Cachorros de Caça

Poodle – Toy

Cachorro Poodle

cachorro poodle

O Poodle é uma raça muito popular no mundo inteiro e tem variações de tamanho, existem o poodle grande, poodle toy e o poodle médio. Não importa o tamanho, quem tem essa raça em casa sabe o quão importante ela é para a família.

Poodle Cachorro e Historia

O cachorro Poodle é uma das raças mais antigas do mundo e foi desenvolvida para a caça de aves aquáticas. A maioria dos historiadores concorda que o Poodle originou-se na Alemanha, mas se desenvolveu em sua própria raça distinta na França. Essa origem se tornou uma disputa entre a França e Alemanha, os dois países lutaram pela paternidade da raça na sua história. De acordo com documentos, a origem do Poodle é alemã, mas a Federação Cinológica Internacional determinou a França como a nação criadora, já que algumas misturas da raça está o Barbet que é Francês e tem semelhança com o Poodle atual.

O Poodle é datado desde 1700 e o seu tamanho menor só foi reconhecido no século 20 mesmo que antigamente ele já existisse.

Muitos acreditam que a raça é o resultado de cruzamentos entre vários cães aquáticos da Europa, incluindo cães-d’água espanhóis, portugueses, franceses, alemães, húngaros e russos. Outros historiadores acham que um dos ancestrais do Poodle é o Barbet Norte Africano, que foi importado para a Península Ibérica. Depois disso, a raça chegou na Gália, onde foi usado para caçar.

Esta raça de cachorro é muito antiga e existem ilustrações de cachorros semelhantes ao Poodle em tumbas egípcias e romanas que datam dos primeiros séculos a.C. Os desenhos e estátuas mostram cães que se parecem muito com os Poodles modernos, trazendo redes de caça, interessante não?

poodle historia

Moeda Romana com cachorro parecido com o Poodle

Poodles Miniatura ou Toy, começou a ser produzido em 1400 para encantar a burguesia parisiense, dizem fatos históricos. Os franceses usavam o Poodle Standard maior para caçar patos e o Poodle Miniatura de tamanho médio para farejar trufas na floresta alem de companhia para os mais ricos e alta classe. No Renascimento muitas pessoas de alta classe carregava seus Poodles de toy  nas mangas de suas roupas e assim receberam o apelido de “cães de manga”.

O Kennel Club na Inglaterra registrou seu primeiro Poodle em 1874, com o primeiro clube britânico de criadores de Poodle chegando ao local dois anos depois. Não se sabe ao certo quando o Poodles chegou aos EUA, mas o American Kennel Club registrou seu primeiro Poodle em 1886. O Poodle Club of America foi fundado em 1896, mas logo se desfez e os entusiastas do Poodle restabeleceram o clube em 1931.

Os poodles eram bastante raros nos EUA até depois da Segunda Guerra Mundial. Em meados da década de 1950, no entanto, o Poodle tornou-se a raça mais popular do país, cargo que ocupou por mais de 20 anos.

Temperamento da Raça Poodle

Embora os Poodles de hoje se pareçam com cachorros de companhia e colo, o Poodle precisa de trabalho e atividade já que este é um cachorro super dedicado, curioso e muito inteligente. Quando se trata de treinamento, este é um estudante mais nerd de todos os cachorro, o Poodle se destaca em esportes de alto desempenho, testes de obediência, agilidade e caça. Apesar da sua pelagem bem cuidada e cheio de laços e presilhas, o Poodle não é um cachorro cheio de frescuras, pelo contrario. Ele precisa de atenção, mas pode viver tranquilamente no quintal desde que os donos lhe deem trabalho para fazer.

O Poodle é classificado como o segundo cão mais inteligente do mundo, perdendo apenas para o Border Collie, isso faz com que ele tenha um adestramento fácil, é um cão obediente, ativo e temperamental. Ele não se dá muito bem com estranhos e prefere mais os adultos, quando se sente ameaçado ele late muito o que faz dele um bom cão alarme.

Poodle toy, micro mini ou Gigante?

poodle toy

Os cachorros poodle tem diversos tamanhos e essa foto acima ilustra bem todas as variações de tamanhos que você poderá encontrar para os cães da raça Poodle. De acordo com o tamanho existe também a chance do valor do cachorro aumentar. Poodle toys geralmente são mais caros do que os poodles de tamanho médio. Já os Poodles gigantes podem custar ate R$ 10.000 reais.

Saúde do Poodle

Os cuidados com a saúde do Poodle são mínimos, apenas os pelos que devem ser tosados no máximo a cada 3 meses. Na velhice os cães dessa raça podem apresentar catarata e doenças como a displasia coxofemural.  

Expectativa de vida: 12 a 15 anos. 

Perguntas Sobre o Poodle:

O Cachorro Poodle pode viver em apartamento?

O Cachorro Poodle costuma latir, isso pode incomodar bastante seus vizinhos. Esse cachorro pode sim viver em apartamentos alias ele é ideal.

O Poodle se da bem com as crianças?

Excelente cachorro para as crianças. É muito dócil e adora brincadeiras.

O Poodle pode ficar sozinho em casa?

Seu cachorro Poodle não vai gostar de ficar muito tempo sozinho. Ele pode latir e destruir objetos caso não esteja recebendo muita atenção.

Cachorros Poodle latem muito?

Sim, latem quando existe algo diferente ou para pessoas que ele não conhece. Dica, caso seu poodle esteja latindo demais, use um borrifador e sempre que ele latir espirre na face dele, ele vai associar isso a uma punição e provavelmente vai parar de latir.

Cães Poodle soltam muitos pelos?

Sim, frequentemente o Poodle vai soltar pelos, para que isso diminua use ração de qualidade para alimentar o seu cachorro e a tosa é recomendada a cada 3 meses.

Curiosidades dos Poodle

cachorro poodleA raça Poodle é famosa pelo mundo todo e teve o seu auge durante o século 20 como um cachorro de luxo, em 1787, o compositor “Beethoven” fez a composição intitulada “Elegia à Morte de um Poodle”, em homenagem a raça. Outros famosos e celebridades também são fãs da raça, Elvis Presley aparece na foto e no filme dos anos 90, Olha quem esta falando Agora.

O nome inglês poodle é derivado da palavra alemã pudel, ou pudelin, que significa espirrar na água. Na França, os Poodles são chamados Caniche, um nome derivado de chien canard, que significa cachorro-pato.

A pelagem que a raça tem uma finalidade prática para a caca na água. Antigamente eles cortaram os pelos na parte das articulações para o cachorro se movimentar melhor dentro da água, enquanto a pelagem mais longa protegia esse cachorro da água fria.

Ciganos e os viajantes descobriram que o cachorro poodle se destacava como cachorro de circo. Eles treinaram Poodles para fazer truques, vestindo fantasias e esculpindo nos seus pelos em formas engraçadas.

Videos do Cachorro Poodle

Raças parecidas com o Poodle

Conheça os nossos Filhotes:

 

Deixe um comentário, suas ideias são importantes para Pet Caramelo.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.