Cachorros de Caça

Cachorro Basset Hound

Quem quiser um companheiro brincalhão e muitas vezes temperamental precisa conhecer a raça Basset Hound. Digamos que o Basset é o “boa praça” das raças e não quer ser inimigo de ninguém.

tudo sobre o cachorro basset hound

Historia do Cachorro Basset Hound

O nosso “Topo Gigio” dos cães, o Basset Hound, é de origem francesa e aparece em um texto do século 16 sobre a caça ao texugo, pra quem não conhece o texugo ele é um roedor médio da família dos gambás.

A história do Basset Hound começa a se firmar após a Revolução Francesa, quando alguns cidadãos franceses retomaram a prática da caça de coelhos e lebres e precisavam de um cachorro com um excelente faro e uma boa estrutura óssea.

Como o Basset Hound não consegue atingir altas velocidades, ele ficava distante da sua presa, o que ajudava os caçadores na hora de dar o tiro na caça sem ferir o animal.

O Basset surgiu do cruzamento com: Basset Normando + Bloodhounds, até aparecer o Basset Artesiano Normando. Eles se popularizaram em 1900 e a sua expressão engraçada garantiu filmes, publicidade, desenhos animados, é obviamente o lar de muitas famílias.

Os bassets entraram na cultura pop nos anos 1960 com sua aparição na campanha publicitária dos sapatos Hush Puppy e a estréia da tira em quadrinhos de Fred Basset, que ainda corre hoje. O Basset Hound está atualmente em 28º lugar entre as 155 raças e variedades registradas pelo AKC, um testemunho de sua duradoura popularidade.

Ele exibiu pela primeira vez um Basset em um show inglês de cães em 1875, mas não foi até que ele ajudou a fazer uma grande entrada para o show de Wolverhampton em 1880 que o público começou a tomar nota da raça. Alguns anos depois, a raça se tornou ainda mais popular quando Alexandra, a princesa de Gales, manteve Basset Hounds nos canis reais. Em 1882, o Kennel Club na Inglaterra aceitou a raça, e em 1884, o English Basset Hound Club foi formado. Somente em 1916 que o AKC reconheceu formalmente a raça.

basset hound famosoO ano de 1928 foi um ponto de virada para o Basset Hound na América d Norte.

Naquele ano, a revista Time apresentou um Basset Hound na capa e publicou uma história sobre o show anual do Westminster Kennel Club Dog Show no Madison Square Garden, escrito como se fosse através dos olhos de um filhote de Basset Hound.

O encanto do Basset Hound foi descoberto e, a partir daí, o Basset Hound começou a ganhar popularidade.  Data da publicação da revista foi de 27 de fevereiro de 1928.

Temperamento da Raça Basset Hound

Muito bem humorado, é uma raça fácil de conviver, se dá bem com outros animais e adora as crianças. É um cachorro calmo, mas tem tendência a engordar e por esse motivo os exercícios e caminhadas com o seu dono ou um “dog walker” são essenciais.

O Basset Hound costuma ser teimoso, mas com um adestramento simples ele apreende, já que é um cão extremamente inteligente. Com sua personalidade impressionante e baixa estatura, o cachorro Basset é um popular companheiro de família, bem como um cão de caça lento mas experiente.

Esse nome “Basset” vem da palavra francesa bas, que significa baixo, seus ossos são pesados ​​e eles são musculosos, eles geralmente pesam 13 até 20 quilos. Normalmente não são mais de 14 centímetros de altura do ombro, na realidade, eles são grandes cães de pernas curtas.

filhote basset hound

Sua aparência de pernas curtas é o resultado de uma forma de nanismo chamada acondroplasia e apesar de seu tamanho grande, o Basset acredita que ele é um cachorro de colo e fará de tudo para deitar no seu.

Basset Hound tem um faro muito poderoso, o que significa que eles foram criados para caçar, seguindo o cheiro de suas presas. A pelagem do Basset Hound tem uma textura rígida, que são relativamente fáceis de cuidar, não é preciso de tosa e banhos semanais deixam o seu Basset limpo, dependendo é claro do nível de atividade que ele tem.

A maioria deles vem no padrão tricolor; de preto, bege e branco, mas eles também podem ser o que é conhecido como vermelho e branco (manchas vermelhas na parte branca dos pelos. Ocasionalmente, você pode ver um Basset cinza (também chamado de azul), mas essa cor é considerada indesejável, pois acredita-se que esteja associada a problemas genéticos.

basset hound branco e vermelho

O Basset Hound tem uma cabeça arredondada com um focinho comprido e muita pele solta no rosto, que está fortemente enrugada sobre a testa quando o cão está farejando.

A pele solta também faz com que os Bassets tenham uma aparência triste, o que contribui para o seu charme.

Originalmente eles foram criados para serem cães de caça e muitas das características dos Basset Hounds têm um propósito.

 

Por exemplo: Suas orelhas longas e baixas arrastam o chão e captam aromas, enquanto a pele em torno de suas cabeças forma rugas que capturam ainda mais o cheiro do que estão rastreando.

Suas pernas curtas servem para que eles se movem mais lentamente do que os cães de pernas longas, o que torna mais fácil para os caçadores a pé segui-los. Suas caudas são longas e estão em pé com uma ponta branca no final, o que torna fácil para os caçadores verem quando os cães estão em grama alta durante a caçada. Basset Hounds também tem patas maciças e os pés da frente virados para fora ligeiramente para equilibrar a largura dos ombros.

Caso o seu Basset Hounds more dentro de casa, seu comportamento sera calmo e bastante preguiçoso. Eles são leais aos seus donos e têm uma disposição amigável. Como no passado eles foram criados como cães de carga, eles gostam de estar com a família e também se dão bem com outros animais de estimação. Os bassets nao gostam de ficar sozinhos por longos períodos de tempo e podem se tornar destrutivos e uivar. Seu latido é alto e pode incomodar os vizinhos.

Os Basset Hounds são comem bastante e morando dentro de casa, eles podem ganhar peso e rapidamente se tornarem obesos, o que pode causar problemas nas costas e nas pernas. Sendo o dono de cachorros dessa raça é importante exercícios regulares. A boa noticia é que os Bassets têm muita resistência, ele é o parceiro ideal para longas caminhadas.

Quando você está passeando seu Basset, esteja ciente de que ele gosta de farejar. Se ele sentir um cheiro diferente ele vai querer ir atras, sem coleira ele pode atravessar a rua seguindo o cheiro, o que pode ser perigoso.

A paciência é definitivamente uma virtude quando se trata de treinar um Basset. A menos que você possa persuadi-lo de que é algo que ele quer fazer, ele pode ser teimoso e difícil de treinar. Muitos Basset Hounds obedecerão aos comandos quando receberem comida. Pulso firme e muito treino para fazer esse bonitão te obedecer.

Housetraining a Basset é um desafio também, mas com paciência e persistência, você pode treinar e treinar seu Basset. Apenas certifique-se de usar métodos de treinamento suaves e positivos. Basset Hounds é emocionalmente sensível e vai desligar se for tratado de forma grosseira.

Basset Hounds tem vozes únicas. Eles geralmente uivam (às vezes chamados de baía) em vez de latir. Eles também têm um gemido único e murmurante que eles usam quando querem atenção ou estão implorando por comida. Graças a suas expressões deliciosamente implorando, eles são frequentemente bem sucedidos em ganhar mimos de comida chinesa, pizza, batatas fritas e outros alimentos saborosos.

Basset bem-educados são cães temperados, relaxados e geralmente felizes. Eles são muito gentis com as crianças e outros animais de estimação. Seus maiores defeitos são a tendência de babar e uivar quando sozinhos ou soar um alarme. Se você pode tolerar suas idiossincrasias, o Basset ca

Saúde do Basset Hound

Tem tendência a engordar e por esse motivo os exercícios e caminhadas são essenciais. A obesidade contribui para as doenças na coluna que são comuns. É importante sempre observar as orelhas que por serem muito grandes pode ser um ótimo abrigo para ácaros e outras doenças de pele e ouvido.

Expectativa de vida: 8 – 12 anos

Curiosidades do Basset Hound

O Basset Hound tem uma aparência engraçada e é um grande colaborador de comerciais para produtos caninos. O cão também está presente no mundo dos cartoons, o Basset Hound aparece no desenho animado do Pica-Pau, criado por Walter Lantz, como Alfinho; um cãozinho muito esperto que fala e adora farejar confusões.

Além disso, o Basset também aparece no filme O Cão e a Raposa. No desenho, Toby é o adorável cachorro que pertence ao fazendeiro e também era melhor amigo da raposa órfã Dodô. Mas, a amizade esfria e ele se torna inimigo da raposa.

Videos do Cachorro Basset Hound

Raças parecidas com o Basset Hound

Conheça os nossos Filhotes:

 

2 respostas »

Deixe um comentário, suas ideias são importantes para Pet Caramelo.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.