Gato Siberiano

Gato siberiano

Com um nome destes, já dá pra imaginar um gato bem peludo e de aparência elegante, né?
Pois o Gato Siberiano é exatamente assim!

Vindo de uma área fria e florestal siberiana, este gatinho é do tipo que gosta de ficar grudado em seus donos em vez de de fazer bagunça.
Gato siberiano

São gatos super carinhosos e apesar de não serem tão ativos, gostam de brincadeiras mais tranquilas dentro de casa com sua família. Eles irão seguir o dono o tempo todo, especialmente quando estiver mais friozinho e eles quiserem ficar aninhados.



Fotos de Gatos Siberianos

Historia e Origem

Os Gatos siberianos são conhecidos há mais de 1.000 anos no folclore russo, mas foram registrados oficialmente anos atras. 
Segundo conta a história, eles teriam sido levados para a Sibéria por imigrantes e ao se adaptar ao frio do local, transformou o Gato siberiano de pelo longo que conhecemos hoje.

Como a maioria dos gatos mais antigos, eles eram famosos por caçarem ratos nas plantações de fazendas.

A raça chegou aos EUA em 1990 e foi reconhecida pela The International Cat Association em 1996. A American Cat Fanciers Association aceitou a raça em 1999 e depois a Cat Fanciers Association, em 2006.

Atualmente, a raça tem ganhado mais popularidade graças a sua fama de ser hipoalergênica devido a baixa produção de uma proteína causadora de alergias, a Fel d 1.

Comportamento e Características

O Gato Siberiano é muito afetuoso e vai seguir os donos boa parte do tempo. Se ele ficar sozinho por um período de tempo, tenha certeza que você será muito bem recebido, com direito a miadoscarinhos e muitos ronronados.

Além de carinhoso, ele é muito esperto e vai gostar de brincadeiras que estimulem seu cérebro como truques por exemplo. Mas cuidado: ele também adora derrubar e brincar com objetos pequenos que possam estar “dando sopa” pela casa. 

Gato siberiano filhote

Por sua origem ser de uma região de floresta e seu instinto de caça e pesca, ele gosta bastante de água e você poderá encontrar ele abrindo torneiras, brincando em poças por aí ou até mesmo em locais mais difíceis de chegar, já que os siberianos são bem ágeis.

Qual o tamanho do Gato Siberiano?

Esse é o tamanho médio do Siberiano: entre 23 e 28 cm de altura e 38 cm  e 46 cm de comprimento.

O Siberiano geralmente pesa entre 5kgs e 6kgs.

Gato siberiano medidas

Saúde

Tanto os gatos com pedigree quanto os mestiços têm incidências variadas de problemas de saúde que podem ser de natureza genética.
Os problemas que podem afetar o Gato siberiano incluem a Cardiomiopatia hipertrófica.

Quantos anos vive um gato Siberiano?

Em média, o gato Siberiano vive entre 18 e 20 anos.

Gato siberiano olhar

Com a castração, a tendência é que ele possa viver mais, pois ela evita uma série de doenças letais.
Veja aqui os benefícios da castração no seu gato. 

Dicas e Cuidados

É uma boa ideia manter o Siberiano dentro de casa para que ele fique protegido de doenças que poderia pegar de outros gatos além de outros perigos das ruas.

Outro fator é o quanto o Siberiano pode chamar atenção, e fora de casa corre o risco de ser capturado por alguém que gostaria de ter este lindo gato sem pagar, ou adotá-lo corretamente, incentivando maus criadores.

O crescimento do Siberiano leva geralmente um ano e meio, por isso, é comum alimentá-lo com comida própria para filhotes durante esse tempo para que ele seja nutrido de forma correta.

– Corte as unhas a cada duas semanas, se possível.

– Limpe os cantos dos olhos com um pano limpo e úmido para remover qualquer secreção. (Use uma área separada do pano para cada olho para não correr o risco de espalhar qualquer infecção.)

– Verifique as orelhas semanalmente, se estiverem sujas, limpe com uma bola de algodão ou um pano macio e úmido em água morna. Não use cotonetes, pois podem danificar o interior do ouvido e da orelha.

– Mantenha a caixa de areia o mais limpa possível, isto irá evitar que seu gato espalhe sua sujeira pela casa e, também que ele mesmo fique sujo.

– Escove os dentes para prevenir doenças periodontais. A higiene dental diária é melhor, mas a escovação semanal já ajuda bastante.

Gato siberiano red

Cores e cuidados com os pelos

O pelo grosso e liso é característico do gato Siberiano devido a sua origem de região muito fria. Ele é revestido por uma camada tripla, são composta por um pelo protetor exterior,  uma camada intermediária e um sub-pelo felpudo.

O pelo precisa ser bem cuidado e escovado com frequência para evitar que fique emaranhado.
Durante a primavera e o outono, o pelo pode cair em maior quantidade, e nessa época é bom escová-lo mais vezes. Os banhos são necessários com pouquíssima frequência pois seus pelos são altamente impermeáveis e demoram bastante pra secar.

O Siberiano pode ser encontrado em diversas cores. O padrão é composto por branco, fumaça (smoke) e azulado (blue). Além destas cores, podem ser misturados com vermelho, cinza e marrom.

Veja abaixo algumas das variações que podem ser encontradas:

Gato Siberiano Branco

Gato siberiano branco

Gato Siberiano Blue (azulado)

Gato siberiano azul

Gato Siberiano Cinza Escuro

Gato siberiano cinza escuro

Gato Siberiano Malhado (Tabby)

Gato siberiano malhado

Gato Siberiano Smoke (fumaça)

Gato siberiano fumaça

Gato Siberiano Preto

Gato siberiano preto

Curiosidades

Os gatos siberianos são considerados hipoalergênicos pois não produzem a proteína FelD1, responsável por 80% das alergias aos animais.

Sua pelagem grossa e resistente chega a suportar temperaturas de até 30 graus abaixo de zero.

No cinema, o ator Kevin Spacey é “transformado” num siberiano no filme “Virei um gato“, no qual foram usados 5 gatinhos para viver Mr. Fuzzypants.

Gato Siberiano filme