A sarna de ouvido é perceptível pela quantidade de cera que o seu animal começa a produzir, em casos mais graves, a cera começa a ficar abundante na parte externa da orelha, e o seu animal começa a coçar até se machucar.
Como descobrir se o meu cachorro está com a Sarna Otodécica?
Para detectar a sarna de ouvido, você pode enrolar um papel higiênico no seu dedo mindinho e limpar com cuidado a parte interna da orelha. “Cuidado com o ouvido”, faça isso com com delicadeza limpando apenas a parte onde você consiga enxergar. Se a cera do ouvido do seu animal estiver abundante já é um possível indício da doença.
Quando fizer a limpeza observe se na cera retirada existem pontos brancos, eles são bem pequenos e se movimentam lentamente, se eles estiverem por lá, eu te apresento o “Ácaro de Orelha”, esse pontinho branco é um aracnídeo que come a cera do seu animal. Por esse motivo ele produz mais cera e coça as orelhas em demasia.
Como curar a sarna de ouvido?
Recomendamos que você leve o seu animal a um veterinário para que você tenha 100% de certeza se é mesmo essa doença, caso você queria arriscar, recomendamos o OTOMAX que é indicado para o tratamento de otite externa aguda e crônica de cães, resultante de infecções por fungos e bactérias sensíveis ao clotrimazol e à gentamicina. Basta pingar 5 gotas em cada ouvido de 8 em 8 horas que provavelmente seu animal ficará bom em breve.
Lembre-se: RECOMENDAMOS UM VETERINÁRIO.
Mesmo depois de terminar o tratamento, o animal pode se contaminar se tiver contato com outros animais infectados, por isso se você possui outros animais, recomendamos que você trate todos os seus entes queridos.
O ouvido saudável não apresenta o cerúmen (cera), ou um cheiro desagradável.
Ler e Compartilhar:
Cachorro pode tomar chá de boldo?