Raças de Cachorros

Bulldog Campeiro

Bulldog Brasileiro

Só de olhar dá vontade de abraçar, esse é um bom resumo para o Buldogue Campeiro, raça que originou-se no Brasil e está cada vez mais popular nos lares de todo o mundo, assista ao vídeo abaixo.

Bulldog Campeiro

Cachorro Buldogue Campeiro – Historia

Existem diversas teorias para a genética que encontramos atualmente no Buldogue Campeiro, nós do Pet Caramelo vamos seguir a que se parece mais verdadeira. A teoria aparentemente mais correta é de que o Buldogue Campeiro surgiu do cruzamento do Bulldog Inglês com o Bull Terrier. Antigamente, no começo do século XX o Buldogue Inglês e o Bull Terrier eram cães maiores e mais fortes usados para caça. Uma outra teoria seria de que o Buldogue Campeiro teria vindo de cruzamentos com o Fila Brasileiro, acho essa teoria um pouco exagerada uma vez que o Fila é um cachorro enorme e tem misturas com o Mastiff. De qualquer maneira, o que importa é que o nosso Buldogue Campeiro é 100% brasileiro.

O Bulldog Campeiro teve uma grande participação para o crescimento agropecuário do Brasil sendo um excelente caçador e ajudante no abate de porcos e de outros animais.

Não podemos deixar de mencionar o cinófilo Ralf Schein Bender que se apaixonou pela raça em 1970 e percorreu o Brasil procurando exemplares do Buldogue Campeiro. Seu esforço foi compensado e em 2001 a CBCK passou a reconhecer oficialmente a raça.

Temperamento

Apesar de sua aparência agressiva e corpo musculoso, o Bulldog Brasileiro ou Bulldog Campeiro é dócil para seus donos e membros da matilha. Pode ser um pouco agressivo demais com pessoas que ele não conheça porem se socializado desde pequeno sera  calmo. Ele é perfeito como um cachorro de companhia, especialmente para o ambiente de campo e de apartamento.

Sua natureza tranquila e fiel, é um benefício para o dono, que não terá muitos problemas de para adestrar os cachorros dessa raça.

O Bulldog Brasileiro foi reconhecido pela (CBKC) no Brasil. Ainda não reconhecido pela FCI.

Saúde

bulldog campeiro

Um cachorro feito para lidar com o gado e por isso tem bastante energia e uma saúde boa. Hoje em dia as pessoas já usam como companhia em casas e apartamento, é importante que essa raça gaste energia, portanto é preciso passeios na rotina diária do Campeiro.

Se castrado o Bulldog Brasileiro precisa de uma série de cuidados já que tem tendências a obesidade, a pelagem costuma cair muito se a ração desse animal não for de boa qualidade, além da observação diária para sua pele, que costuma trazer problemas nas rugas, já que elas podem acumular fungos.

O Bulldogue Campeiros são geralmente saudáveis, mas como todas as raças, eles são propensos a certas condições de saúde. Nem todos os Bulldogs Brasileiros receberão uma ou todas essas doenças, mas é importante estar ciente delas se você estiver considerando essa raça. Se você está comprando um filhote, encontre um bom criador que lhe mostre as condições de saúde para os pais do filhote.

Expectativa de vida: 10 – 12 anos

Todos os cachorros estão predispostos e podem ser afetados por qualquer tipo de doença. Separamos 5 links que você pode ficar interessado para se precaver caso seu animal de estimação apareça com algum desses sintomas.

Algumas Doenças que afetam cachorros:

Perguntas Sobre o Bulldog Campeiro

O Bulldog Campeiro pode viver em apartamento?

Esse cachorro tem muita energia e tem porte médio. Cachorros como o Bulldog Brasileiro se adaptam em apartamentos, mas precisam gastar bastante energia.

O Bulldog Campeiro se da bem com as crianças?

Excelente cachorro para as crianças. É muito dócil e adora brincadeiras.

Esse cachorro gosta de ficar sozinho em casa?

Nenhum cachorro vai gostar de ficar muito tempo sozinho. Ele pode latir e destruir objetos caso não esteja recebendo muita atenção. Solução para isso, passeios e atividades.

O Buldogue Campeiro late muito?

Não, o Bulldog Brasileiro late quando necessário, quando se sente ameaçado ou quando esta defendendo seu território.

Esse cachorro solta muito pelo?

Sim, frequentemente o Bulldog Campeiro vai soltar pelos, para que isso diminua use ração de qualidade para alimenta-lo.

Curiosidades

Muitas pessoas classificam o Bulldog Campeiro como Bulldog brasileiro, existem outras racas de cachorro brasileiras como o Fila Brasileiro e o Fox Paulistinha.

Videos

2 respostas »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.