Pouco conhecido no Brasil, o Gato Singapura vai chamar sua atenção por algumas características físicas logo de cara: é um dos menores gatos existentes, têm olhos e orelhas grandes e sua cor principal é o sépia (cor “envelhecida” em fotos antigas).Além destas características, é um gato que ama a família e é muito fiel aos seus “humanos”, adora brincar e é uma ótima cia.
O que você deseja saber?
- 1000 Nomes para Colocar no seu Gato
- Qual a melhor ração para o seu Gato?
- Qual o preço do Gato Singapura?
Fotos de Gatos Singapura
Historia e Origem
A origem do Gato Singapura vem dos anos 70 quando dois americanos se encantaram por gatinhos na cidade de Singapura, no Sudeste Asiático. Eles levaram alguns dos gatos para os EUA e começaram sua criação para desenvolver uma nova raça.
Anteriormente na Ásia, estes gatinhos eram praticamente rejeitados mas após seu sucesso nos EUA, a República de Singapura passou a usar a raça em campanhas publicitárias pra promover o turismo por lá, e em 1991 o gatinho virou mascote e tesouro nacional.
Em 1988 a Cat Fanciers Association reconheceu a raça e posteriormente as outras principais associações seguiram o mesmo caminho.
Comportamento e Características
O Gato Singapura tem um miado proporcional ao seu tamanho pequenino mas sua presença não é menos notada por isso.
Ele tem uma personalidade bem divertida e gosta muito de pular e chamar atenção brincando por aí, desde pequeno até a idade adulta. Esta raça costuma ser bastante ligado aos seus donos e ama interagir com outras pessoas, mesmo que não sejam de sua “família”.
Nos dias mais frios especialmente, ele é um ótimo parceiro para se aconchegar e fazer cia. embaixo das cobertas.
É um gatinho ótimo para famílias e convive bem com outros bichos de estimação.
Qual o tamanho do Gato Singapura?
Esse é o tamanho médio do Singapura: 15 à 20 cm de altura e 23 à 30 cm de comprimento.
O Singapura geralmente pesa por volta de 2 kgs à 4 kgs.
Saúde
Tanto os gatos com pedigree quanto os mestiços têm incidências variadas de problemas de saúde que podem ser de natureza genética.
Alguns problemas que podem afetar o gato Singapura são:
– Deficiência de Piruvato Quinase (doença causada por deficiência de enzima importante para o metabolismo)
– Parto difícil devido ao tamanho das fêmeas.
Quantos anos vive um gato Singapura?
Em média, o gato Singapura vive entre 11 e 15 anos.
Com a castração, a tendência é que ele possa viver mais, pois ela evita uma série de doenças letais.
Veja aqui os benefícios da castração no seu gato.
Dicas e Cuidados
É uma boa ideia manter o seu Gato Singapura dentro de casa para que ele fique protegido de doenças que poderia pegar de outros gatos, além de outros perigos das ruas.
Outro fator é o quanto o Singapura chama a atenção, e com isso, pode acabar se tornando um alvo fácil de quem gostaria de ter este lindo gato sem comprá-lo de um criador confiável ou adotá-lo corretamente, o que pode incentivar maus criadores e maus tratos!
– Corte as unhas a cada duas semanas, se possível.
– Verifique as orelhas semanalmente, se estiverem sujas, limpe com uma bola de algodão ou um pano macio e úmido em água morna. Não use cotonetes, pois podem danificar o interior do ouvido e da orelha.
– Mantenha a caixa de areia o mais limpa possível, isto irá evitar que seu gato espalhe sua sujeira pela casa e, também que ele mesmo fique sujo.
– Escove os dentes para prevenir doenças periodontais. A higiene dental diária é melhor, mas a escovação semanal já ajuda bastante.
Cores e cuidados com os pelos
O Singapura possui uma pelagem curta e lisa, que pode ser facilmente mantida com uma escovação semanal, para remover os pelos mortos e espalhar a oleosidade natural da pele. Banhos são raramente necessários.
O Gato Singapura pode ser encontrado numa cor chamada “sépia agouti”, que apresenta um fundo cor marfim com pontos marrom escuro nos pelos, o que torna a cor quase que exclusiva.
Além desta mistura de cores, existem mais algumas.
Veja abaixo algumas das variações de cores em que o Singapura pode ser encontrado:
Curiosidades
A raça Singapura é considerada a menor raça de gatos domésticos atualmente.
Veja como ele fica em comparação ao gato Maine Coon, uma das maiores raças existentes:
Em Singapura, a raça é mais conhecida pelo nome “Kucinta“, que na língua oficial do país – a Malaia – é a junção das palavras “gato” (kuching) e “amor” (cinta).
Quando os gatinhos foram nomeados mascotes do turismo local em 1991, cerca de 15 estátuas da raça foram colocadas na margem do rio Singapura. Com o tempo elas acabaram sendo roubadas ou vandalizadas.