Querido e simpático, boa praça dos cães pastores tem o nome Australiano mas se originou nos EUA, vamos dizer que é o mesmo caso do restaurante “Outback”, a rede é Americana mas tem a “cara” da Austrália. O pastor Australiano nasceu na cidade de São Francisco e ajudou muito no trabalho de pastorear bois e ovelhas. Outro cachorro que é realmente Australiano é o Boiadeiro Australiano ou Cattle Dog.
Cão Pastor Australiano – História
O Pastor Australiano é conhecido como Aussie, esse apelido bonito tomou fama quando esse cachorro foi usado para cuidar do gado nos Estados Unidos, muitos australianos que ocuparam a região trabalhando acabaram criando a raça que por séculos acabou acidentalmente recebendo esse nome. Já pensou se o Fila Brasileiro se chama-se Fila Argentino, aí não dá né.
O pastor Australiano é muito confundido com o Border Collie, é durante a importação de ovelhas da Austrália para os EUA, Border Collies vieram juntos e cruzaram com cachorros locais, assim se deu a forma e nome do Pastor Australiano que conhecemos hoje.
A raça cresceu muito depois da Segunda Guerra mundial e nos EUA esse cachorro foi muito usado em exposições de cães, shows com cavalos e rodeio, geralmente o pastor Australiano esta acompanhado de um Cowboy americano, inúmeras fotos e eventos de rodeio.
Mesmo com toda a popularidade na mídia Americana, o AKC só reconheceu a raça em 1993.
Temperamento
Descendente do cachorro mais inteligente do mundo, o Border Collie, o Pastor Australiano não perde nenhum pouco quando tem que trabalhar com o gado de bois e ovelhas, esse cachorro tem que ser testado o tempo todo, ele vai ser muito mais feliz se tiver algo para fazer, brincar, trabalhar, pular, ou seja, esse cachorro não é aconselhado para morar em apartamento.
Caso você não gaste a energia desse amado cachorro ele pode se tornar destrutivo, se você não tem muito tempo para se dedicar ao seu cachorro, o Aussie infelizmente não é a raça ideal para você. De tão inteligente que é o Pastor Australiano pode ser usado para ajudar o homem como cão guia, cão de ajuda, cão policial e trabalhos de busca e resgate.
Esse cachorro gosta bastante das crianças e adora pular, por isso você precisa ensiná-lo a não fazer isso pois ele pode se tornar inconveniente e acabar machucando os pequenos, mas nunca por ser agressivo e sim por ser estabanado. Caso você goste de trilhas, aventuras e passeios longos, esse cachorro é perfeito e a energia do Pastor Australiano é quase que infinita. Levar esse cachorro para brincar com cachorros de outras raças é uma coisa maravilhosa, ele gosta muito de correr e vai competir para ver quem pega o brinque primeiro.
Saúde
O Pastor Australiano tem um saúde muito boa e provavelmente você terá poucos problemas com essa raça no veterinário. Você deve ficar atento com a displasia coxofemoral que costuma afetar cachorros como Border Collie e o próprio Pastor Australiano.
Todos os cachorros estão predispostos e podem ser afetados por qualquer tipo de doença. Separamos 5 links que você pode ficar interessado para se precaver caso seu animal de estimação apareça com algum desses sintomas.
Tipos de Doenças que podem afetar o Pastor Australiano:
- Tipos de Tumor
- Displasia Coxofemural
- Verme em Cães
- Tumor em Cachorros
- Febre do Carrapato
- Parvovirose Canina
Curiosidades
Como já falamos aqui esse cachorro não é Australiano e isso é um fato curioso. Outro fato importante é que tribos indígenas nos EUA acreditavam que o seu olho azul eram olhos de fantasma e assim colocaram o nome dele de “Ghost Eye” e entre as tribos esse cães eram considerados sagrados.
A atriz Amanda-Seyfried é apaixonada pelos seu Pastor Australiano.
Videos
Categorias:Raças de Cachorros
2 respostas »