Animais de Estimação

Cavalo Mangalarga

Mangalarga Marchador

O Cavalo Mangalarga Marchador tem entre 14,2 e 16 mãos de altura e pesa entre 400 – 450 quilos. Essa raça de cavalo é extremamente versátil e por esse motivo está rapidamente se tornando uma das raças mais procuradas no Brasil. Esse cavalo é ainda conhecido por sua excelente resistência, em 1994 ficou no Guinness Book por percorrer 14 mil quilômetros. Esses cavalos ainda se destacam em agilidade, resistência e velocidade.

Devido a sua inteligencia, o trabalho com o gado fica fácil e o adestramento mais ainda, o Cavalo Mangalarga Marchador é muito dócil e por isso crianças podem montar nele.

Cavalo Mangalarga – Historia

O cavalo mais popular do Brasil é o Mangalarga Marchador, que se desenvolveu em 1740. A pessoa por trás da imersão dessa raça de cavalo no Brasil foi, João Francisco que veio de Portugal e instalou-se no Brasil e assim os cavalos Marchador começaram a surgir.

Francisco adotou o sobrenome Junqueira para designar sua cidade natal. Um de seus doze filhos, Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas, é creditado com a expansão e desenvolvimento da raça do Cavalo Mangalarga. Seu amigo Dom Pedro I (1798-1834), Imperador do Brasil e filho de João IV de Portugal, deu-lhe um garanhão Alter Real chamado Sublime.

O garanhão Sublime era descendente de dois cavalos trazidos da fazenda Coudelaria Alter do Chão, em Portugal, por Dom João VI, durante a invasão da Península Ibérica por tropas napoleônicas. No Brasil, o Sublime foi cruzado com éguas da fazenda Campo Alegre: Jinets espanhóis e Andaluzes. A maioria dos cavalos espanhóis usados ​​na fazenda no lançamento da raça era a famosa espanhola Jennet, conhecida por ser um amuleto rápido e suave. A descendência do Sublime produziu cavalos com as características do atual cavalo Mangalarga Marchador:

Marcha do Cavalor Mangalarga

O Mangalarga Marchador é um lindo cavalo que exibe um charme espanhol quando marcha. A marcha é notavelmente rápida e suave, uma marcha na qual o cavalo move seus pés alternadamente lateralmente e diagonalmente com momentos em que o suporte triplo pode ser visto.

cavalo mangalarga valor

Se o cavalo estiver marchando em terreno plano a um ritmo normal, os rastros dos dois pés traseiros cobrirão ou passarão um pouco além das pegadas dos pés dianteiros. Quando o cavalo coloca os pés na diagonal mais frequentemente e com momentos de suporte triplo, a marcha é chamada marcha batida (ba-chee-da). Se o cavalo move os pés mais frequentemente lateralmente e separadamente e também tem momentos de apoio triplo, é chamado de marcha picada.

A razão para destacarmos a marcha do Cavalo Mangalarga é que esse tipo de marcha é única no mundo. Os famosos espanhóis Jennets morreram, e o Marchador é provavelmente o remanescente mais puro dessa raça. Nenhuma outra raça foi cruzada no Mangalarga Marchador. Devido ao apoio triplo exibido no Mangalarga Marchador, o marcha proporciona um passeio muito confortável, com pouca fricção. O Mangalarga Marchador não trota nem caminha, naturalmente indo da marcha suave em marcha a um maravilhoso galope.

Pedigree e Nomes do Cavalo Mangalarga

Originalmente, havia apenas algumas fazendas fundadoras no Brasil. Esses nomes de fazendas ressoam no pedigree de cada Mangalarga Marchador. Alguns ainda existem hoje. Fazendas históricas como Abaiba, Angahay, Bela Cruz, Caxambu, Favacho, Herdade, JB, Passa Tempo, Tabatinga e Traituba representam algumas das linhagens.

Cavalo MangaLarga Temperamento

mangalarga marchador

Cavalo extremamente dócil e inteligente, como já mencionado esse tipo de cavalo tem um resistência espetacular e unindo todos esses atributos o Cavalo Mangalarga é perfeito para o trabalho com gado.

Cavalo MangaLarga Cores

A cor mais comum encontrada em Cavalos Mangalarga são o cinza, porem é possível encontra-los da cor castanho, preto, loiro, pintado e baio.

Mangalarga Marchador Preço – Valor

mangalarga marchador cinza

No Brasil o preço médio para o Cavalo Mangalarga Marchador é de R$ 30.000 reais, é possível encontrar por valores mais baixos. Os valores vão variar de acordo com o pedigree, o histórico de saudade e a genética do seu cavalo, incluindo as cores e grau de parentesco.

Você pode encontrar excelentes criadores em sites de compra e venda na internet, de qualquer forma jamais compre um animal desse porte sem antes visitar o local e conhecer a estrutura e genética do seu novo cavalo.

Ler e compartilhar:

Dicas de nomes para Éguas

Dicas de nomes para Cavalos e Potros

Deixe um comentário, suas ideias são importantes para Pet Caramelo.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.