Racas de Cavalos

Cavalo Bretão

Cavalo Bretão 

O cavalo bretão é uma raça de cavalo de que recebe esse nome devido a província “Brittany” na França, onde foi desenvolvido. Eles são conhecidos por sua natureza calma e fácil, bem como por sua versatilidade em diferentes campos de trabalho, esportes e equitação.

Cavalo Bretão, Características

Os Cavalos Bretões são geralmente calmos, nobres e fácil de manejar, o corpo desse cavalo é largo e muito forte assim com suas patas grossas e bem pesadas. A cabeça é quadrada, média e testa larga, o nariz é geralmente reto, mas às vezes côncavo, enquanto o pescoço é curto, mas robusto e bem conformado; eles têm pernas curtas e largas e pernas bem musculosas. O Cavalo Bretão mede em media 16 mãos, chega a pesar 650 quilos.

Esses cavalos são perfeitos para cavalgar em solo de difícil mobilidade como na neve, lama ou barro. O trote do Cavalo Bretão é único.

Cavalo Bretão – Historia

Existem diversas teorias sobre a origem do primeiro cavalo bretão. Uma dessas teorias diz que esses equinos datam de 2000 a.C e que esses cavalos foram trazidos para o continente europeu pelos migrantes da Ásia. Outra teoria sugere que esta raça foi desenvolvida pelos guerreiros celtas. No entanto, uma coisa foi unanimemente considerada que este cavalo se originou dos cavalos de estepe montados pelo povo celta.

O Cavalo Bretão foi classificado em dois tipos até o final da Idade Média. O Sommier, que era o cavalo de carga do norte da Bretanha, e o Roussin, que era a versão mais esguia que se desenvolveu a partir da raça Bidet. No entanto, devido ao imenso cruzamento, as linhagens puras foram gradualmente perdidas, mas felizmente a raça continuou a existir.

Este animal é criado na França principalmente por sua carne e atualmente, esta é uma raça de recrutamento imensamente popular que é exportada para todo o mundo principalmente como cavalos de fazenda e de eventos. Os bretões também foram empregados para a melhoria e criação de algumas outras raças de cavalo, bem como para a produção de mulas.

Cavalo Bretão no Brasil – Preços e Valores

O Bretão foi trazido para o Brasil por iniciativa do Exército Brasileiro, que precisava do animal para puxar os equipamentos de artilharia. Houve  uma importação inicial de garanhões  Norfolk Bretons em 1925 que foram utilizados em éguas comuns e as primeiras importações de garanhões puros ocorreram no estado de São Paulo, através da vinda de dois garanhões no ano de 1926 e em 1927 a importação do garanhão Breslau, destinado ao antigo Haras Paulista de Pindamonhangaba.

       Durante a desada de 30 e 50 o Exército Brasileiro importou perto de cem reprodutores para o sudoeste do Brasil e estados com Mato grosso do Sul e norte de SP.  Através dos programas de expansão da raça, muitos governos estaduais  e criadores particulares receberam, através de empréstimo, garanhões do exército para cruzar com as éguas Bretãs e éguas  comuns (as éguas puras eram adquiridas em leilões realizados pelo Exército.

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DO CAVALO BRETÃO, foi fundada em 1982, em Curitiba-PR, por um grupo de criadores , mas  somente em 1989 abriu seus livros de Registro Genealógico.

Em 2001 – Chegou o garanhão JASMIN , que foi o Grande Campeão Nacional da França aos 2 anos em 1999, importado pelo Sr. Cláudio Borja. Desde 2006 ocorreram importações seguidas até os dias de hoje, com mais de 25 animais importados até 2011. O Brasil também  tem o segundo maior plantel de bretões puros do mundo.

Cavalo Bretão preços

No Brasil o preço médio para o Cavalo Bretão é de R$ 15.000 reais, é possível encontrar por valores mais baixos. Os valores vão variar de acordo com o pedigree, o histórico de saúde e a genética do seu cavalo, incluindo as cores e grau de parentesco. Como citamos acima, cavalos Bretões campeões, podem custar em torno de R$100 mil reais, isso vai depender do histórico genético e se esse cavalo tem títulos.

Cavalo Bretão, Temperamento

cavalo bretão a venda

Cavalos Bretões foram criados para atuar em condições adversas do solo e para ajudar o homem com gado e o carregamento de cargas pesadas. O cavalo bretão também é reconhecido como sendo inteligente e fácil de treinar e muito dócil.

Cavalo Bretão Cores

As cores do Cavalo Bretao variam entre: Cinza, Marrom, Preto e Vermelho, que é um marrom brilhante.

Ler e compartilhar:

Dicas de nomes para Égua Bretão

Dicas de nomes para Cavalos e Potros Bretão

Cavalo Mangalarga Marchador

Categorias:Racas de Cavalos

Marcado como:,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.