Cachorros de Caça

Fox Paulistinha | Terrier Brasileiro

Cachorro Fox Paulistinha

O Fox Paulistinha é nosso, 100% brasileiro cheio de energia e ginga que somente nós aqui do Brasil temos. Digo isso porque o Fox Paulistinha pula como nenhum outro e tem uma curiosidade muito parecida com seus descendentes. Excelente raça de companhia e caça.

fox paulistinha cachorro

História do Fox Paulistinha

Existem relatos de que o Fox Paulistinha deu-se do cruzamento entre o Fox Terrier de pelo liso e o famoso Jack Russel, alias fica difícil na hora de comprar um Fox Paulistinha de um Jack Russel.

Esse belíssimo cachorro tem muito a ver com o crescimento da cidade de São Paulo durante o século 20, pois ele cresceu junto com a cidade e ajudou muitas famílias do interior de SP  nas fazendas como cão de caça e companhia, existe uma série de boatos de que estudantes foram a Europa e voltaram com Jack Russel e esses cruzaram com outros cães e surgiu o Fox Paulistinha.

Quanto a origem verdadeira não ha provas, fato é que o Fox Paulistinha foi reconhecido pela FCI em 2006, antes disso ele não era reconhecido como cão de raça, existem vários processos e regulamentações para que isso aconteça. O nome que ele é conhecido la fora é, Terrier Brasileiro ou se preferir, Brazilian Terrier… Chic né?

Temperamento da Raça Fox Paulistinha

Tudo que é “Terrier”, tem muita energia, portanto é um cachorro que precisa brincar bastante, passear e não ficar em espaços pequenos, não é um cão ideal para apartamentos, desde que você adestre ele com precisão.

É um cachorro muito inteligente, temperamental, sempre alerta e vai proteger a sua casa não importa o motivo. São cães valentes e muito territoriais, por esse motivo eles podem não se dar bem com outros animais. Com os  humanos são ótimos companheiros e tem preferencia pelos adultos.

O temperamento do Fox Paulistinha ou Terrier brasileiro é muito parecido com o Jack Russell Terrier. Eles são muito alegres, alertas, inteligentes e brincalhões. Cachorros com o Fox Paulistinha adoram brincar vão fazer isso sempre que puderem. Eles gostam de latir e cavar e fazer a guarda, eles são ótimos cães de guarda para alertar os donos se algo estiver estranho.

São ótimos caçadores e excelentes em rastrear e despachar os ratos e pequenos animal indesejáveis que podem rondam a sua casa ou apartamento ou fazendas rurais brasileiras.

As crianças precisam aprender a lidar com o Fox Paulistinha, pois ele não terá muita paciência com crianças que possam machuca-lo acidentalmente, por esse motivo fique atento se tiver crianças menores que 5 anos ao redor do seu Terrier Brasileiro.

Cachorros dessa raça precisam de treinamento firme para evitar problemas comportamentais, o Terrier Brasileiro precisa de regras e você deve ensina-lo com biscoitos para cachorros sempre que ele atender de forma correta uma solicitação sua.

Cachorros dessa raça adoram correr, nada e explorar, tome cuidado quando você estiver passeando com o Fox Paulistinha sem a guia porque ele pode muito bem ir atras de qualquer animal ou bicho que lhe tenha chamado a atenção.

Fique atento se caso o seu Fox Paulistinha more em alguma casa com quintal, pois se ele se dedicar a tentar escapar, ele provavelmente vai fazer, os terriers são mestres na hora de fugir de algum lugar seja escalando ou cavando.

Saúde do Fox Paulistinha

O Fox Paulistinha tem uma excelente saúde e ele não possui tendências a doenças graves, na velhice ele pode apresentar surdez e a catarata que diminuí a sua capacidade visual.

O Cachorro Fox Paulistinha tem pelos curtos e fáceis de cuidar e precisam apenas de uma escovação ou banhos semanais, se esse cachorro for fora de casa, no quintal, ele provavelmente ira se sujar mais do que o normal. Outros cuidados que você deve ter é o corte das unhas e a escovação dos dentes. Verifique as orelhas semanalmente e limpe-as conforme necessário para evitar infecções de ouvido.

Expectativa de vida: 12 – 15 anos

Fox Paulistinha ou Terrier Brasileiro?

filhotes de fox paulistinha

O nome oficial do Fox Paulistinha é Fox Terrier Brasileiro, mas por um motivo desconhecido o nome Fox Paulistinha ganhou força na década de 80 e 90. Grande parte dos Fox terriers brasileiros estavam mais concentrados no interior do Estado de São Paulo, daí vem o motivo para “Paulistinha”. No Rio grande do Sul essa raça é conhecida com Fox e em Minas Gerais focinho. O nome do seu Fox Paulistinha no pedigree deverá constar, Fox Terrier Brasileiro.

Curiosidades do Fox Paulistinha

O Fox Paulistinha tem mais dois primos Brasileiros são eles:

Videos do Cachorro Fox Paulistinha

Raças parecidas com o Fox Paulistinha

Conheça os nossos Filhotes:

1 resposta »

Deixe um comentário, suas ideias são importantes para Pet Caramelo.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.