Cachorros de Pelo Longo

Boiadeiro de Berna – Bernese Mountain Dog

Essa fofura que se parece com um urso de pelúcia gigante tem origem é na Suíça e é conhecido como Bernese Mountain Dog ou cão das montanhas, no Brasil é chamado de Boiadeiro de Berna, ou Bernese. Saiba tudo sobre esse cachorro maravilhoso, super apegado a familia, curioso e muito inteligente.

bernese mountain dog

Historia do Cachorro Boiadeiro de Berna

Acredita-se que as quatro raças suíças Sennenhund (Appenzeller Sennenhund, Entlebucher Sennenhund, Maior Swiss Mountain Dog e Berner Sennenhund) tenham se desenvolvido como cruzamentos entre cães de fazenda dos Alpes suíços e os cães Molosser ou Mastiff que os romanos trouxeram consigo quando invadiu os Alpes no primeiro século A.C.

Entlebucher Mountain Dog

Entlebucher Mountain Dog

Em 1899, foi fundado um clube de cães chamado Berna. Os membros incluíram criadores de uma variedade de cães de raça da Suíça. Em 1902, o clube de cães suíços patrocinou um show em Ostermundigen que chamou a atenção para as raças de montanha suíças e com o tempo o Boiadeiro de Berna ficou cada vez mais popular.

Não se engane pela aparência, pois o Boiadeiro de Berna pode ser agressivo no momento de proteger sua família e seus donos. Ele surgiu graças aos Romanos que quando invadiram a Suíça levaram cães da raça Mastiff para fazer guarda. O Mastiff por sua vez acabou cruzando com os cães que viviam nas montanhas, precisamente no interior de Berna, na Suíça, e deu origem à quatro novas raças, entre elas o Bernese.

Essa raça era utilizada para fazer companhia, fazer guarda nas fazendas e pastorear o gado e ovelhas, além de ajudar a carregar carroças de leite. O Boiadeiro de Berna naquela época não era tão grande como ele é hoje, o sucesso para seu “tamanhão” deve-se ao cruzamento com o Terra Nova em meados de 1950. Em 1973 a raça foi padronizada e a sua grande força e capacidade para as baixas temperaturas vem da mistura de todas essas raças.

O Boiadeiro de Berna era originalmente uma parte vital da vida na fazenda, servindo para dirigir gado, proteger a família e puxar carrinhos carregados com mercadorias para vender em aldeias próximas.

Temperamento da Raça Boiadeiro de Berna

O Bernese Mountain Dog ou Boiadeiro de Berna, carinhosamente chamado de Bernese são cachorros muito bonitos, carinhosos, adoram agradar e tem extrema facilidade para aprender. com a vida.  No geral o cachorro Bernese é calmo e às vezes até um pouco brincalhão demais sendo muitas vezes considerado uma criança.

Esse cachorro se dá muito bem com as crianças e com adultos e como esse cachorro sempre foi usado para trabalho em fazendas ele precisa de espaço. Definitivamente esse cachorro nao sera feliz morando em um apartamento, o Bernese vai ser mais feliz morando em uma fazenda ou casa com quintal.

O Bernese ao mesmo tempo que precisa de espaço precisa estar com a família, precisam conviver com os seus donos e como ele são grandes esses cachorros necessitam de exercícios diários, muito trabalho e socialização.

Filhotes com temperamentos agradáveis são curiosos e brincalhões, curiosos e preparados para se aproximar das pessoas. Encontrar irmãos ou outros parentes dos pais também é útil para avaliar como um filhote será quando crescer.

bernese cachorro

Saúde do Boiadeiro de Berna

Os cachorros da raça Boiadeiro de Berna pode ter problemas de saúde como todos e outros cachorros, você precisa estar ciente que cachorros maiores têm uma expectativa de vida menor do que cachorros menores, outro fator importante é que o Bernese que vive no Brasil sofrerá um pouco mais por estar morando em um país tropical, já que sua terra natal pe nos Alpes Suicos.

Outra doença que pode afetar o Bernese é a Displasia Coxofemoral.

Os seu pêlos precisa ser escovado uma a duas vezes por semana, são necessários passeios e boas caminhadas para que o Bernese mantenha a boa forma e evite a obesidade.

Expectativa de vida: 7 – 9 anos

Curiosidades do Boiadeiro de Berna

O Bernese Mountain Dog é a raça preferida da atriz norte-americana Hilary Duff. Se você souber de mais curiosidades sobre a raça escreva pra gente: contato@petcaramelo.com.br 

Videos do Cachorro Boiadeiro de Berna

Raças parecidas com o Boiadeiro de Berna

Conheça os nossos Filhotes:

1 resposta »

Deixe um comentário, suas ideias são importantes para Pet Caramelo.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.