Como o próprio nome destaca, a aparência desse gatinho é mais “selvagem“, com uma pelagem robusta como a de um leão e um olhar marcante. Um gato que ama sua família mas não é do tipo que irá demandar atenção todo o tempo.
Apesar da aparência intimidante, é uma das raças mais meigas e carinhosas do mundo dos felinos!
O que você deseja saber?
- 1000 Nomes para Colocar no seu Gato
- Qual a melhor ração para o seu Gato?
- Quanto Custa o Gato Norueguês da Floresta
Fotos do Gato Norueguês da Floresta
Historia e Origem
Segundo uma lenda mitológica de milhares de anos, o Gato Norueguês faz parte de um conto de fadas onde a deusa nórdica do amor chamada Freya, tem sua carruagem levada por gatos gigantes da raça.
A origem real é incerta e algumas hipóteses incluem: descendência de gatos turcos de pelos compridos levados por guerreiros escandinavos para a Noruega, parentesco com o gato siberiano da Rússia ou simplesmente resultado de cruzamentos naturais.
O que se sabe é que estes gatos conhecidos como “scogcatt” – palavra norueguesa para gato da floresta – sobreviveu por muito tempo como caçador de ratos para camponeses e fazendeiros.
Em 1938 eles foram exibidos numa exposição de gatos, o que seria o início para sua criação “oficial”, mas com a segunda guerra mundial, os gatos foram praticamente exterminados e só em 1977 eles foram registrados como uma raça pela Federação Internacional de Felinos da Europa. Após dois anos, um casal de gatinhos foi exportados para os EUA e desde então a raça foi se tornando cada vez mais popular.
Comportamento e Características
O gato Norueguês da Floresta é um pet que adora ficar próximo à sua família sem ser carente e pedir colo ou carinho o tempo todo; pra ele estar junto é o suficiente. Ele gosta de carinho por um tempo mas costuma ser mais reservado, especialmente com pessoas de fora.
O Norueguês não é um gato que mia muito, somente quando quiser algo de verdade e, mesmo assim seu miado é discreto.
Quando não estiver quieto descansando, este felino vai provavelmente estar escalando algum ponto alto dentro de casa graças à sua herança de gato selvagem. Além disso, quem tem aquário dentro de casa deve tomar cuidado para que o seu Norueguês da Floresta não tente pescá-lo ou no mínimo fazer alguma bagunça na água.
Qual o tamanho do Gato Norueguês da Floresta?
Esse é o tamanho médio do Norueguês da Floresta: 23 à 30 cm de altura e 30 à 46 cm de comprimento.
Ele é um dos maiores gatos existentes!
O Norueguês da Floresta geralmente pesa por volta de 3 kgs à 6 kgs.
Saúde
Tanto os gatos com pedigree quanto os mestiços têm incidências variadas de problemas de saúde que podem ser de natureza genética.
Alguns problemas que podem afetar o gato Norueguês da Floresta são:
– Doenças do armazenamento do glicogênio (doença que afeta o metabolismo da glicose)
– Cardiomiopatia hipertrófica (desenvolvimento excessivo de um músculo do coração),
– Doença renal policística e
– Displasia retiniana (defeito que causa manchas na retina).
Quantos anos vive um gato Norueguês da Floresta?
Em média, o gato Norueguês da Floresta vive entre 14 e 16 anos.
Com a castração, a tendência é que ele possa viver mais, pois ela evita uma série de doenças letais.
Veja aqui os benefícios da castração no seu gato.
Dicas e Cuidados
É uma boa ideia manter o seu Norueguês da Floresta dentro de casa para que ele fique protegido de doenças que poderia pegar de outros gatos, além de outros perigos das ruas.
Outro fator é o quanto o Norueguês da Floresta chama a atenção, e com isso, pode acabar se tornando um alvo fácil de quem gostaria de ter este lindo gato sem comprá-lo de um criador confiável ou adotá-lo corretamente, o que pode incentivar maus criadores e maus tratos!
– Corte as unhas a cada duas semanas, se possível.
– Verifique as orelhas semanalmente, se estiverem sujas, limpe com uma bola de algodão ou um pano macio e úmido em água morna. Não use cotonetes, pois podem danificar o interior do ouvido e da orelha.
– Mantenha a caixa de areia o mais limpa possível, isto irá evitar que seu gato espalhe sua sujeira pela casa e, também que ele mesmo fique sujo.
– Escove os dentes para prevenir doenças periodontais. A higiene dental diária é melhor, mas a escovação semanal já ajuda bastante.
Cores e cuidados com os pelos
O Norueguês da Floresta possui uma pelagem longa e espessa, que pode ser mantida com escovadas uma ou duas vezes por semana, para remover os pelos mortos e espalhar a oleosidade natural da pele.
Banhos são raramente necessários pois seus pelos são impermeáveis.
O Gato Norueguês da Floresta pode ser encontrado em praticamente todos os padrões de cores.
Veja abaixo algumas das variações de cores em que o Norueguês da Floresta pode ser encontrado:
Gato Norueguês da Floresta Preto
Gato Norueguês da Floresta cinza
Gato Norueguês da Floresta creme
Gato Norueguês da Floresta Tabby (malhado)

Gato Norueguês da Floresta Tortie (casco de tartaruga)
Curiosidades
Por ter sua origem em terras muito frias, os pelos do Gato Norueguês da Floresta acabaram se desenvolvendo como uma capa térmica protetora, por isso são longos e impermeáveis.
Durante seu reinado, o rei Olaf V da Noruega deu ao Norueguês da Floresta o título de Gato Oficial do país, o que impulsionou ainda mais a fama do felino.
Em 2017, um “gatinho” brasileiro da raça, chamado Mingus, ganhou um título mundial pela sua beleza dentro da raça, competindo com mais de 600 gatos de vários países. Olhando a foto, dá pra entender o motivo do prêmio!
Leia mais:
Categorias:Raças de Gato