Otite é um doença muito comum em cachorros de todo mundo, por isso dedicamos esse post para todos os amantes dos animais que vão enfrentar esse problema. A otite externa é uma inflamação do canal auditivo externo.
A otite média, é uma inflamação do ouvido médio, ou seja, essa inflamação é mais perigosa pois esta mais perto ou ouvido. A otite externa é mais comum e geralmente acontece quando ha alteração no canal auditivo que faz com que as glândulas que alinham o canal aumentem e produzam cera excessiva.
Gradualmente a pele do ouvido produz um tecido fibroso e o canal auditivo se estreita. A otite externa causa, coceira e vermelhidão e dor, e quando a inflamação é muito grande, pode resultar em otite média. A otite média normalmente ocorre como uma extensão da otite externa, podendo quebrar a membrana do tímpano do seu cachorro.
Otite externa e otite média afetam cachorros e gatos de qualquer idade, cachorros de orelhas longas, como cachorros o Pastor Alemão e o Basset Hound, são mais suscetíveis.
Sintomas da Otite Canina
Os sintomas mais comuns de otite externa e otite média são dor, mau cheiro e coceira, vermelhidão e inchaço no canal auditivo.

Causas da Otite Canina
Fatores que podem contribuir para o aparecimento da Otite são:
-
Infecções bacterianas
-
infecções causadas por espécies de fungos
-
Mudanças progressivas no ambiente do canal auditivo externo.
-
A umidade excessiva causada pela natação
-
Limpeza inadequada das orelhas também pode levar a otite externa e otite média.
Diagnóstico da Otite Canina
Seu Veterinário pode raspar a pele das abas da orelha do seu cachorro para testar parasitas e biópsias de pele para verificar a possibilidade de Otite, raio-x. Para maior precisão poderá fazer um exame com microscópio para verificar os tipos de bactéria e recomendar o melhor tratamento.
Otite Canina Remédio
Remédios para o tratamento da Otite canina devem ser receitados pelo seu veterinário, quando o meu cachorro estava em tratamento contra otite eu utilizei o Remédio Otomax, mas eu aconselho você conversar com seu veterinário.
Veja também:
Categorias:Meu Dog, Saúde de Cachorro
4 respostas »