Dicas

Olho de Cereja

Olho do Cachorro Inchado

Caso os olhos do seu cachorro estejam inchados, procure enxaguar com água limpa e fria e se caso não melhorar procure um veterinário. Nesse post ainda vamos abordar um fator que acomete muitos cachorros braquicefálicos. 

O que é olho de cereja?

olho de cereja bulldog frances

“Olho de cereja” é um termo comum para o prolapso da terceira glândula palpebral. Muitos mamíferos, incluindo os cachorros, tem uma pálpebra “extra” localizada dentro da pálpebra inferior, também conhecida como “membrana nictitante”. A terceira pálpebra serve como uma camada protetora adicional para o olho, especialmente durante a caça ou a luta. Essa terceira pálpebra também contém uma glândula especial que produz uma parte significativa do filme lacrimal protetor do olho, no momento que esta glândula sai, a condição é conhecida como “olho de cereja”.

olho cereja

Olho de Cereja, como acontece?

A terceira glândula palpebral aparece como uma massa vermelha inchada na pálpebra inferior, perto do nariz ou focinho (leva o nome da semelhança de uma cereja). O “olho de cereja” pode ser grande e cobrir uma parte significativa da córnea, ou pode ser pequeno e aparecer apenas periodicamente. Qualquer sinal de “olho de cereja” deve ser levado imediatamente à atenção do seu médico veterinário.

Causas do Olho de Cereja em Cachorros?

A glândula da terceira pálpebra é normalmente ligada na borda inferior do olho por uma ligação fibrosa. Em certas raças de cachorros, acredita-se que essa ligação seja mais fraca e por isso nao vemos o olho de cereja em tantos cachorros. As raças de cachorros que geralmente são afetadas pelo olho de cereja são:

Cocker Spaniels – Bulldogs, Ingleses e FrancesesBoston Terriers, Beagles, Lhasa Apsos, Shih Tzus e outras raças braquicefálicas (clique no link para saber mais).

Olho de Cereja, Tratamento: 

O único tratamento possível para corrigir o olho de cereja é através de cirurgia. É importante tratar o olho de cereja o mais rápido possível, a fim de minimizar danos permanentes ao olho ou à glândula palpebral do seu cachorro. Esse problema pode se tornar grave porque a glândula da terceira pálpebra produz até cinquenta por cento da porção aquosa e isso é muito importante para os olhos. Sem uma produção adequada de lágrimas, é muito mais provável que seu cão desenvolva “olho seco”, o que pode prejudicar seriamente a visão.

Remédio Caseiro para Olho de Cereja

Um belo dia eu estava passeando com o Bam-Bam nosso Bulldog Francês  e ele ofegante como sempre apareceu com o olho de cereja, eu fiquei apavorado pois nunca tinha visto nada parecido, o cachorro parece não sentir dor, nós que somos donos sofremos só de olhar. Corri para o congelador, peguei um cubo de gelo e embrulhei com um pano limpo e pressionei com o gelo e com o pano a glândula para dentro. Pressionava a cada 5 segundos, o Bam-Bam ficou tranquilo, a glândula voltou ao normal e ele nunca mais apareceu com o olho de cereja.  Funcionou comigo, mas em muitos casos o olho de cereja pode voltar e ai você deve conversar com seu veterinário.

Olho cereja depois da Cirurgia:

Na maioria dos casos, a glândula retorna à função normal dentro de algumas semanas após a cirurgia. Muitos animais de estimação que têm um prolapso em um olho acabarão experimentando um prolapso no olho oposto, isso pode acontece e talvez você terá que fazer duas cirurgias. A substituição cirúrgica da terceira glândula palpebral é sempre a primeira escolha de tratamento devido ao risco de desenvolver “olho seco” se a glândula for removida cirurgicamente.

*Alguns gatos como birmaneses e persas também são relatados como “olhos de cereja”.

Ler e Compartilhar:

Qual cachorro mais bonito do mundo?

20 Motivos para Amar um Bulldog Frances!

Tatuagens Lindas de Cachorros!

Categorias:Dicas, Meu Dog, Saúde de Cachorro

Marcado como:,

1 resposta »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.