Pancreatite em Cães
A pancreatite canina é uma daquelas doenças que é importante que todos os donos de cachorros devem conhecer para assim ajudar o seu cachorro com o futuro tratamento. A definição médica de pancreatite é simples: “inflamação do pâncreas”.
A pancreatite em cães pode ser uma doença muito perigosa, e se o seu cachorro tiver suspeita dessa doença, ele deve ser tratado por um veterinário o mais rápido possível.
Pâncreas Função:
O pâncreas é responsável pela liberação de enzimas que auxiliam na digestão. Quando o órgão está funcionando normalmente, as enzimas ficam ativas somente quando chegam ao intestino delgado. Em um cachorro com pancreatite, no entanto, as enzimas são ativadas quando são liberadas, inflamando e causando danos ao pâncreas e a outros órgãos. Essas enzimas podem realmente começar a digerir o próprio pâncreas, o que causa extrema dor no seu cachorro.
Pancreatite em Cães Sintomas:
- Cachorro Vomitando Repetidas Vezes
- Dor ou abdômen inchado
- Diarreia
- Perda de apetite
- Fraqueza
- Febre
Caso seu cachorro mostre esses sinais corra para o seu veterinário. Agora vamos conhecer o que pode causar a pancreatite canina.
Pancreatite Canina Causas
Existem várias causas e fatores que podem causar pancreatite canina. veja os motivos que você deve evitar para que o seu cachorro não obtenha essa doença.
- Dieta rica em gordura
- Obesidade
- Hipotireoidismo
- Diabetes
Cachorros com uma dieta cheia de produtos com gordura pode ser uma das causas que para que o seu cachorro desenvolva a pancreatite. Evite oferecer ao seu cachorro guloseimas como doces, pães, alguns tipos de frutas. A melhor forma de alimentar o seu cachorro é usando ração de cachorro de qualidade. A comida humana é perigosa, embora até comida de cachorro rica em gordura possa causar pancreatite.
Como dono você deve ficar atento e ser disciplinado, quando fizer um churrasco ou uma festa na sua casa avise os convidados para não alimentar o seu cachorro com comida humana. Existem casos de predisposição genética, onde cachorros que já tiveram a pancreatite canina podem desenvolver essa doença mais facilmente.
Razões para Pancreatite Canina
Basicamente a pior coisa a fazer é alimentá-lo com uma dieta gordurosa. Esta é uma das muitas razões pelas quais não é aconselhável dar aos seus restos de comida de humanos para cães, por mais tentador e difícil que seja.
Pancreatite em cães, diagnostico:
- Histórico médico do seu cão
- Exames de sangue para medir enzimas pancreáticas
- Exame físico incluindo estômago, gengivas, coração, temperatura
- Radiografias ou ultrassonografia
- Biopsia com agulha fina no pâncreas
Qual é a diferença entre pancreatite aguda e crônica?
Pancreatite aguda em cães
Um ataque agudo de pancreatite canina significa que a doença surge de repente, sem prévia aparição da condição anterior. Pode se tornar fatal para outros órgãos se a inflamação se espalhar.
Pancreatite Crônica em cães
Uma condição crônica é aquela que se desenvolveu ao longo do tempo, lentamente e muitas vezes sem sintomas.
Ambas as formas aguda e crônica podem ser graves ou leves, e ambos resultam em dor.
Tratamento da Pancreatite em Cães
As opções mais comuns de tratamento são:
Antiemético para vômito (para evitar desidratação)
Reter comida e água por 24 horas
Monitoramento da ingestão de gordura – nenhuma guloseima poderá ser permitida
Uso de uma dieta de prescrição de alimentos com baixo teor de gordura
Refeições menores e mais frequentes
É importante reiterar que a pancreatite é uma DOENÇA SERIA, portanto os remédios caseiros não devem ser usados no lugar da intervenção veterinária. Sempre fale com seu veterinário antes de oferecer qualquer suplemento ao seu animal de estimação.
Ler e Compartilhar:
Qual o cachorro mais bonito do mundo?
Categorias:Curiosidades, Dicas, Meu Dog, Saúde de Cachorro