Dicas

Olho de Cereja

Caso os olhos do seu cachorro estejam inchados, procure enxaguar com água limpa e fria e se caso não melhorar procure um veterinário. Nesse post ainda vamos abordar um fator que acomete muitos cachorros braquicefálicos. 

O que é olho de cereja?

olho de cereja bulldog frances

“Olho de cereja” é um termo comum para o prolapso da terceira glândula palpebral. Muitos mamíferos, incluindo os cachorros, tem uma pálpebra “extra” localizada dentro da pálpebra inferior, também conhecida como “membrana nictitante”. A terceira pálpebra serve como uma camada protetora adicional para o olho, especialmente durante a caça ou a luta. Essa terceira pálpebra também contém uma glândula especial que produz uma parte significativa do filme lacrimal protetor do olho, no momento que esta glândula sai, a condição é conhecida como “olho de cereja”.

olho cereja

Assine o nosso canal e se divirta e assista videos de cachorros: Pet Caramelo no YouTube

Motivos para o seu cachorro adquirir o Olho de Cereja

A terceira glândula palpebral aparece como uma massa vermelha inchada na pálpebra inferior, perto do nariz ou focinho (leva o nome da semelhança de uma cereja). O “olho de cereja” pode ser grande e cobrir uma parte significativa da córnea, ou pode ser pequeno e aparecer apenas periodicamente. Qualquer sinal de “olho de cereja” deve ser levado imediatamente à atenção do seu médico veterinário.

Causas do Olho de Cereja em Cachorros?

A glândula da terceira pálpebra é normalmente ligada na borda inferior do olho por uma ligação fibrosa. Em certas raças de cachorros, acredita-se que essa ligação seja mais fraca e por isso nao vemos o olho de cereja em tantos cachorros. As raças de cachorros que geralmente são afetadas pelo olho de cereja são:

Olho de Cereja, Tratamento: 

O único tratamento possível para corrigir o olho de cereja é através de cirurgia. É importante tratar o olho de cereja o mais rápido possível, a fim de minimizar danos permanentes ao olho ou à glândula palpebral do seu cachorro. Esse problema pode se tornar grave porque a glândula da terceira pálpebra produz até cinquenta por cento da porção aquosa e isso é muito importante para os olhos. Sem uma produção adequada de lágrimas, é muito mais provável que seu cão desenvolva “olho seco”, o que pode prejudicar seriamente a visão.

Remédio Caseiro para Olho de Cereja

Um belo dia eu estava passeando com o Bam-Bam nosso Bulldog Francês  e ele ofegante como sempre apareceu com o olho de cereja, eu fiquei apavorado pois nunca tinha visto nada parecido, o cachorro parece não sentir dor, nós que somos donos sofremos só de olhar. Corri para o congelador, peguei um cubo de gelo e embrulhei com um pano limpo e pressionei com o gelo e com o pano a glândula para dentro. Pressionava a cada 5 segundos, o Bam-Bam ficou tranquilo, a glândula voltou ao normal e ele nunca mais apareceu com o olho de cereja.  Funcionou comigo, mas em muitos casos o olho de cereja pode voltar e ai você deve conversar com seu veterinário.

Olho cereja depois da Cirurgia:

Na maioria dos casos, a glândula retorna à função normal dentro de algumas semanas após a cirurgia. Muitos animais de estimação que têm um prolapso em um olho acabarão experimentando um prolapso no olho oposto, isso pode acontece e talvez você terá que fazer duas cirurgias. A substituição cirúrgica da terceira glândula palpebral é sempre a primeira escolha de tratamento devido ao risco de desenvolver “olho seco” se a glândula for removida cirurgicamente.

*Alguns gatos como birmaneses e persas também são relatados como “olhos de cereja”.

Ler e Compartilhar:

Qual cachorro mais bonito do mundo?

20 Motivos para Amar um Bulldog Frances!

Tatuagens Lindas de Cachorros!

Categorias:Dicas, Meu Dog, Saúde de Cachorro

Marcado como:,

18 respostas »

  1. Tenho um dalmata ta com olhos de cereja a 4 dias levei o medico me cobrou até pelo bolso de tecido 140 reais amanhã vou usar a técnica do gelo tem que ser de agua limpa ne?

  2. Eu estou tentando e não estou conseguindo. Tem que pressionar a bolinha com o olho aberto ou fechado.
    Por favor me ajudem.

  3. Tem 4 dias que aparece essa bolinha, será que dá tempo fazer a dica do gelo?

  4. Minha buldogue francês de 4 meses apareceu com o temido olho cereja. Graças a Deus eu li essa dica do gelo aqui. Deu certo. Enrolei o gelo num saquinho, depois numa fraldinha. Molhei com soro fisiológico. Coloquei uns 8 segundos que era o tempo que ela aguentava. Esperava uns 2 minutos e repetia. Na terceira ou quarta vez a glândula desinchou!! Muito obrigada por compartilhar

  5. Eu segui a dica do gelo com o meu Bulldog francês de 7 meses e funcionou.
    Grata pela dica.

  6. O pet teve esse problema e consegui resolver com essa dica do gelo..fico muito grato pela dica;

    Eu segurei ela de lado na cama e coloquei o gelo numa meia limpa e empurrava o olho de cereja e deu certo minha cachorrinha Bulldog Francês de 3 meses

  7. o meu já ta com 8 dias com essa bolinha de cereja ;como faço o uso do gelo ,me responda pf to muito aflita.

  8. Fiz a cirurgia gastei 500,00 e o problema voltou na mesma semana?
    A clinica, quer cobrar novamente pelo serviço, o que devo fazer?

  9. Muito obrigado pela dica do gelo, fiquei super preocupada quando vi no meu pet mais deu certo o gelo solucionou!

  10. Muito obrigado pela sua dica do gelo, obrigada mesmo ajudou muito consegui voltar pro lugar tranquilamente. Dica de utilidade pública, eu já estava desesperada com a possibilidade de uma cirurgia.

  11. Tenho um lhasa apso de 1 ano, e apareceu primeiro em um olhinho e logo depois de uns meses apareceu no outro também.
    fiz uso de colírios e gel, mas nenhum desses resolveu, com o uso desses itens pude observar que a glândula ficou clarinha e quando eu esquecia de passar ou demorava muito para repetir o procedimento vi que ele ficava com as glândulas avermelhadas,irritadas.
    no banho também ele fica com as glândulas irritadas.
    marquei a cirurgia apenas para por a glândula no lugar,foi feito uma avaliação medica tudo indicado pelo o medico veterinario ,logo ele vai estar com os olhinhos limpinhos.

  12. Graças a Deus consegui,estava preocupada com minha cachorrinha ela só tem três meses da raça shytisu.

  13. Tecnica melhor não existe , fiz e resolveu , já estava pensando em cirurgia

  14. Pessoal, acabei fazendo a cirurgia no meu bebê de 6 meses… Horrível! A recuperação é dolorosa… infelizmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.