Gato Bengal

Gato Bengal andando

Quem ama gatos sabe que todos são lindos, mas o gato Bengal se destaca nesse quesito. Além de lindos, são atléticos e graciosos em seus movimentos e graças a sua origem selvagem possuem o corpo forte e cheios de músculos.

Gato Bengal close
Apesar do lado selvagem, são gatos de personalidade delicada e bastante afetuosos com humanos. Amam brincar com os donos e tem bastante energia pra gastar tanto no aspecto físico como no intelectual.



Fotos de Gatos Bengal

Historia e Origem

O Gato Bengal é o resultado do cruzamento do leopardo selvagem asiático, que podia ser comercializado em lojas de animais na época, com raças de gatos de estimação de pelo curto, entre os anos 50 e 60 – seu nome vem do nome científico do leopardo asiático (Felis bengalensis).

A primeira vez que esse cruzamento ocorreu foi por acaso, quando uma californiana, Jean Mill, adquiriu um gato leopardo para fazer cia ao seu gatinho preto que na verdade era uma fêmea. Jean então ficou com uma fêmea da ninhada, que passou a reproduzir daí em diante.

Gato Bengal deitado

Na mesma época o dr. Willard Centerwall testava o mesmo cruzamento na Loyola University em Chicago, após descobrir que os “gatos” leopardo eram resistentes ao vírus da leucemia felina. Ele queria descobrir se os gatos híbridos desse cruzamento seriam imunes ao vírus também.

Conheça o Gato Selvagem Caracal

A partir daí, vários criadores se interessaram em desenvolver a raça, inclusive Jean Mill, que se juntou ao dr. Centerwall e começou a buscar machos para iniciar a procriação.

Em 1983 a The International Cat Association concedeu à raça o status de raça experimental e em 1991 seu reconhecimento total. A raça também é reconhecida pela American Cat Fanciers Association, a Canadian Cat Association e a United Feline Organization.

Comportamento e Características

O gato Bengal é um bichinho bem ativo e inteligente. Gosta bastante de brincar e pode ser bastante desafiador as vezes se não tiver a atenção que deseja, o que causará um pouco de bagunça dentro de casa mas nada que seja grave.

Ele pode escalar pontos altos dentro de casa e saltar um pouco por aí então pra quem mora em casa e tem árvores, pode ser um prato cheio e ele deve ser observado de perto.

Diferente da maioria dos gatos, o Bengal adora se molhar e por isso, brincadeiras na água podem ser bem divertidas. Por outro lado, é bom tomar cuidado com aquários ou qualquer objeto com água dentro de casa.

Nos momentos mais calmos (sim, eles existem pra essa raça também) ele será um bom companheiro de sofá e vai provavelmente querer dormir com seu dono.

Qual o tamanho do Gato Bengal?

Esse é o tamanho médio do Bengal:  20  à 25 cm de altura e 33 à 46 cm de comprimento.

O Bengal geralmente pesa  por volta de 5,5 kgs à 9 kgs.

Gato Bengal medidas

Saúde

Tanto os gatos com pedigree quanto os mestiços têm incidências variadas de problemas de saúde que podem ser de natureza genética. 

Gato Bengal close

Alguns problemas que podem afetar o gato Bengal são:

– Neuropatia distal (distúrbio do sistema nervoso)
– Síndrome do gatinho de peito chato (deformidade no tórax),
– Displasia do quadril,
– Cardiomiopatia hipertrófica (desenvolvimento excessivo de um músculo do coração),
– Luxação patelar (luxação na rótula) e
– Atrofia progressiva da retina (degeneração da visão).

Quantos anos vive um gato Bengal?

Em média, o gato Bengal vive entre 10 e 16 anos.

Com a castração, a tendência é que ele possa viver mais, pois ela evita uma série de doenças letais.

Veja aqui os benefícios da castração no seu gato. 

Dicas e Cuidados

É uma boa ideia manter o seu Bengal dentro de casa para que ele fique protegido de doenças que poderia pegar de outros gatos, além de outros perigos das ruas.

Outro fator é o quanto o Bengal chama a atenção, e com isso, pode acabar se tornando um alvo fácil de quem gostaria de ter este lindo gato sem comprá-lo de um criador confiável ou adotá-lo corretamente, o que pode incentivar maus criadores e maus tratos!

– Corte as unhas a cada duas semanas, se possível.

– Verifique as orelhas semanalmente, se estiverem sujas, limpe com uma bola de algodão ou um pano macio e úmido em água morna. Não use cotonetes, pois podem danificar o interior do ouvido e da orelha.

– Mantenha a caixa de areia o mais limpa possível, isto irá evitar que seu gato espalhe sua sujeira pela casa e, também que ele mesmo fique sujo.

– Escove os dentes para prevenir doenças periodontais. A higiene dental diária é melhor, mas a escovação semanal já ajuda bastante.

Cores e cuidados com os pelos

O Bengal possui uma pelagem curta e espessa, que pode ser facilmente mantida sendo necessário escová-lo uma vez por semana, para remover os pelos mortos e espalhar a oleosidade natural da pele. Banhos são raramente necessários.

Gato Bengal natureza

O Gato Bengal pode ser encontrado em alguns padrões de cores como os chamados Tabby (malhado) e em várias cores dentro desse padrão.

Veja abaixo algumas das variações de cores em que o Bengal pode ser encontrado:

Gato Bengal preto

Gato Bengal preto

Gato Bengal marrom

Gato Bengal marrom

Gato Bengal cinza

Gato Bengal cinza

Gato Bengal creme 

Gato Bengal creme

Curiosidades

Os gatos da raça Bengal são muito procurados e por isso, muito caros. Em 1990 uma mulher pagou  50 mil dólares pelo seu filhote e o bichano foi apelidado de “Rolls Royce” do mundo felino.

Gato Bengal luxo
O Gato Bengal faz muito sucesso e por isso, várias celebridades tem o seu.

Nos EUA, a atriz Megan Fox e a cantora Amy Lee, do Evanescence são algumas delas. No Brasil, a atriz Grazi Massafera e o surfista Gabriel Medina também são donos de gatos da raça.