Raças de Gato

Gato Azul Russo

Com hipnotizantes olhos verdes, além de um físico atlético e andar elegante, o gato Azul Russo vai chamar sua atenção sem dificuldade!

Além de lindo, é um gato muito dócil e inteligente!

Gato Azul Russo pose

Conhecido por sua pelagem de tom azul acinzentado, o gato Azul Russo é considerado raro, mas com certeza é uma raça que vale a pena considerar pra quem estiver pensando em ter um gatinho companheiro e leal.



Fotos de Gatos Azul Russo

Historia e Origem

Não se sabe ao certo sobre a origem do gato Azul Russo, mas acredita-se que eles nasceram na cidade portuária de Arkhangelsk, na Russia. Os indícios levam a acreditar que ele tenha vindo de um local frio pois seu pelo é bem espesso, o que serve de proteção para baixas temperaturas.

O que se sabe é que a raça é natural, ou seja, não teve interferência de humanos na sua criação. Seu desenvolvimento ocorreu basicamente na Grã Bretanha e na Escandinávia, quando as exibições de gatos se tornaram populares, no fim do século XIX.

Em 1875, na sua primeira aparição na famosa exposição de gatos do Crystal Palace em Londres, ele foi chamado de “Gato Arcanjo” pois diziam que ele tinha nascido na ilha Archangel (Arcanjo) na Rússia.

Os gatos encantaram rapidamente com a beleza de sua cor e o brilho de seus pelos.

Então, em 1890, uma criadora de gatos britânica começou a importar os gatos e a estabelecer o padrão que conhecemos hoje, separado de outros gatos de cor azul da época.

Em 1912, o Governing Council of the Cat Fancy, no Reino Unido, reconheceu a raça.


Gato Azul Russo close 

Como ocorrido com muitas raças, a segunda guerra mundial quase acabou com o gato Azul Russo mas alguns criadores conseguiram cruzar outras raças com os gatinhos que sobreviveram, até que conseguiram trazer de volta o padrão original.

Nos EUA, a raça chegou por volta de 1900 mas ficou forte em 1947, após a guerra, e então passou a ser reconhecida por várias associações.

Comportamento e Características

O Gato Azul Russo é gentil e tranquilo, mas essas não são as características principais dele.

Ele gosta bastante de brincar, pular e escalar por aí, e gosta muito de brincadeiras com os donos, a quem são extremamente leais e fiéis. Com outras pessoas, dificilmente ele irá interagir, isso se estiver por perto, pois costuma ficar mais recluso nesses momentos.

Durante a ausência dos donos, o Azul Russo sabe se divertir sozinho mas não tem a fama de fazer muita bagunça, o que é muito positivo pra quem mora sozinho ou famílias que passam muito tempo fora de casa.

Gato Azul Russo charme

O gato Azul Russo  gosta mais de ambientes tranquilos e de uma rotina constante, com horários certos pra refeições, por exemplo. É bem provável que ele se torne seu despertador também, especialmente se for a hora da refeição dele.

Se essas condições forem possíveis, você terá um gatinho amável e fiel ao seu lado!

Qual o tamanho do Gato Azul Russo?

Esse é o tamanho médio do Azul Russo:  25 cm de altura e 46 cm de comprimento.

O Azul Russo geralmente pesa entre 3 kgs e 7 kgs.

Gato Azul Russo medidas

Saúde

Tanto os gatos com pedigree quanto os mestiços têm incidências variadas de problemas de saúde que podem ser de natureza genética.

O Azul Russo no entanto, não apresenta pré-disposição para nenhuma doença. 

Porém, é bom dar uma atenção especial ao seu peso pois eles podem apresentar uma leve tendência a engordar.

Quantos anos vive um gato Azul Russo?

Em média, o gato Azul Russo vive entre 10 e 15 anos.

Com a castração, a tendência é que ele possa viver mais, pois ela evita uma série de doenças letais.
Veja aqui os benefícios da castração no seu gato. 

Dicas e Cuidados

É uma boa ideia manter o Azul Russo dentro de casa para que ele fique protegido de doenças que poderia pegar de outros gatos, além de outros perigos das ruas.

Outro fator é o quanto o Azul Russo chama atenção, e com isso, pode acabar se tornando um alvo fácil de quem gostaria de ter este lindo gato sem comprá-lo de um criador confiável ou adotá-lo corretamente, incentivando maus criadores e maus tratos!

– Corte as unhas a cada duas semanas, se possível.

Verifique as orelhas semanalmente, se estiverem sujas, limpe com uma bola de algodão ou um pano macio e úmido em água morna. Não use cotonetes, pois podem danificar o interior do ouvido e da orelha.

– Mantenha a caixa de areia o mais limpa possível, isso irá evitar que seu gato espalhe sua sujeira pela casa e, também que ele mesmo fique sujo.

– Escove os dentes para prevenir doenças periodontais. A higiene dental diária é melhor, mas a escovação semanal já ajuda bastante.

Cores e cuidados com os pelos

O gato Azul Russo possui uma pelagem espessa, por isso, o pelo dele deve ser cuidadosamente penteado duas vezes por semana pelo menos e os banhos podem ser nas épocas de maior queda de pelos.

O Gato Azul Russo, como o próprio nome diz, possui uma cor conhecida como azul, em termos mais técnicos.

Popularmente, podemos dizer que se trata de uma cor azulada com pontas prateadas.

Algumas associações na Austrália e na Nova Zelândia são mais maleáveis em relação ao padrão de cores do Azul Russo e consideram preto e branco como possíveis cores também.

Veja abaixo algumas das variações que podem ser encontradas:

Gato Azul Russo Original

Gato Azul Russo deitado

Gato Azul Russo Preto

gato russo azul

Gato Azul Russo Branco

Gato Azul Russo branco

Curiosidades

Uma informação que não é confirmada porém é bastante compartilhada é a de que o gato Azul Russo seria hipoalergênico. Por isso, é necessário confirmar com o criador caso você tenha a intenção de adquirir um pensando nisso.

Uma lenda do folclore russo conta que certa vez, os gatos da raça Azul Russo curaram um príncipe que estava doente e por isso eram considerados amuletos de boa sorte e cura.

Já na literatura, na série de livros “Gatos Guerreiros” (Warrior Cats),  “Bluestar”, uma gata Azul Russo é uma das personagens.

Pra quem curte quadrinhos e gatos, a HQ americana “Two Lumps” conta a vida de dois irmãos da raça Azul Russo, Snooch e Ebenezer, pelo ponto de vista deles.
É escrita e desenhada por Mel Hynes e James L. Grant.

 

Categorias:Raças de Gato

Marcado como:,