Cachorros de Caça

Poodle – Toy

O Poodle é uma raça muito popular no mundo inteiro e tem variações de tamanho, existem o poogle grande, poodle toy e o poodle médio. Não importa o tamanho, quem tem essa raça em casa sabe o quão importante ela é para a família.

História do Poodle

O cachorro Poodle é uma das raças mais antigas do mundo e foi desenvolvida para a caça de aves aquáticas. A maioria dos historiadores concorda que o Poodle originou-se na Alemanha, mas se desenvolveu em sua própria raça distinta na França. Essa origem se tornou uma disputa entre a França e Alemanha, os dois países lutaram pela paternidade da raça na sua história. De acordo com documentos, a origem do Poodle é alemã, mas a Federação Cinológica Internacional determinou a França como a nação criadora, já que algumas misturas da raça está o Barbet que é Francês e tem semelhança com o Poodle atual.

O Poodle é datado desde 1700 e o seu tamanho menor só foi reconhecido no século 20 mesmo que antigamente ele já existisse.

Muitos acreditam que a raça é o resultado de cruzamentos entre vários cães aquáticos da Europa, incluindo cães-d’água espanhóis, portugueses, franceses, alemães, húngaros e russos. Outros historiadores acham que um dos ancestrais do Poodle é o Barbet Norte Africano, que foi importado para a Península Ibérica. Depois disso, a raça chegou na Gália, onde foi usado para caçar.

Esta raça de cachorro é muito antiga e existem ilustrações de cachorros semelhantes ao Poodle em tumbas egípcias e romanas que datam dos primeiros séculos a.C. Os desenhos e estátuas mostram cães que se parecem muito com os Poodles modernos, trazendo redes de caça, interessante não?

poodle historia

Moeda Romana com cachorro parecido com o Poodle

Poodles Miniatura ou Toy, comecou a ser produzido em 1400 para encantar a burguesia parisiense, dizem fatos históricos. Os franceses usavam o Poodle Standard maior para caçar patos e o Poodle Miniatura de tamanho médio para farejar trufas na floresta alem de companhia para os mais ricos e alta classe. No Renascimento muitas pessoas de alta classe carregava seus Poodles de toy  nas mangas de suas roupas e assim receberam o apelido de “cães de manga”.

O Kennel Club na Inglaterra registrou seu primeiro Poodle em 1874, com o primeiro clube britânico de criadores de Poodle chegando ao local dois anos depois. Não se sabe ao certo quando o Poodles chegou aos EUA, mas o American Kennel Club registrou seu primeiro Poodle em 1886. O Poodle Club of America foi fundado em 1896, mas logo se desfez e os entusiastas do Poodle restabeleceram o clube em 1931.

Os poodles eram bastante raros nos EUA até depois da Segunda Guerra Mundial. Em meados da década de 1950, no entanto, o Poodle tornou-se a raça mais popular do país, cargo que ocupou por mais de 20 anos.

Temperamento da Raça Poodle

Embora os Poodles de hoje se pareçam com cachorros de companhia e colo, o Poodle precisa de trabalho e atividade já que este é um cachorro super dedicado, curioso e muito inteligente. Quando se trata de treinamento, este é um estudante mais nerd de todos os cachorro, o Poodle se destaca em esportes de alto desempenho, testes de obediência, agilidade e caça. Apesar da sua pelagem bem cuidada e cheio de laços e presilhas, o Poodle não é um cachorro cheio de frescuras, pelo contrario. Ele precisa de atenção, mas pode viver tranquilamente no quintal desde que os donos lhe deem trabalho para fazer.

O Poodle é classificado como o segundo cão mais inteligente do mundo, perdendo apenas para o Border Collie, isso faz com que ele tenha um adestramento fácil, é um cão obediente, ativo e temperamental. Ele não se dá muito bem com estranhos e prefere mais os adultos, quando se sente ameaçado ele late muito o que faz dele um bom cão alarme.

Poodle toy, micro mini ou Gigante?

poodle toy

Os cachorros poodle tem diversos tamanhos e essa foto acima ilustra bem todas as variações de tamanhos que você poderá encontrar para os cães da raça Poodle. De acordo com o tamanho existe também a chance do valor do cachorro aumentar. Poodle toys geralmente são mais caros do que os poodles de tamanho médio. Já os Poodles gigantes podem custar ate R$ 10.000 reais.

Saúde do Poodle

Os cuidados com a saúde do Poodle são mínimos, apenas os pelos que devem ser tosados no máximo a cada 3 meses. Na velhice os cães dessa raça podem apresentar catarata e doenças como a displasia coxofemural.  

Expectativa de vida: 12 a 15 anos. 

Curiosidades dos Poodle

A raça Poodle é famosa pelo mundo todo e teve o seu auge durante o século 20 como um cachorro de luxo, em 1787, o compositor “Beethoven” fez a composição intitulada “Elegia à Morte de um Poodle”, em homenagem a raça. Outros famosos e celebridades também são fãs da raça, Elvis Presley aparece na foto e no filme dos anos 90, Olha quem esta falando Agora.

O nome inglês poodle é derivado da palavra alemã pudel, ou pudelin, que significa espirrar na água. Na França, os Poodles são chamados Caniche, um nome derivado de chien canard, que significa cachorro-pato.

A pelagem que a raça tem uma finalidade prática para a caca na água. Antigamente eles cortaram os pelos na parte das articulações para o cachorro se movimentar melhor dentro da água, enquanto a pelagem mais longa protegia esse cachorro da água fria.

Ciganos e os viajantes descobriram que o cachorro poodle se destacava como cachorro de circo. Eles treinaram Poodles para fazer truques, vestindo fantasias e esculpindo nos seus pelos em formas engraçadas.

Videos do Cachorro Poodle

Raças parecidas com o Poodle

Conheça os nossos Filhotes:

 

Deixe um comentário, suas ideias são importantes para Pet Caramelo.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.