O Poodle é uma raça muito popular no mundo inteiro e tem variações de tamanho, existem o poodle grande, poodle toy e o poodle médio. Não importa o tamanho, quem tem essa raça em casa sabe o quão importante ela é para a família.
O que você deseja saber?
Historia e Origem
O cachorro Poodle é uma das raças mais antigas do mundo e foi desenvolvida para a caça de aves aquáticas. A maioria dos historiadores concorda que o Poodle originou-se na Alemanha, mas se desenvolveu em sua própria raça distinta na França.
Essa origem se tornou uma disputa entre a França e Alemanha, os dois países lutaram pela paternidade da raça na sua história. De acordo com documentos, a origem do Poodle é alemã, mas a Federação Cinológica Internacional determinou a França como a nação criadora, já que algumas misturas da raça está o Barbet que é Francês e tem semelhança com o Poodle atual.

Moeda Romana com cachorro parecido com o Poodle
O Poodle é datado desde 1700 e o seu tamanho menor só foi reconhecido no século 20 mesmo que antigamente ele já existisse.
Muitos acreditam que a raça é o resultado de cruzamentos entre vários cães aquáticos da Europa, incluindo cães-d’água espanhóis, portugueses, franceses, alemães, húngaros e russos. Outros historiadores acham que um dos ancestrais do Poodle é o Barbet Norte Africano, que foi importado para a Península Ibérica. Depois disso, a raça chegou na Gália, onde foi usado para caçar.
Esta raça de cachorro é muito antiga e existem ilustrações de cachorros semelhantes ao Poodle em tumbas egípcias e romanas que datam dos primeiros séculos a.C. Os desenhos e estátuas mostram cães que se parecem muito com os Poodles modernos, trazendo redes de caça, interessante não?
Poodles Miniatura ou Toy, começou a ser produzido em 1.400 para encantar a burguesia parisiense, dizem fatos históricos. Os franceses usavam o Poodle Standard maior para caçar patos e o Poodle Miniatura de tamanho médio para farejar trufas na floresta alem de companhia para os mais ricos e alta classe. No Renascimento muitas pessoas de alta classe carregava seus Poodles de toy nas mangas de suas roupas e assim receberam o apelido de “cães de manga”.
O Kennel Club na Inglaterra registrou seu primeiro Poodle em 1874, com o primeiro clube britânico de criadores de Poodle chegando ao local dois anos depois. Não se sabe ao certo quando o Poodles chegou aos EUA, mas o American Kennel Club registrou seu primeiro Poodle em 1886. O Poodle Club of America foi fundado em 1896, mas logo se desfez e os entusiastas do Poodle restabeleceram o clube em 1931.
Os poodles eram bastante raros nos EUA até depois da Segunda Guerra Mundial. Em meados da década de 1950, no entanto, o Poodle tornou-se a raça mais popular do país, cargo que ocupou por mais de 20 anos.
Temperamento da Raça Poodle
Embora os Poodles de hoje se pareçam com cachorros de companhia e colo, o Poodle precisa de trabalho e atividade já que este é um cachorro super dedicado, curioso e muito inteligente. Quando se trata de treinamento, este é um estudante mais nerd de todos os cachorro, o Poodle se destaca em esportes de alto desempenho, testes de obediência, agilidade e caça.
Apesar da sua pelagem bem cuidada e cheio de laços e presilhas, o Poodle não é um cachorro cheio de frescuras, pelo contrario. Ele precisa de atenção, mas pode viver tranquilamente no quintal desde que os donos lhe deem trabalho para fazer.
O Poodle é classificado como o segundo cão mais inteligente do mundo, perdendo apenas para o Border Collie, isso faz com que ele tenha um adestramento fácil, é um cão obediente, ativo e temperamental. Ele não se dá muito bem com estranhos e prefere mais os adultos, quando se sente ameaçado ele late muito o que faz dele um bom cão alarme.
Poodle toy, micro mini ou Gigante?
Os cachorros poodle tem diversos tamanhos e essa foto acima ilustra bem todas as variações de tamanhos que você poderá encontrar para os cães da raça Poodle. De acordo com o tamanho existe também a chance do valor do cachorro aumentar. Poodle toys geralmente são mais caros do que os poodles de tamanho médio. Já os Poodles gigantes podem custar ate R$ 10.000 reais.
Saúde
Os cuidados com a saúde do Poodle são mínimos, apenas os pelos que devem ser tosados no máximo a cada 3 meses. Na velhice os cães dessa raça podem apresentar catarata e doenças como a displasia coxofemural.
Expectativa de vida: 12 a 15 anos
Todos os cachorros estão predispostos e podem ser afetados por qualquer tipo de doença. Separamos 5 links que você pode ficar interessado para se precaver caso seu animal de estimação apareça com algum desses sintomas.
Tipos de Doenças que podem afetar o Poodle:
- Tipos de Tumor
- Displasia Coxofemural
- Verme em Cães
- Tumor em Cachorros
- Febre do Carrapato
- Parvovirose Canina
Curiosidades
A raça Poodle é famosa pelo mundo todo e teve o seu auge durante o século 20 como um cachorro de luxo, em 1787, o compositor “Beethoven” fez a composição intitulada “Elegia à Morte de um Poodle”, em homenagem a raça. Outros famosos e celebridades também são fãs da raça, Elvis Presley aparece na foto e no filme dos anos 90, Olha quem esta falando Agora.
O nome inglês poodle é derivado da palavra alemã pudel, ou pudelin, que significa espirrar na água. Na França, os Poodles são chamados Caniche, um nome derivado de chien canard, que significa cachorro-pato.
A pelagem que a raça tem uma finalidade prática para a caca na água. Antigamente eles cortaram os pelos na parte das articulações para o cachorro se movimentar melhor dentro da água, enquanto a pelagem mais longa protegia esse cachorro da água fria.
Ciganos e os viajantes descobriram que o cachorro poodle se destacava como cachorro de circo. Eles treinaram Poodles para fazer truques, vestindo fantasias e esculpindo nos seus pelos em formas engraçadas.



Categorias:Raças de Cachorros
Adotei minha poodle n* 2 5kg que deve ser toy. Ela é temperamental já me machucou com mordida no braço acho que para reclamar de dor no ouvido. Ela tem otite crônica. Ela não é muito sociável nem carinhosa. Agora com 14 anos já está cega e ouve pouco. Contudo ela está sempre perto de mim. Vou iniciar tratamento para o coraçãozinho dela. Respeito o espaço dela.As vezes vou fazer carinho e ela rosna e as vezes da uma mordidinha. Adoraria que ela fosse mais carinhosa mas a amo e aceito.
Estamos juntas há 13 anos.Agora ela só quer comer raçao liquida e quer 2 por dia. Espero que não faça mal.