 anos

Curiosidades do Dálmata 

O Dálmata é muito conhecido pelo filme da Disney “A Guerra dos Dálmatas” de 1961 e o “101 Dálmatas” produzido em 1996, os filmes fizeram da raça Dálmata ser popular no mundo inteiro.

Videos do Cachorro Dálmata 

Raças parecidas com o Dálmata 

Conheça os nossos Filhotes:

Deixe um comentário, suas ideias são importantes para Pet Caramelo.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.