Meu Dog

Leishmaniose em Cachorros

Leishmaniose em Cães

Leishmaniose causas

A leishmaniose é causada pelo parasita protozoário Leishmania, e pode afetar cachorros de duas formas: uma reação cutânea (pele) e uma reação visceral, abdominal, também conhecida como febre negra, a forma mais grave de leishmaniose.  A infecção é adquirida quando os flebótomos transmitem os parasitas flagelados à pele de um hospedeiro. Os flebotomíneos (Phlebotominae) são uma subfamília de insetos da família dos Psychodidae. Esta família inclui vários gêneros de moscas hematófagas, incluindo os principais vetores de transmissão da leishmaniose, bartonelose e febre por flebótomos. 

Nos cachorros, invariavelmente a leishmaniose se espalha pelo corpo para a maioria dos órgãos; insuficiência renal é a causa mais comum de morte, e praticamente todos os cães infectados desenvolvem doença visceral ou sistêmica.

Os principais sistemas de órgãos afetados são a pele, os rins, o baço, o fígado, os olhos e as articulações. Há também uma reação cutânea, com lesões na pele e perda dos pelos. Em estágios avançados a hemorragia.

Leishmaniose em Cachorros – Sintomas

Existem dois tipos de leishmaniose em cães a visceral e cutânea.

Leishmaniose Visceral em Cachorros

Afeta órgãos da cavidade abdominal

  • Perda de peso grave
  • Perda de apetite
  • Diarreia
  • Vômito
  • Sangramento nasal
  • Intolerância ao exercício
  • Cutâneo
  • Sinais de insuficiência renal – sede excessiva, xixi a todo momento
  • Dor nas articulações
  • Inflamação dos músculos

Leishmaniose Cutânea em Cachorros

  • Escamação Epidérmica excessiva com espessamento
  • Despigmentação (perda da cor da pele)
  • Rachaduras do focinho e das patas
  • Alopecia – pelo seco e quebradiço
  • Nódulos se desenvolvem na superfície da pele
  • Unhas anormalmente longas ou frágeis

Leishmaniose em Cachorros – Diagnostico

Leishmaniose cachorros

Seu veterinário realizará um exame físico minucioso em seu cachorro, levando em conta o histórico de sintomas e possíveis incidentes que possam ter levado a esse comportamento. Um perfil completo do sangue será conduzido, um hemograma completo e um exame de urina. Seu médico estará procurando evidências de doenças como lúpus, câncer e cinomose, entre outras causas possíveis para os sintomas. Amostras de tecido da pele, baço, medula óssea ou gânglios linfáticos serão retiradas para cultura em laboratório. Lesões relacionadas na superfície da pele, uma biópsia da pele também será necessária.

Seu veterinário precisará eliminar a febre do carrapato como a causa dos sintomas.

Leishmaniose em Cachorros – Tratamento

Se o seu cachorro estiver emagrecido e cronicamente infectado pela Leishmaniose talvez seja necessário considerar a eutanásia (morte do cachorro) porque o prognóstico é muito ruim para esses animais. Se o seu cachorro não estiver gravemente infectado, seu veterinário prescreverá uma dieta proteica de alta qualidade, uma que seja projetada especificamente para insuficiência renal, se necessário.

Esses organismos nunca serão totalmente eliminados, sera preciso tratamento constante. Existem medicamentos que podem ser úteis no tratamento dos sintomas e no tratamento da doença. Seu veterinário irá aconselhá-lo sobre o melhor curso.

Leishmaniose em Cachorros tem cura?

Infelizmente não existe uma cura total para a leishmaniose, seu veterinário vai querer monitorar seu cão para melhoria clínica e para identificação de organismos em repetidas biópsias. Você pode esperar uma recaída de alguns meses a um ano após a terapia inicial; seu veterinário vai querer reavaliar a condição do seu cachorro pelo menos a cada dois meses após a conclusão do tratamento inicial. O prognóstico para uma cura bem sucedida é muito cauteloso.

Ler e Compartilhar

Filhotes de Cachorro

Cachorro que se parece Urso

Cachorros Grandes e Doceis

Categorias:Meu Dog, Saúde de Cachorro

Marcado como:,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.