Raças de Cachorros

Cão Bichon Frisé

Os Bichons são uma raça de cachorro muito atraente, cuja aparência é aprimorada por uma disposição alegre e de boa índole. Eles são frequentemente confundidos com Poodles brancos. Se você está procurando um maravilhoso animal de estimação companheiro da família, considere o Bichon. Este cachorro gosta de brincar. Ele é sempre feliz (exceto quando deixado sozinho por longos períodos de tempo), e seu comportamento é afetuoso e gentil.

cao bichon frise



Historia

Como em muitas raças de cães, a origem exata do Bichon Frise é incerta, muitos acreditam que Bichon pe descendente do Barbet, um cão de água médio. A palavra Bichon é derivada do barbichon, que é o diminutivo da palavra barbet. A família de cães Barbichon inclui o Bichon Frise, o Bolgnese, o Coton de Tulear, o Havanese e o Maltês. Todos são originários do Mediterrâneo e têm uma aparência e disposição semelhantes.

cachorro barbet

Barbet

Os primeiros registros da raça Bichon Frise datam do século 14, quando marinheiros franceses trouxeram os cães para casa de Tenerife, uma das Ilhas Canárias. Pensa-se que os cães Bichon Frisé foram levados para lá por comerciantes que usavam a rota comercial e que o Bichon Frise se desenvolveu originalmente na Itália. Outros historiadores ainda acreditam que os marinheiros espanhóis trouxeram a raça para Tenerife e, no século 14, marinheiros italianos (e não franceses) os trouxeram de volta ao continente. De acordo com esta versão da história, quando os franceses invadiram a Itália nos anos 1500, eles trouxeram muitos cães Bichon Frisé de volta à França como espólio de guerra.

Independentemente de como o Bichon Frise chegou à Europa, a raça rapidamente se tornou uma das favoritas da nobreza. Bichons eram populares nas cortes reais durante os reinados do rei Francisco I da França e do rei Henrique III da Inglaterra no século XVI. O rei Henrique III gostava tanto de seus Bichons que os carregava para onde quer que fosse em uma cesta especial que pendia do pescoço. Bichons tornou-se o favorito das famílias reais espanholas e até de pintores como Goya, que incluiu um Bichon em várias de suas pinturas.

O interesse no Bichon Frise permaneceu forte durante o governo de Napoleão III, mas o cachorro caiu em desgraça com a realeza até o final do século XIX. Se não fosse pela inteligência e apelo de Bichon, a raça provavelmente se extinguiria durante esse período.

Após a Primeira Guerra Mundial, no entanto, os criadores franceses se interessaram pelo Bichon e trabalharam para preservar a raça. O padrão oficial da raça foi adotado pela Société Centrale Canine da França em 5 de março de 1933; Tenerife e Bichon. Mais tarde naquele mesmo ano, quando o Bichon Frise foi reconhecido pela Fédération Cynologique Internationale, o presidente da FCI, Madame Nizet de Leemans, renomeou a raça Bichon à poil frisé, que significa, Bichon com o casaco encaracolado, e o apelido foi atualizado para Bichon Frise. Em 18 de outubro de 1934, o primeiro Bichon Frise foi admitido no livro de estudos do French Kennel Club.

Temperamento

O Bichon tem um comportamento divertido e independente, mas isso não significa que ele gosta de ficar sozinho, essa raça de cachorro odeia ficar sozinha e geralmente sofre de ansiedade de separação se deixada sozinha por muitas horas. Veja aqui; Quanto significa ficar sozinho para um cachorro?

bichon frise em competições 2005

Bichons pode se tornar DESTRUIDORES mastigando e rasgando qualquer coisa à vista, caso se sintam sozinhos. Obviamente, o Bichon não é uma raça de escolha para pessoas que ficam longe de casa por longos períodos de tempo, este cão gosta de ser amado, gosta de ser o centro das atenções e ama encantar sua família e amigos.

O altamente inteligente Bichon precisa ser instruído de maneiras caninas apropriadas, eles também são bons em truques e alguns esportes caninos. Como todo cachorro, o Bichon precisa de socialização precoce – exposição a muitas pessoas, visões, sons e experiências diferentes – quando filhote. A socialização ajuda a garantir que o seu cachorro Bichon cresça e se torne um cão completo.  Convidar visitantes regularmente e levá-lo a parques movimentados, lojas que permitem que cães e em passeios de lazer conhecer vizinhos também o ajudará a aperfeiçoar suas habilidades sociais.

Ao treinar esse cachorro, você precisa ser firme, mas gentil. Muitos proprietários de Bichon treinam seus cães para obediência, agilidade e competição de velocidade. Por serem gentis e trazer um sorriso ao rosto de qualquer pessoa, os Bichons são perfeitos para terapia e perfeitos para visitas em casas de repouso e hospitais. O Cão Bichon Frisé geralmente se da bem com outros animais e pessoas, mas eles o alertam quando estranhos chegam à porta.

Saúde

O Cão Bichon Frisé é geralmente saudável, mas, como todas as raças, são propensas a certas condições de saúde. Nem todos os Bichons sofrerão uma ou todas essas doenças, mas é importante estar ciente delas se você estiver considerando esta raça. Devido ao seu tamanho pequeno, os Bichons são bons animais de estimação para pessoas que moram em apartamentos. Mas eles têm muita energia e precisam de exercícios diários, incluindo caminhadas e jogos.

Se você estiver comprando um filhote, encontre um bom criador que mostre as autorizações de saúde para os pais de ambos. Autorizações de saúde provam que um cão foi testado e liberado de uma condição específica.

Algumas Doenças que afetam todos os cachorros:

Dicas e Cuidados

Os Bichons são cães ativos, mas se saem bem em apartamentos com exercícios e brincadeiras adequados. A pelagem do Cão Bichon Frisé pode ser um problema para pessoas que tem alergia. Isso é algo que você deve discutir com seu alergista, pois nem todos reagem da mesma maneira a um Bichon. Antes de se comprometer em comprar um Bichon – ou qualquer outro tipo de cachorro, passe um tempo na presença da raça, se tiver alergias.

Comece a acostumar seu Bichon a ser escovado e examinado quando ele for um filhote. Manuseie as patas com freqüência – os cães são sensíveis aos pés – e olhe dentro da boca. Faça da preparação uma experiência positiva, repleta de elogios e recompensas, e você estabelecerá as bases para exames veterinários fáceis e outras manobras quando ele for adulto.

  • Banhos

Esta é uma raça de alta manutenção. Você precisará reservar um tempo considerável para limpar esse cachorro. Você devera escová-lo pelo menos duas vezes por semana ou mais, e precisará dar banho sempre que ele se sujar, especialmente se ele mora com você dentro do apartamento. Cachorro Branco é igual a um sofá branco. Tosa devera acontecer no minimo a cada 2 meses.

bichon frise banho

  • Limpeza de Ouvido

Você deve verificar frequentemente as orelhas do seu Cão Bichon para garantir que elas estejam limpas. Se você notar um acúmulo de cera, vermelhidão ou odor desagradável, ou se seu cachorro estiver coçando as orelhas e balançando a cabeça, leve-o ao veterinário para ter certeza de que ele não tem uma infecção no ouvido.

  • Limpar os Olhos e Corpo em geral.

Manter o rosto de um Bichon limpo e aparado é importante para a saúde e para a aparência. Muco e secreção ocular tendem a se acumular no cabelo que cresce ao redor dos olhos, e podem ocorrer problemas oculares se você não limpar a área regularmente.

Lágrimas são comuns, como resultado de problemas oculares ou até alergias alimentares. Como Bichons é propenso a várias doenças oculares, é melhor que seu veterinário verifique seu cão se a mancha de lágrimas se tornar um problema. Os bichons são propensos a ductos lacrimais pequenos ou bloqueados, cílios que crescem em direção ao globo ocular ou pálpebras que se voltam para dentro e fazem com que os cílios se esfreguem contra os olhos. Seu veterinário será capaz de determinar se alguma dessas condições, ou qualquer outra coisa, está causando manchas de lágrimas.

Escove os dentes do seu Bichon pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que espreitam dentro dele.

Apare as unhas uma ou duas vezes por mês se o seu cão não as desgastar naturalmente para evitar lágrimas dolorosas e outros problemas.

Bichon Frisé Branco

O Bichon Frise é uma raça de pelo duplo, sempre branca, embora os filhotes possam ser creme ou amarelo pálido, com olhos pretos e nariz preto. Seus pescoços arqueados dão a eles uma aparência orgulhosa e confiante, enquanto suas caudas bem emplumadas se curvam graciosamente sobre as costas.

cao bichon frise filhotes

 

Curiosidades

  • Bichons não gostam de ficar sozinhos por longos períodos de tempo.
  • Os filhotes de Bichon Frise são pequenos e só devem ser manuseados por crianças sob supervisão de um adulto.
  • Bichons podem ser propensos a problemas de pele e alergias.