Dicas

Berne em Gatos

O que é Berne?

Cochliomyia hominivorax sofreu miíase obrigatória. Os adultos acasalam uma vez e são ovíparos. As fêmeas depositam um grande número de ovos no hospedeiro perto de feridas abertas ou orifícios corporais (locais de castração ou no umbigo são locais comuns em gatos.

Os ovos eclodem em 24 horas e as larvas se alimentam de tecido vivo.
As larvas amadurecem em 5 a 7 dias, caem do hospedeiro.
A bicheira adulta vive cerca de 7 a 10 dias.

As larvas maduras de tem aproximadamente 15 milímetros de comprimento.  Eles são identificados com base em características morfológicas, incluindo as placas espiculares específicas da espécie na extremidade posterior e troncos traqueais escuros. O estágio larval consome carne saudável no animal afetado.

Cochliomyia hominivorax  existe na América do Sul, estendendo-se até o sul do Uruguai, norte da Argentina e Chile.

Diagnostico

A infestação por berne em gatos está associada à presença de feridas pré-existentes, essas feridas podem ser malcheirosas e produzir secreção que podem ter infecção bacteriana secundária.
Os diagnósticos diferenciais para a miíase da bicheira devem incluir qualquer mosca varejeira que possa infestar feridas, incluindo Cochliomyia macellaria (lagarta secundária) e Phormia regina.

gatos com berne o que fazer

Sintomas

Berne em gatos pode ser apresentada por nódulos abaixo da superfície da pele, ou o gato pode mostrar sinais associados com as larvas que ficam em seus tecidos. Os sintomas podem incluir problemas respiratórios, problemas neurológicos, lesões oftálmicas (olho) ou as larvas acima mencionadas sob a pele.

Berne afeta o sistema respiratório, causando:

Como retirar a berne em gatos?

Visite um veterinário, pois mesmo que você consiga retirar algumas larvas do seu gato, é possível que algumas delas não estejam visíveis e isso pode ser um problema grande, isso pode causar a morte do seu gato.

As larvas devem ser coletadas de animais afetados usando uma pinça. Recomenda-se coletar larvas da área mais profunda da ferida para evitar a coleta de agentes secundários de miíase.

A berne em gatos é uma doença passível de notificação e o veterinário devera te ajudar com o diagnostico.

Tratamento

Se a larva estiver no final de seu estágio migratório e se fixar em um ponto no corpo, como sob a pele, olhos ou nariz, seu veterinário poderá removê-la com segurança. Manifestações da larva berne no pulmão podem ser atenuadas pelos corticosteroides. Se o parasita levou a danos neurológicos irreversíveis, o prognóstico será ruim e a eutanásia pode ser a única opção.

cachorro com berne

O tratamento de berne em gatos envolve a remoção de ovos e larvas visíveis da ferida. A ferida deve então ser bem limpa. Dependendo da gravidade, o animal pode precisar de cuidados extensivos com a ferida, anti-inflamatórios e outros medicamentos que o seu veterinário devera recomendar.

Como os  gatos pegam Berne?

Os gatos com Berne podem ficar infectados quando entram em contato com uma folha de grama que tem uma larva nela. O movimento do gato contra a folha de grama estimula o verme tentar pegar o seu animal. A larva rasteja ao redor do bichano até encontrar um orifício para entrar, seja um machucado ou o umbigo por exemplo.

Berne em gatos, quando é mais comum?

A Berne em gatos podem acontecer durante o ano todo no Brasil, geralmente nas épocas de frio as moscas adultas não são tao ativas, caso você more na região norte do Brasil ou em algum local que a temperatura esteja sempre alta, a Berne pode acontecer durante o ano todo.

Os locais mais prováveis ​​para o seu gato adquirir a Berne são em ambientes onde a mosca esta em atividade como um amplo matagal ou gramado.

Como Prevenir?

Um gato pode pegar berne vários anos seguidos. A aplicação de preventivos mensais contra vermes e produtos para controle de pulgas e carrapatos podem evitar que as larvas da Berne se desenvolvam no gato e matar as larvas antes que tenham tempo de obter acesso a um orifício de entrada.

Higiene no local em que seu cachorro  ajuda muito. Moscas estão em toda parte, mas se você se dedicar e limpar as fezes do seus animais de estimação o mais rápido possível ajuda muito contra a proliferação da Berne. Banhos semanais ajudam bastante contra a Berne em gatos, no momento que você ou algum profissional da banho no gato fica muito fácil de limpar a pele do animal e acabar com possibilidade de larvas se proliferarem.

Comprimido para Berne em Gatos ou Remédio

Converse com o seu veterinário para que ele recomende o melhor comprimido para berne. Eu já utilizei o Capstar que é vendido de acordo com o peso do seu cachorro ou gato. Eu tratei meu cachorro, seguindo as orientações da bula. Se você decidir cuidar do seu gato sem a ajuda de um veterinário tome muito cuidado.

Ler e Compartilhar:

Categorias:Dicas, Meu Gato

Marcado como:,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.