Raças de Gato

Gato Birmanês

Com olhos cor de safira e um lindo amontoado de pelos sedosos em tons de dourado, é impossível não se encantar com a beleza do Gato Birmanês ou Sagrado da Birmânia, como também é conhecido!

Gato Birmanês close



Fotos de Gatos Birmanês

Historia e Origem

Não se sabe com certeza a história do Gato Birmanês, mas segundo uma lenda eles foram abençoados por uma deusa com uma beleza notável em agradecimento à fidelidade e devoção dos gatos aos sacerdotes Kittah dos templos da antiga Birmânia (atual Myanmar).
Daí viria o outro nome pelo qual são conhecidos: Sagrados da Birmânia.

Uma teoria afirma que eles teriam nascido do cruzamento de Siameses com Angorás ou Persas na Ásia, mas não se sabe quando; outra seria de que os gatos foram criados na França por dois europeus que teriam ganhado um casal de gatos vindos da Ásia em 1919.
O macho não resistiu à viagem mas a fêmea chegou a França grávida e a partir de então, o Birmanês se estabeleceu por lá.

Gato Birmanês close

No início dos anos 20 o Birmanês foi exibido e reconhecido pela primeira vez na França.
Em 1959, foram importados pelos EUA e obtiveram o reconhecimento da Cat Fanciers Association em 1967.
No Reino Unido o reconhecimento ocorreu um ano antes, em 1966.
Além da CFA, a raça também é reconhecida pela American Cat Fanciers Association, Canadian Cat Association, Cat Fanciers Federation e The International Cat Association.

Títulos não faltam pra esses gatinhos!

Advertisement

Comportamento e Características

O Birmanês é um gato super dócil e costuma ser mais quietinho, mas sempre devoto aos seus donos, assim como seus ancestrais eram aos sacerdotes.

Muito inteligente e curioso, ele ama explorar todos os cantos dos lugares e as vezes pode acabar ficando preso em locais mais escondidos, por isso, é sempre bom ficar de olho!

Diferente do Gato Siamês, o Birmanês tem um miado baixo e discreto, mas sempre presente quando ele quiser ser alimentado ou chamar a atenção pra receber um carinho ou ser pego no colo como um eterno filhote.

O Gato Birmanês é uma ótima escolha pra famílias e pra quem tem outros pets com quem ele possa interagir!

Qual o tamanho do Gato Birmanês?

Esse é o tamanho médio do Birmanês:  20  à 25 cm de altura e 33 à 46 cm de comprimento.

O Birmanês geralmente pesa  por volta de 5,5 kgs.

Gato Birmanês medidas

Saúde

Tanto os gatos com pedigree quanto os mestiços têm incidências variadas de problemas de saúde que podem ser de natureza genética. 

Gato Birmanês

Alguns problemas que podem afetar o gato Birmanês são:

– Hipotricose congênita,
– dermóide da córnea,
– degeneração espongiforme,
– disfunção renal.

Quantos anos vive um gato Birmanês?

Em média, o gato Birmanês vive entre 12 e 16 anos.

Com a castração, a tendência é que ele possa viver mais, pois ela evita uma série de doenças letais.

Veja aqui os benefícios da castração no seu gato. 

Dicas e Cuidados

É uma boa ideia manter o seu Birmanês dentro de casa para que ele fique protegido de doenças que poderia pegar de outros gatos, além de outros perigos das ruas.

Outro fator é o quanto o Birmanês chama a atenção, e com isso, pode acabar se tornando um alvo fácil de quem gostaria de ter este lindo gato sem comprá-lo de um criador confiável ou adotá-lo corretamente, o que pode incentivar maus criadores e maus tratos!

– Corte as unhas a cada duas semanas, se possível.

– Verifique as orelhas semanalmente, se estiverem sujas, limpe com uma bola de algodão ou um pano macio e úmido em água morna. Não use cotonetes, pois podem danificar o interior do ouvido e da orelha.

– Mantenha a caixa de areia o mais limpa possível, isto irá evitar que seu gato espalhe sua sujeira pela casa e, também que ele mesmo fique sujo.

– Escove os dentes para prevenir doenças periodontais. A higiene dental diária é melhor, mas a escovação semanal já ajuda bastante.

Cores e cuidados com os pelos

O Birmanês possui uma pelagem longa, mas com uma textura sedosa, sendo necessário escová-lo uma vez por semana, para remover os pelos mortos e espalhar a oleosidade natural da pele.
Seus pelos costumam cair mais durante a primavera, sendo a melhor época pra os banhos, que vão ajudar a tirar seu excesso de pelos. O pelo do Birmanês costuma formar um lindo colar no pescoço, onde os pelos são mais longos.
Gato Birmanês pose

O Gato Birmanês possui um padrão de cores chamado colorpoint, igual ao Siamês. Isso significa que nas extremidades (focinho, orelhas, patas e cauda) os pelos são mais escuros que o restante do corpo.

Essas cores são conhecidas como Seal point (extremidades cinza escuro ou pretas), Blue point (extremidades azuis), Chocolate point (extremidades cor chocolate) e Lilac point (extremidades de cor cinza com tons de lilás).

Veja abaixo algumas das variações de cores em que o Birmanês pode ser encontrado:

Gato Birmanês Seal point

Gato Birmanês sealpoint

Gato Birmanês Blue point

Gato Birmanês Bluepoint

Gato Birmanês Chocolate point

Gato Birmanês chocolatepoint

Gato Birmanês Lilac point

Gato Birmanês lilacpoint

Curiosidades

No mundo da moda, a raça Birmanês é uma antiga conhecida. A gata mais mimada e fashion do mundo, Choupette, pertenceu ao designer Karl Lagerfeld , famoso por trabalhar na Channel e outras marcas luxuosas, que faleceu em 2019. Ela tem até redes sociais: @choupetteofficiel
A gatinha mora em Paris e vive hoje com familiares do estilista, além de ter uma babá e um agente próprio! Vida boa hein?!

Gato Birmanês Choupette Lagerfeld

Outra gatinha da raça que vive uma vida plena na França é Fa-raon.
Ela é uma das grandes atrações do luxuoso hotel Le Bristol em Paris onde vive e tem até sua própria suíte, chique não?

Gato Birmanês Fa-raon Le Bristol

O Gato Birmanês é considerado um dos melhores gatos para donos de primeira viagem e famílias com crianças, já que possui um temperamento dócil e costuma ser mais comportado que outros felinos.
Gato Birmanês brincando

Categorias:Raças de Gato

Marcado como:,