Cachorros de Pelo Longo

Akita Inu

Quem pensa em lealdade descobre que o sinônimo para tal é a raça Akita. Além de carinhoso e bonito é também um ótimo cão de guarda.

Akita Inu Cachorro

Historia do Cachorro Akita

Essa raça maravilhosa veio do Japão e estima-se que a sua origem tenha cerca de 300 anos. É considerada a maior raça japonesa de cães e inicialmente eles eram utilizados para a caça de javalis, ursos e veados na região de Akita, no norte do Japão.

Pouco se sabe a respeito do cruzamento desta raça e de como ela surgiu. Provavelmente ela nasceu do cruzamento de várias raças como o Mastiff, Pastor Alemão e São Bernardo – cães que devido às semelhanças com o Akita podem ser considerados possíveis ancestrais. Além disso, o Akita foi o cão de companhia de muitas famílias nobres na história japonesa e por volta de 1931 muitos foram levados aos EUA.

Na América eles foram cruzados com o Pastor Alemão para se tornarem um cão com maior potencial de guarda. Esse cruzamento deu origem à dois tipos de raça Akita: Akita Inu e o Akita Americano. Em 1972 a raça foi registrada no livro de origens do Kennel Club e em 2011 a FCI unificou as raças.

Temperamento da Raça Akita

O cachorro Akita é um cachorro de porte médio, com uma aparência imponente e cheia de postura. Sua cabeça é como se fosse um grande triângulo e se destaca já que seus olhos são pequenos. Uma das principais características do Akita é a sua lealdade e ao mesmo tempo são carinhosos com o donos principal que eles escolhem.

O cachorro Akita vai seguir você por onde estiver se caso ele viva dentro da sua casa, e estar perto do seu dono e atento ao que acontece ao redor é o mais importante para o Akita. Esse cachorro além de todas essas qualidades é super corajoso, ele será um protetor fabuloso para sua casa e para a sua família, ao mesmo tempo, eles são super teimosos o que dificulta o adestramento, para ensinar o Akita requer tempo e paciência.

akita inu branco

Dificilmente esse cachorro late e quando o faz tem motivos, muitos donos do Akita dizem que eles murmura baixinho e faz sons que parece estar conversando quando deseja alguma coisa ou precisa sua atenção.  Quanto a visita de estranhos esse cachorro não vai dar atenção para pessoas que ele não conhece, ele precisa de tempo para se apegar com novas pessoas e convidados.

Um dos traços marcantes do Akita é a boca, esses cachorros gostam de carregar coisas na boca e isso vai incluir o seu pulso, tome cuidado se você for uma pessoas aficionada por relógios de marca, isso não significa que ele está sendo agressivo, é apenas um gesto que eles tem para se comunicar ou te mostrar algo que lhe interessa, exemplo eles podem levar para você a coleira te mostrando que querem passear.

Outro comportamento interessante do Akita é que muitas vezes eles se parecem com gatos, os Akitas lambem seu corpo e quando avistam um animal eles se agacham para caca-lo, ele não vai latir ou rosnar ele espera o momento certo para atacar.

Para que o seu cachorro Akita viva feliz ele precisa estar com você dentro de casa também, esse cachorro precisa de quintal e um pouquinho dentro de casa com seus familiares, lealdade é a sua principal característica e ele precisa estar perto de você para te servir. Caso seu Akita somente fique no quintal e sem a presença dos donos você poderá ter sérios problemas, esse cachorro se torna agressivo e destrutivo.

Se você é marinheiro de primeira viagem eu não recomendo essa raça, pois esse cachorro requer tempo e dedicação.

Akita Americano x Akita Japonês

 

Existem algumas diferenças entre ambos que são visíveis, o Akita japonês é, tanto em altura quanto no peso, do que o Akita americano. Podemos afirmar que o Akita Japonês é um cachorro médio e que o Akita Americano é um cachorro grande, a cabeça do Akita Japonês é mais triangular e a do Akita Americano é mais quadrada e mais larga,  os olhos também tem diferenças significativas, enquanto o japonês é mais oval, os olhos do americano são mais triangulares.

Saúde do Akita

É importante a escovação dos pelos uma vez por semana. A alimentação deve ser regulada já que essa raça tem tendência de engordar e é  por esse motivo que os passeios são recomendados além de brincadeiras que deixarão seu animal mais feliz.

Expectativa de vida: 10 – 12 anos

Akita Inu Branco

Vamos falar um pouco sobre o Akita Inu branco pois existem muitas dúvidas acerca dos cachorros dessa cor. Akita dessa cor branco não é albino. Cachorros albinos são os que não tem pigmentação e geralmente a sua trufa, “nariz” não é preto. Cachorros albinos têm a trufa cor de rosa e os olhos cinzas.

O Akita Branco é raro e existe muita procura por cachorros dessa cor no Brasil.

 

 

Curiosidades do Akita

A raça Akita ganhou um filme devido à uma bela história verídica que aconteceu no Japão entre 1923 e 1935. Este pode ser talvez o filme mais triste que já assistimos sobre cães e que faz o filme Marley & Eu parecer comédia, Sempre ao seu lado, te faz soluçar e chorar o tempo todo – vale a pena assistir e ler sobre essa história.

Akita, em japonês, se escreve  秋田犬.

Na América, qualquer cor no Akita é permitida; no Japão, somente vermelho, branco e alguns tigrados também são permitidos.

Akita Preço:

No Brasil você poderá encontrar o cachorro da raça Akita pelo valor médio de R$ 2,500 – R$4,000 reais, isso depende muito do criador e do tamanho do canil e estrutura que ele oferece, todos os filhotes da raça akita devem ser vendidos com pedigree, se alguém te oferecer filhotes sem o pedigree desconfie, esse cachorro poderá não ser um Akita autêntico.

Conhecer os pais dos filhotes, acessar o Instagram do local e conversar com clientes antigos que também compraram essa raça ajuda bastante.

Socializar o filhote de Akita com exposição a pessoas e outros animais ajuda os cães dessa raça a se familiarizar melhor com outras pessoas e animais. Leve o seu filhote de akita para parques e

Videos do Cachorro Akita

Raças parecidas com o Akita

Conheça os nossos Filhotes:

 

2 respostas »

Deixe um comentário, suas ideias são importantes para Pet Caramelo.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.