Alimentação

Cão Idoso ou Cachorro Idoso

Tudo que você precisa saber para cuidar do seu cachorro idoso!

cachorro idoso

Cachorros mais velhos ou considerados idosos querem cuidados diferentes dos de um cachorros mais jovens.  Por esse motivo escrevemos esse artigo para te dar dicas de como prolongar a vida do seu cachorro e aproveitar mais ainda o seu melhor amigo nessa fase deliciosa da vida dele.

Como descobrir se o meu cachorro já é um cão idoso?

Isso depende de cada cachorro e raça. No geral, os cães de raças gigantes envelhecem mais rápido que os de cachorros raças de menores. Um Dog Alemão é considerado idoso com 6-7 anos de idade, enquanto um Chihuahua provavelmente seria apenas um jovem de 25 anos, e provavelmente não é considerado um idoso com idade de 10-11 anos. Os cachorros de médio sao considerados idosos entre 8 – 9 anos de idade. Um Golden Retriever pode ser considerado idoso por 8-10 anos de idade.

O que acontece quando o cachorro envelhece?

Seu cão pode desenvolver artrite ou outras doenças degenerativas que causam lentidão nos movimentos do seu animal. Ele pode não ser mais capaz de caminhar por muito tempo ou brincar por muitas horas, provavelmente o seu cachorro vai ficar cansado mais rapidamente. Os cachorros idosos tem dificuldade para se levantar ou encontrar uma posição confortável para dormir. Escadas podem ser um problema para cachorros de todos os portes, alem do que ele pode ter dificuldade de entrar e sair do carro para um passeio por exemplo.

Cachorro idoso não quer comer:

Doenças dentárias podem representar um problema quando o cachorro fica idoso e essa pode ser uma das causas para que o seu cachorro evite comer. Muitos veterinários encontram evidências de doenças dentárias em muitos cães desde os 2 a 3 anos de idade. Se nada for feito para cuidar da boca do seu cão, quando ele estiver idoso, o cachorro pode ter dor e ser afetado por doenças dentarias como a Periodontal Canina ou Mau Halito, o seu cachorro idoso pode perder dentes. A doença dentária pode ser dolorosa, fazendo com que o seu cão evite ou tenha dificuldade em comer as suas refeições. Isso pode resultar em perda de peso e os pelos do seu cão ficam fracos e quebradiços.

A doença nos dentes dentária certamente não é a única doença que pode levar à perda de peso. Cães idosos frequentemente sofrem de doença renal, doença hepática, doenças cardíacas e outras condições que podem resultar em perda de peso. Por outro lado, alguns cães idosos podem ter o problema oposto e ganhar peso, obesidade em cachorros pe um grande problema que afeta muitos cachorros mais velhos.

Como melhorar a qualidade de vida do seu Cão Idoso?

Muito importante ter um veterinário de confiança, para periodicamente realizar consultas em casos de emergência. Seu cão idoso precisa ser examinado pelo menos uma vez por ano se parecer saudável, pois muitas doenças estão ocultas e não aparentes, cachorros como Boxer, Labradores, Border Collie, entre outros, são doceis com seus donos que não reclamam que estão sentindo dor, fique de olhos nas fezes e na urina do seu cachorro idoso.

Peça uma avaliação da condição do peso do seu cachorro durante cada visita ao veterinário. Essa avaliação ajuda determinar se o seu cão idoso está acima do peso, abaixo do peso ou com um peso corporal ideal.

Cuide da boca do seu cachorro. Escovar os dentes do seu cão pode parecer uma ideia tola, mas pode ajudar a manter a boca do seu cão saudável. Se você pode escolher por não escovar, nesse caso procure por brinquedos que ajudem a combater bactérias bucais.

Veja aqui a forma ideal de peso do seu cachorro com essa imagem ilustrativa:

cachorro gordo

Tipo de Comida para Cão Idoso:

Alimente seu cão idoso com uma dieta de alta qualidade. Além disso, aprenda a ler o rótulo de alimento para cães e escolha uma dieta adequada à idade e ao estilo de vida do seu cão. Você pode usar comida feita em casa para manter seu cão idoso em seu peso corporal ideal. Cães com excesso de peso têm uma incidência maior de doenças como diabetes, doenças cardíacas, doenças de pele e até mesmo câncer.

Seu veterinário pode ajudá-lo a escolher uma dieta apropriada para o seu cachorro, especialmente porque os cães com excesso de peso devem ser alimentados com cuidado para garantir que todas as necessidades de nutrientes sejam atendidas. Por exemplo, dietas especializadas que são mais baixas em calorias, bem como aquelas que são altas em L-carnitina, estão disponíveis para cães obesos ou com excesso de peso. Uma dieta com uma mistura de carboidratos ou carboidratos cuidadosamente escolhidos também pode ajudar a manter seu cachorro com excesso de peso sentindo-se saciado.

Fortaleça a dieta do seu cão idoso com ácidos graxos como DHA e EPA. Eles demonstraram ser úteis para cães com problemas de mobilidade devido a artrite ou outras doenças articulares. Suplementos como a glucosamina e condroitina também são benéficos para cães idosos. Veja esse post sobre vitaminas para cachorros.

Considere uma dieta especial se o seu cão mais velho tiver doença cardíaca ou renal. Por exemplo, dietas com baixo teor de sódio às vezes são recomendadas para cães com doenças cardíacas, enquanto dietas que ajudam a controlar o fósforo, cálcio e outros níveis de eletrólitos são dadas a cães com doença renal.

Exercício para cachorro idoso:

Exercite seu cão idoso de forma moderada. Exercícios são ótimos para manter a saúde do seu cachorro velhinho melhor e seu corpo mais saudável.  Exercícios ajudam manter o seu cão mais velho magro e a manter articulações e músculos saudáveis. No entanto, você deve adaptar as necessidades de exercício do seu cão às suas necessidades individuais. Para um cachorro de porte grande, caminhar ao redor do quarteirão provavelmente lentamente, mas para um chihuahua, uma rápida caminhada ao redor do quarteirão pode ser muito difícil para ele. Se o seu idoso não estiver habituado a exercitar-se, comece devagar e aumente gradualmente a intensidade. Além disso, tenha cuidado com cães de nariz curto (braquicefálico) em dias quentes.

Forneça muitos brinquedos para manter seu cão idoso ficar ocupado. Aquelas vasilhas que a comida fica difícil de ser ingerida ajuda bastante, jogue bola ou disco com seu cachorro idoso de forma moderada e o mais importante, de bastante atenção para o seu melhor amigo, essa é sem duvidas uma das melhores formas de cuidar desse grande parceiro.

Ler e Compartilhar:

20 motivos para amar um Bulldog Frances!

Tudo que você precisa saber sobre a doença do carrapato!

Qual raca de cachorro mais bonita do mundo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.