Animais Selvagens

Gato Selvagem Caracal

Muitos pensam que o Caracal – também conhecido como lince do deserto ou lince persa- é uma raça de gatos domésticos mas na verdade este felino é um animal selvagem que não deve ser adotado como um “pet”.

Apesar de mais manso que a maioria dos felinos selvagens, essa característica não se mantem por muito tempo e seu instinto original mais agressivo vem à tona. Eles são bastante comparados à linces, graças a aparência muito semelhante.

Gato Caracal

A fama de “gatinho manso” vem também de sua aparência, muito parecida com a de um gato comum, mas eles estão entre as mais de 30 espécies de gatos selvagens existentes.


 Fotos de Gatos Caracal Selvagem 

 

Historia e Origem

A origem do Caracal considerado “doméstico” teria sido através do cruzamento de gatos selvagens com a raça de gatos Abissínio, na Russia.



Já o Caracal selvagem ficou famoso no antigo Egito onde os felinos eram tidos como guardiões dos túmulos dos faraós ou até mesmo eram mumificados junto de seus “deuses”, por isso é comum vê-los em pinturas da época.

Gato Caracal pintura

Advertisement

 

Fatos e Características

O nome Caracal vem do termo karakulak que, em turco, significa orelhas pretas, já que suas orelhas são uma das partes mais importantes de seu corpo; elas possuem tufos de pelos que ajudam a aperfeiçoar sua audição e consequentemente tornam a caça mais fácil.

Além disso o Caracal tem um corpo esguio e pernas longas, por isso, é super rápido, e por ter pelos duros nas patas, seu caminhar se torna silencioso, o que ajuda ainda mais na caça.
Sua agilidade é presente nos saltos, que chegam até 2 metros de altura.

Gato Caracal

Curiosamente, esses animais não são os mais procurados durante safáris nas savanas africanas apesar de sua fama como “pet”.
Além da África, eles também vivem em algumas regiões da Índia. Nesses locais, eles passam a maior parte do tempo sozinhos, caçando animais como pássaros, roedores, coelhos e gazelas.

Tamanho e Peso

O Caracal macho pesa entre 8 e 20kgs e as fêmeas pesam entre 6 e 16m kgs.
Podem medir até 90cm.

 O tempo médio de vida do Caracal é de 12 anos.

 

Saúde

O Cruzamento de um gato selvagem com um gato doméstico pode acarretar em má formação dos filhotes e diversas doenças genéticas.

Gato Caracal

Cores 

O gato Caracal pode ser encontrado nas cores cinza, avermelhado, amarelo e preto.

Gato Caracal Cinza

Gato Caracal cinza

Gato Caracal Vermelho

Gato Caracal vermelho

Gato Caracal Amarelo

Gato Caracal amarelo

Gato Caracal Preto

Gato Caracal preto