Cachorros de Caça

Fila Brasileiro

Cachorro Fila 

O ser vivo brasileiro mais fiel que existe… O Fila Brasileiro tem essa característica peculiar, é uma raça muito dedicada aos donos, existe até um ditado que diz: “fiel como um fila”. Vamos conhecer a história dessa raça.

fila brasileiro cachorro

Fila Brasileiro – História 

O Fila Brasileiro está totalmente ligado a história da colonização do Brasil e na minha opinião deveria ter uma estátua dele junto com os bandeirantes, já que esse fiel escudeiro ajudou na conquista do território brasileiro, caçando cobras, onças e outros animais perigosos.

A sua origem vem da mistura com o Mastiff Inglês, os Bloodhounds possivelmente o Buldogue. Sua ascendência pode ser vista não apenas no Mastiff, mas também no Mastiff tibetano, no São Bernardo, no Rottweiler e no Dogue de Bordeaux.

O Fila Brasileiro foi reconhecido em 1940 e cresceu por todo o território brasileiro, a sua maior popularidade foram nas décadas de 1970 e 1980. 

Fila Brasileiro – Temperamento da Raça

O Fila Brasileiro é muito corajoso e não tem medo de tiro e nem de bomba, é ideal para as tropas de choque e para o exército já que a sua característica forte como cão de guarda se sobre sai diante de outras qualidades.

É dono de um faro muito apurado sendo utilizado também para farejar drogas. Apesar de parecer um cão agressivo, o Fila Brasileiro é tolerante com crianças e é fácil de ser adestrado, ao mesmo tempo é desconfiado com estranhos.

Ele é um feroz protetor de sua família e da sua propriedade. Não espere que ele seja amigável com pessoas que ele não conhece ou vê com frequência, incluindo os companheiros de brincadeira do seu filho.

mastiff brasileiro

O Fila é altamente ativo e precisa de um trabalho, desde andar na coleira até atividades diárias de treinamento. Ele não ficará satisfeito se não gastar energia. Muito cuidado com outros animais, especialmente dos vizinhos, por ser um caçador muito bom, ele pode facilmente pular cercas e muros e atacar gatos e outros pets da vizinhança.

Comece a treinar seu filhote de cachorro Fila desde o dia em que você o levar para casa. Mesmo com oito semanas de idade, ele é capaz de absorver tudo o que você pode ensinar, o Fila Brasileiro é um cachorro muito inteligente.

Não espere que ele tenha 6 meses para começar a treina-lo ou você terá um cão mais teimoso. Se possível, leve-o para parques com outros cachorros desde pequeno para socializar o seu fila.

Raças de Cachorros Fila – Saúde 

A saúde do Fila Brasileiro não é das melhores por ele ser um cachorro muito grande, no mais é uma raça rústica e saudável já que a sua criação adquiriu genes de resistência e força.

O Cachorro Fila tem pelos curtos e fáceis de cuidar e precisam apenas de uma escovação ou banhos semanais, se esse cachorro for criado em fazendas, ele provavelmente ira se sujar mais do que o normal. Outros cuidados que você deve ter é o corte das unhas e a escovação dos dentes. Verifique as orelhas semanalmente e limpe-as conforme necessário para evitar infecções de ouvido.

Expectativa de vida: 8 – 10 anos

Raças de Cachorros Fila – Curiosidades 

O Fila Brasileiro também atende pelos nomes Mastiff Brasileiro ou Molosso Brasileiro.

O Fila Brasileiro tem mais dois primos Brasileiros são eles:

Videos do Cachorro Fila Brasileiro

Raças parecidas com o Fila Brasileiro:

Conheça os nossos Filhotes:

6 respostas »

Deixe um comentário, suas ideias são importantes para Pet Caramelo.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.