Curiosidades

Cachorro Hachiko

O cachorro Hachiko famoso pela sua historia real e popular atraves de livros e do filme “Sempre ao seu Lado” com o ator Richard Gere, talvez seja o grande significado da palavra lealdade.

cachorro hachiko

Cena do filme Sempre ao seu Lado com o Cachorro Hachiko e o ator Richard Gere

A Historia Real do Cachorro Hachiko

Cachorro Hachiko 1927

Existem centenas de histórias incrivelmente comoventes que mostram o amor incrível que cachorro e homem compartilham um com o outro, mas nenhuma dessas histórias, no entanto, supera a história de Hachiko, o cachorro que esperava continuamente que seu dono voltasse para casa em uma estação de trem no Japão.

A verdadeira história de Hachiko começa com o vínculo duradouro entre Hachiko e seu dono, Hidesaburo Ueno.  O conto da história de Hachiko resultou em vários memoriais de Hachiko e até mesmo em um filme de Hachiko que documenta a história do incrível vínculo que se formou entre Hachiko e Ueno.

filme do cachorro Hachiko

Hachiko era um cão Akita Inu nascido em uma fazenda em 1923 e posteriormente adotado por Hidesaburo Ueno, professor de agricultura da Universidade de Tóquio.

Os dois entraram em uma rotina diária:

Ueno e Hachiko caminhariam juntos até a estação de trem de Shibuya, onde Ueno daria tchau de despedida para Hachiko antes de pegar o trem para o trabalho. Hachiko, que também ficou conhecido como Hachi, passava o dia esperando a volta de Ueno. Durante esse tempo, lojistas locais e funcionários da estação ficavam de olho nele e muitas vezes lhe davam guloseimas enquanto ele fazia sua vigília por Ueno.

Essa rotina continuou por vários anos até que um dia, aconteceu algo inesperado. Ueno nunca voltou para casa do trabalho, pois sofreu uma hemorragia cerebral e morreu. Claro que o cachorro Hachi não tinha ideia sobre isso e então o cachorro mais leal do mundo continuou a esperar pelo retorno de seu dono.

Cachorro Hachi e seu dono Ueno

Cachorro Hachi e seu dono Ueno

Todos os dias ate o fim da sua vida, o cachorro Hachiko ficou esperando o seu dono voltar, essa fidelidade lhe valeu o apelido de “o cão fiel”.

O Cachorro mais leal do mundo

Hachiko nunca perdeu as esperanças e continuou a esperar por mais de nove anos pelo retorno de seu dono. Finalmente, uma manhã, em 8 de março de 1935, Hachiko foi encontrado morto. Acredita-se que ele morreu devido a causas naturais. Seu corpo foi levado para a sala de bagagens da estação ferroviária, um lugar que tinha sido um de seus lugares favoritos. Ele foi então fotografado, cercado pela esposa de Ueno, Yaeko, bem como por membros da equipe da estação.

o cachorro mais leal do mundo

Yoshizo Osawa, um dos membros da equipe, presenteou uma de suas filhas com a foto, que se lembrou de que seu pai adorava cachorros e sempre lhe contava como Hachi ia diariamente à estação, onde a equipe compartilhava alegremente seus almoços com ele.

Uma estátua de bronze de Hachiko foi erguida do lado de fora da Estação de Shibuya como um tributo ao cão. Infelizmente, esta estátua foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Embora a estátua original do cachorro Hachiko não pudesse ser restaurada, uma nova a substituiu no mesmo local exato no final da guerra em 1948.

Esta estátua de Hachiko não é o único memorial que homenageia este cachorro incrível. A entrada da estação mais próxima da estátua foi renomeada como “Hachikō-guchi” ou “A Entrada / Saída Hachikō” em japonês.

Cachorro Hachiko e sua Popularidade

Atualmente, pessoas se encontram no entorno da estatua de Hachiko para celebrar a lealdade do cão e realizar encontros entre cachorros. Veja no video abaixo.

O ator Richard Gere marcou presença em um evento de cinema em Roma e levou consigo um belo exemplar da Raça Akita o ator ainda confirmou que tem uma grande admiração pelo belo e grande cachorro Akita.

Qual o nome raça do cachorro Hachiko do filme Sempre ao seu lado?

A Raça Akita,que além de carinhoso e bonito é também um ótimo cão de guarda, saiba mais clicando no link.

Categorias:Curiosidades, Meu Dog, Slider

Marcado como: