Meu Dog

Esporotricose | Esporotricose Canina | Felina

A esporotricose canina pode afetar, como o nome já diz, cachorros, gatos e humanos. Por esse motivo, leia esse post atentamente para te ajudar no caso de suspeita da doença no seu animal de estimação.

O que é Esporotricose Canina ou Felina?

O causador dessa doença é um fungo que se chama porotrix Schenkii, que tem grande probabilidade de se desenvolver em climas tropicais como aqui no Brasil, para evitar que esse fungo se propague você precisa ter um ambiente limpo e isso serve para todos os tipos de doenças que o seu cachorro ou gato pode ter, para os felinos é importante limpar a caixa de areia, isso ajuda a impedir que fungos se propaguem.

A esporotricose canina é rara, porem ela pode acontecer com mais frequência em gatos, caso você tenha os dois animais fique atento.

Causa da Esporotricose Canina

O Fungo causador da doença, porotrix Schenkii, se propaga através de machucados na pele e entra no organismo do seu cachorro.

Sintomas da Esporotricose Canina

  • Perda de Apetite

  • Perda de Peso

  • Perda de pelos no local da ferida

Se a doença estiver avançada pode causar problemas nas juntas e na locomoção, seu cachorro pode ter problemas para respirar. O curioso é que essa doença não causa coceira.

Diagnostico da Esporotricose Canina ou Felina

O seu veterinário vai precisar de exames para confirmar a veracidade dessa doença, o exame mais comum é o de raspagem cutânea e talvez biopsia, essa doença tem o diagnostico difícil e geralmente é confundida com outras doenças de pele.

A Esporotricose Canina ou Felina tem cura?

Sim, essa é uma boa noticia. Como todas as doenças, quanto mais rápido for o diagnostico melhor.

Saiba Mais:

Dicas de nomes para Gatos

Os benefícios da castração em cachorros e gatos!

Categorias:Meu Dog, Saúde de Cachorro

Marcado como:

Deixe um comentário, suas ideias são importantes para Pet Caramelo.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.