Raças de Gato

Gato Burmês

Com uma pelagem brilhante, olhos dourados, inteligência e doçura, o Gato Burmês concentra as melhores qualidades dos seus ancestrais Siamêses e encanta facilmente até quem diz não gostar de felinos.

Gato Burmes pose



Fotos de Gatos Burmês

Historia e Origem

O Gato Burmês teria sua origem em gatos de cor acobreada que viviam em templos e palácios mantidos por sacerdotes na Tailandia, porém oficialmente a raça começou a se estabelecer nos EUA quando o médico da marinha, dr. Dr. Joseph Cheesman Thompson, trouxe a gata Wong Mau para o país e ela cruzou com um gato Siamês, por volta de 1932. Assim nasceram gatos de cor marrom, que foram estabelecidos como a cor oficial do Burmês.

Gato Burmes olhos dourados

A Cat Fanciers Association passou a registrar a raça em 1936, mas em 1947 os registros foram interrompidos pois alguns criadores ainda utilizavam gatos siameses para obterem o Burmês. Em 1953, a criação da raça “natural” foi retomada.

Com o passar do tempo, gatos de cor cinza azulado e cinza com tons de lilás foram adicionados ao padrão da raça, e mais tarde, os de cor avermelhada também. Em 1979, a The International Cat Association (TICA) reconheceu a raça oficialmente.

Comportamento e Características

Assim como seu ancestral Siamês, o gato Burmês é charmoso e determinado, enérgico e amigável, a diferença entre eles é que o Burmês possui um miado é doce e suave. O Burmês não gosta de ficar sozinho, por isso é uma opção melhor para pessoas que passem mais tempo em casa ou que possuam outro bicho de estimação pra lhe fazer companhia, de preferência outro gato.

Esta raça costuma ser bem curiosa e vai conhecer cada cantinho do seu lar, além de estar sempre perto do dono observando cada movimento. Outra característica forte é sua inteligência e vontade de brincar, seja perseguindo objetos ou fazendo truques pra se mostrar pra quem estiver ao seu redor.

Por ser muito inteligente, é fácil ensinar truques ao Burmês e condicioná-lo a andar por aí numa coleira ou até mesmo passear de carro.

Nos momentos mais tranquilos ele vai estar com o dono deitado pronto pra receber carinho ou procurar o colo mais próximo disponível, conquistando até quem não é fã de felinos.

As fêmeas costumam ter personalidade mais forte e estar no comando, enquanto os machos tem um estilo mais tranquilo e se alegram com qualquer situação.

Qual o tamanho do Gato Burmês?

Esse é o tamanho médio do Burmês:  25  à 30 cm de altura e 38 à 46 cm de comprimento.

O Burmês geralmente pesa  por volta de 3,5 à 5,5 kgs.

Gato Burmes medidas

Saúde

Tanto os gatos com pedigree quanto os mestiços têm incidências variadas de problemas de saúde que podem ser de natureza genética. 


Gato Burmes atentoAlguns problemas que podem afetar o gato Burmês são:

– Gengivite,
– sensibilidade à anestesias,
– doenças relacionadas aos olhos,
– doenças relacionadas aos ossos.

Quantos anos vive um gato Burmês?

Em média, o gato Burmês vive entre 10 e 16 anos.

Com a castração, a tendência é que ele possa viver mais, pois ela evita uma série de doenças letais.

Veja aqui os benefícios da castração no seu gato. 

Dicas e Cuidados

É uma boa ideia manter o seu Burmês dentro de casa para que ele fique protegido de doenças que poderia pegar de outros gatos, além de outros perigos das ruas.

Outro fator é o quanto o Burmês chama a atenção, e com isso, pode acabar se tornando um alvo fácil de quem gostaria de ter este lindo gato sem comprá-lo de um criador confiável ou adotá-lo corretamente, o que pode incentivar maus criadores e maus tratos!

– Corte as unhas a cada duas semanas, se possível.

– Verifique as orelhas semanalmente, se estiverem sujas, limpe com uma bola de algodão ou um pano macio e úmido em água morna. Não use cotonetes, pois podem danificar o interior do ouvido e da orelha.

– Mantenha a caixa de areia o mais limpa possível, isto irá evitar que seu gato espalhe sua sujeira pela casa e, também que ele mesmo fique sujo.

– Escove os dentes para prevenir doenças periodontais. A higiene dental diária é melhor, mas a escovação semanal já ajuda bastante.

Cores e cuidados com os pelos

O Burmês possui uma pelagem curta e macia, por isso, o cuidado e manutenção são fáceis, sendo necessário escová-lo uma vez por semana, para remover os pelos mortos e espalhar a oleosidade natural da pele, assim, os banhos são raramente necessários.

Gato Burmes dupla

O Gato Burmês possui um padrão de cores sólidas (únicas) como marrom, cinza azulado, creme, cinza com lilás e vermelho além do padrão e Tortie (casco de tartaruga).


Veja abaixo algumas das variações de cores em que o Burmês pode ser encontrado:

Gato Burmês marrom (chocolate)

Gato Burmes chocolate

Gato Burmês vermelho

Gato Burmes vermelho

Gato Burmês lilás

Gato Burmes lilás

Gato Burmês azul 

Gato Burmes Azul

Gato Burmês creme

Gato Burmes creme

Gato Burmês Tortie (casco de tartaruga)

Gato Burmes tortie

 

Curiosidades

A cor original da pelagem do Gato Burmês quando jovem, apresenta as pontas (cabeça, patas e cauda) mais claras, assim como o gato Siamês mas essa diferença de cor vai diminuindo com o tempo até que se torne um degradê quase imperceptível.

Gato Burmes pose

O Gato Burmês pode enganar e aparentar ser frágil, mas por baixo dessa “casca” ele apresenta um corpo musculoso e surpreende quem o pega no colo esperando por um gato leve como a maioria. Em inglês dizem que eles são “bricks wrapped in silk”, algo como tijolos embrulhados com seda – em tradução livre.

Gato Burmes forte

Apesar de ser conhecido pelos marcantes olhos dourados, o Gato Burmês também podem nascer com olhos verdes ou azuis devido a interferência da ancestralidade dos Siameses
De qualquer forma, qualquer par desses, será lindo!

Gato Burmes olhos azuis               Gato Burmes olhos verdes

O nome Burmês vem de sua raiz Tailandesa e significa algo como “belo, afortunado e de aparência esplêndida“. Alguma duvida?

Gato Burmes pose

 

Categorias:Raças de Gato

Marcado como:,