Cheio de nutrientes e personagem principal de várias receitas, o inhame é bastante consumido por nós, humanos. Mas será que cachorro pode comer inhame também?
Vamos falar sobre isso no post de hoje!
Um pouco de informação sobre o inhame.
O inhame é rico em carboidratos, beta-caroteno e nutrientes como: magnésio, manganês, potássio, cálcio, vitaminas A e B, ferro e zinco. Essas vitaminas e minerais ajudam a regular o equilíbrio de fluidos do corpo e a preservar a função muscular e as transmissões nervosas.
Além disso, o inhame contém uma ótima quantidade de fibras que auxiliam no sistema digestivo.
Mas afinal, cachorro pode comer inhame?
Cachorro pode comer inhame sim, desde que cozido e em quantidades moderadas. Inhame e batatas cruas são realmente tóxicas para os cães porque contêm solanina e oxalatos que podem afetar os rins, a digestão e o sistema nervoso do seu cão.
Cozinhando o inhame reduzimos os níveis de solanina e oxalato, tornando-o seguro para o seu cão comer. A melhor maneira de preparar o inhame é cozinhá-lo no vapor ou fervê-lo para reter o valor nutricional.
Cães pequenos precisam apenas de uma colher de chá, enquanto os cães maiores, uma colher de sopa de inhame cozido. O inhame também é rico em carboidratos, aumentando o açúcar no sangue e o risco de obesidade se administrado em grandes quantidades, e você vai querer ter certeza de que a quantidade está dentro da cota de calorias do seu cão.
E você deve ter cuidado para não alimentar seu cão com grandes porções, porque elas podem causar cardiomiopatia dilatada canina (CMD), uma doença que afeta o coração.
Na dúvida, sempre converse com um veterinário de sua confiança e esclareça qualquer dúvida, antes de dar um alimento diferente para o seu cãozinho.
Leia mais:
Cachorro pode comer beterraba?
Como parar soluço no cachorro?
Categorias:Meu Dog, Raças de Cachorros, Saúde de Cachorro