Raças de Gato

Gato Persa

O Gato Persa é conhecido por ser quieto e amoroso, e ao mesmo tempo exibe um ar de superioridade e elegância. Os gatos dessa raça não são tão ágeis, eles tendem a ser relaxados e descontraídos.

gato persa laranja

Se você tratar o seu gato persa com gentileza e muito carinho, será recompensado com um gato de colo afetuoso. Para quem busca um melhor amigo que retorne toda a sua dedicação e amor, o persa será o felino certo para sua família.



Fotos de Gatos Persa

Historia e Origem

O persa é uma raça de gato antiga que se originou no berço da civilização: a Mesopotâmia, mais tarde conhecida como Pérsia e agora, o Irã dos dias modernos. O pelo comprido da raça foi provavelmente o resultado de uma mutação natural, e sua aparência marcante atraiu a atenção do viajante mundial e nobre italiano Pietro Della Valle, a quem se atribui o fato dos primeiros gatos de pelo comprido serem levados para a Europa em 1626. Naquela época, os gatos tinham um pelo cinza, brilhante e sedoso, mas graças à criação seletiva, os persas agora são encontrados em várias cores (veja mais abaixo).

Até o final do século 19, quando criar e exibir gatos se tornou popular, os gatos de pelo longo da Pérsia, Turquia, Afeganistão e outros locais eram conhecidos simplesmente como gatos “asiáticos” e muitas vezes eram criados juntos. Numa exposição de gatos do Crystal Palace (Londres) em 1871, gatos do tipo persa estavam entre as raças expostas. Eles eram animais de estimação populares na época e tinham um prestígio especial por causa do gosto da Rainha Vitória pela raça, e a associação com uma “celebridade” garantiu mais atenção ao bichano.

historia do gato persa

Por meio da criação seletiva, os criadores de gatos começaram a moldar o persa à sua aparência atual. Eles criavam gatos para terem cabeça redonda, rosto curto, nariz arrebitado, bochechas rechonchudas, orelhas pequenas e arredondadas, olhos grandes e um corpo robusto. Seu pelo era mais longo do que o do gato angorá e eles tinham pernas mais curtas. Logo, os persas ultrapassaram os angorás em popularidade.

Nos Estados Unidos, onde foram importados pela primeira vez no final do século 19, eles também se tornaram favoritos, superando o gato Maine Coon de pelo comprido, que tinha um lugar de honra como “queridinho” americano. Em pouco mais de um século, o persa se tornou a raça de felinos mais querida do mundo, valorizada por sua bela aparência e doce personalidade.

Comportamento e Características

O gato persa é conhecido por ser quieto e doce. Ele se torna uma atração em qualquer casa onde possa desfrutar de um colo – certamente seu lugar de direito – sendo acariciado por quem reconhecer suas qualidades superiores, e brincando de casinha com as crianças. Os persas são afetuosos, mas exigentes. Eles reservam sua atenção para a família e os poucos convidados em quem sentem que podem confiar.

gato persa preguica

Ambientes barulhentos não são do estilo persa; são gatos calmos que preferem um lar sereno com poucas mudanças na rotina. Com olhos grandes e expressivos e um miado suave, agradável e musical, os persas tem necessidades simples: refeições regulares, um pouco de brincadeira e muito amor, que eles retribuem certamente.

É improvável que esse gato suba em suas cortinas, pule na bancada da cozinha ou se empoleire em cima da geladeira. Ele fica perfeitamente feliz em mostrar seu domínio do chão ou de móveis mais acessíveis. Quando você está no trabalho ou em casa, o persa se contenta em enfeitar uma cadeira, sofá ou cama até que você esteja livre para admirá-lo e dar a atenção que ele recebe de bom grado.

Qual o tamanho do Gato Persa?

Esse é o tamanho médio do gato persa: 25 cm de altura e 45 cm de comprimento.
Os persas geralmente pesam entre  3 e 5 quilos.

gato persa tamanho

Saúde

Tanto os gatos com pedigree quanto os mestiços têm incidências variadas de problemas de saúde que podem ser de natureza genética. Embora o gato persa tenha uma bela aparência, esses gatos são propensos a uma série de problemas de saúde, mais comumente relacionados à estrutura facial:

Dificuldade respiratória ou respiração ruidosa causada por narinas contraídas;

Má oclusão dentária, o que significa que os dentes não se encaixam bem;

Problemas oculares como olho de cereja e entrópio;

Sensibilidade ao calor;

Doença renal policística, para a qual um teste genético está disponível;

Predisposição para micose, uma infecção fúngica e

Seborréia oleosa, uma doença da pele que causa coceira, vermelhidão e queda de cabelo.

Quantos anos vive um gato persa?

Em média, o gato persa vive entre 15 e 20 anos. Com a castração, a tendência é que ele possa viver mais, pois ela evita uma série de doenças letais. 

Dicas e Cuidados

A coisa mais importante sobre a “manutenção” de um persa é a necessidade de cuidados diários com sua aparência. O pelo longo e bonito não fica limpo e sem emaranhados por si só. O persa deve ser cuidadosamente penteado e escovado todos os dias, e tomar banhos regulares – pelo menos uma vez por mês – é uma boa ideia.

Um fator importante a ser considerado é a questão da caixa de areia. O acúmulo de sujeira pode se alojar nas patas ou na pelagem do persa. Se o gato e a caixa de areia não forem mantidos sempre limpos, é bem provável que o persa pare de usar a caixa.

O lacrimejamento excessivo pode ser um problema nesta raça, portanto, limpe os cantos dos olhos diariamente para evitar a formação de manchas embaixo dos olhos. Escove os dentes para prevenir doenças periodontais. A higiene dental diária é melhor, mas a escovação semanal já ajuda bastante.

É uma boa ideia manter um persa como um gato que só fica dentro de casa. O persa não é um gato “bom de briga” e certamente se sairia mal contra outros gatos, cães e os outros perigos que poderiam enfrentar ao ar livre. Além disso, os pelos do persa não são feitos para acumular sujeira, folhas e etc. Deixar um persa ao ar livre fará com que você gaste muito mais tempo cuidando dele. Outro fator é o quanto os persas chamam atenção, e fora de casa correm o risco de serem capturados por alguém que gostaria de ter este lindo gato sem pagar nada ou adotar corretamente.

Cores e cuidados com os pelos

O pelo longo, grosso e brilhante tem uma textura suave. É longo em todo o corpo e inclui uma espécie de gola no pescoço, e uma espécie de franja entre as patas dianteiras e os tufos da orelha, e o rabo bem peludo.

Os persas se destacam por sua infinita variedade de cores e padrões de pelagem.  Os principais padrões são: cores solidas, diluídas,  dourado e prateado, tigrada, bicolor e tricolor e casco de tartaruga (exclusivo das fêmeas). Dentro destes tipos há mais de 100 cores, variações e misturas. Com essas misturas há opiniões diferentes sobre alguns tipos de persa serem considerados de outras raças ou subtipos da própria raça persa. São o Himalaio e o Exótico de pelo curto.

Veja abaixo algumas das variações que podem ser encontradas:

gato persa cores

Gato Persa Branco

gato persa branco

Gato Persa Cinza ou Azul

gato persa azul ou cinza

Gato Persa Preto

gato persa preto

Gato Persa Amarelo

gato persa marelo

Gato Persa Laranja

gato persa laranja

Curiosidades

Os Gatos persa são conhecidos por serem silenciosos; miam pouco e quando miam, geralmente o miado é bem baixinho

A raça é bastante sensível, por isso, é um gato que precisa de muito cuidado e tem que viver dentro de uma casa ou apartamento – é muito importante pensar nisso se quiser ter um.

Em 1893, uma socialite chamada Kate Birdsall Johnson solicitou ao pintor austríaco Carl Kahler que retratasse seu amor por seus 50 gatos. O quadro chama-se “Os amantes de minha mulher”, tem 1,83m de largura e 2,60m de altura e pesa mais de 100 kgs e foi vendido em 2015 por aproximadamente U$ 1 milhão. O quadro foi considerado o maior retrato de gatos do mundo.

Um dos gatinhos mais famosos do mundo, o Garfield não é um persa. Apesar de muitos o considerarem como um, já que sua aparência lembra bastante, seu criador Jim Davis afirmou que sua raça é na verdade a American Short Hair.

Ainda no mundo da arte, dois persas famosos são Snowbell, o “vilão” de ‘O pequeno Stuart Little’ e o Bichento, gatinho da Hermione de Harry Potter.

Categorias:Raças de Gato

Marcado como:,