Raças de Gato

Gato Chartreux

O Gato Chartreux é um daqueles gatinhos que chama a atenção pela perfeição da beleza e do charme, além de uma personalidade super dócil.

Seu formato natural é todo arredondado como se ele fosse tosado religiosamente toda semana, a cor cinza azulada e brilhante é difícil de ser descrita e pra finalizar, seu olhar meigo completa o charme desses gatinhos.

Gato Chartreux deitado



Fotos de Gatos Chartreux

Historia e Origem

Para aqueles que gostam de lendas, os Gatos Chartreux teriam sido companheiros dos membros de  uma ordem religiosa francesa chamada (em português) de Ordem dos Cartuxos, por volta de 1080, mas não existe nenhuma comprovação real desta lenda.

A origem mais provável destes gatinhos seria na França, durante o século 18, onde eram utilizados principalmente para caçar ratos; porém, não se sabe quando a raça realmente começou a ser criada.

Uma referência à raça foi encontrada num dicionário de comércio francês (Savvary of Brusion) de 1723, onde os gatos eram associados também ao comércio de suas peles. Eles eram descritos como o “Gato da França” e seu nome oficial em latim ficou conhecido como Felis catus coeruleus, que significa gato azul.

Gato Chartreux história

Somente por volta de 1930, após a segunda guerra, os gatinhos passaram a ser criados como animais de estimação e para exibições, e assim um padrão foi estabelecido para a raça.

Em 1970 o Chartreux foi importado pelos EUA e em 1987 a raça foi reconhecida pela Cat Fanciers Association. Hoje em dia, eles são reconhecidos pelas principais associações de felinos.

Comportamento e Características

Não diferente de outras raças, o dia perfeito para o Chartreux se resume à sonecas, brincadeiras e refeições intercaladas.

Este gatinho tem uma personalidade fácil e divertida, ele gosta de brincar mesmo que sozinho e é bastante comunicativo a seu modo, mais contido. Por este motivo, o dono do Chartreux precisa estar atento pra poder observar seu comportamento.

Quando não está brincando, ele vai estar perto de seus donos, observando seus movimentos e lhes fazendo companhia, sem ser exigente por cafuné o tempo todo.

O Chartreux é bem adaptável e pode ficar sozinho ou se dar bem com outro gato ou cãozinho, sem maiores complicações. Essa personalidade tranquila faz com que a convivência com ele seja fácil desde que sua rotina seja respeitada e que seus donos sejam carinhosos com ele desde o início de sua convivência.

Qual o tamanho do Gato Chartreux ?

Esse é o tamanho médio do Chartreux :  23  à 28 cm de altura e 38 à 46 cm de comprimento.

O Chartreux geralmente pesa  por volta de 6 kgs à 8 kgs.

Gato Chartreux medidas

Saúde

Tanto os gatos com pedigree quanto os mestiços têm incidências variadas de problemas de saúde que podem ser de natureza genética. 
Um dos problemas que podem afetar o gato Chartreux é a Luxação patelar (luxação na rótula).
Gato Chartreux sentado

Quantos anos vive um gato Chartreux ?

Em média, o gato Chartreux vive entre 11 e 15 anos.

Com a castração, a tendência é que ele possa viver mais, pois ela evita uma série de doenças letais.

Veja aqui os benefícios da castração no seu gato. 

Dicas e Cuidados

É uma boa ideia manter o seu Chartreux  dentro de casa para que ele fique protegido de doenças que poderia pegar de outros gatos, além de outros perigos das ruas.

Outro fator é o quanto o Chartreux chama a atenção, e com isso, pode acabar se tornando um alvo fácil de quem gostaria de ter este lindo gato sem comprá-lo de um criador confiável ou adotá-lo corretamente, o que pode incentivar maus criadores e maus tratos!

– Corte as unhas a cada duas semanas, se possível.

– Verifique as orelhas semanalmente, se estiverem sujas, limpe com uma bola de algodão ou um pano macio e úmido em água morna. Não use cotonetes, pois podem danificar o interior do ouvido e da orelha.

– Mantenha a caixa de areia o mais limpa possível, isto irá evitar que seu gato espalhe sua sujeira pela casa e, também que ele mesmo fique sujo.

– Escove os dentes para prevenir doenças periodontais. A higiene dental diária é melhor, mas a escovação semanal já ajuda bastante.

Cores e cuidados com os pelos

O Chartreux possui uma pelagem curta e espessa, que pode ser facilmente mantida sendo necessário escová-lo uma vez por semana. Durante a primavera seus pelos caem mais, por isso a manutenção precisa ser feita mais vezes. Banhos são raramente necessários e seus pelos são praticamente impermeáveis.

Gato Chartreux close

O Gato Chartreux pode ser encontrado predominantemente na cor cinza azulado, as vezes com as extremidades mais brilhantes.

Curiosidades

Embora o Gato Chartreux seja parecido com gatos de outras raças, uma característica marcante dele são os olhos que tem um tom alaranjado/dourado e brilhante.

Gato Chartreux olho

O gato Chartreux faz parte da cultura francesa em várias áreas. Em 1747 o pintor Jean-Baptiste Perronneau retratou a aristocrata Magdaleine Pinceloup de la Grange com o seu gato da raça no colo. Uma prova de que eles realmente ficam quietos por um bom tempo.

Gato Chartreux quadro

Apesar de sua origem ser francesa, outro país que adora a raça é o Canadá. Inclusive, uma gatinha Chartreux chamada Ste é a mascote oficial do maior festival de jazz do mundo, o Festival de Jazz de Montreux.

Gato Chartreux Montreal

Categorias:Raças de Gato

Marcado como:,