Raças de Cachorros

Cachorro Labradoodle

Esta raça, atualmente super popular, de cães inteligentes e mega afetuosos, teve seus primeiros cruzamentos planejados no fim dos anos 80 entre Poodles e Labradores, originalmente desenvolvidos para serem cães-guia hipoalergênicos, combinando as aptidões dos labradores com a pelagem macia dos poodles. Tem coisa melhor?

cachorro labradoodle



Historia e Origem

A raça Labradoodle é bem jovem, do fim dos anos 1980. A origem vem da Austrália através da Australian Labradoodle Association, e seus primeiros cruzamentos produziram cães hipoalergênicos com aptidões, inteligência e personalidade para serem cães-guia altamente eficazes.

Wally Conron um treinador de cães-guia que precisava encontrar uma raça hipoalergênica que pudesse ser usada para o trabalho de cao guia. Há 25 anos, Wally trabalhava com animais como, cavalos, cães-terapia em prisões e cães que visitam hospitais.

Wally Conron conta que trabalhou com uma associação de cegos com um programa de criação e treinamento para a preparação de cães-guia. A maioria desses programas consistia primeiramente na seleção de filhotes, um período de socialização e, em seguida, um treinamento de acompanhamento para combiná-los com o usuário. Ele costumava trabalhar com Labradores e Golden Retrievers, até que um dia recebeu um pedido muito especial de uma mulher deficiente visual cujo marido era alérgico a cães.

primeiro cachorro labradoodle

Primeiro Labradoodle da historia

A pelagem crespa do Poodle é hipoalergênico e não solta nem provoca caspa, por isso por 3 anos Wally,  trabalhou com 33 poodles de grande porte, procurando encontrar um adequado para este trabalho. No entanto, ele não teve sucesso. Nenhum Poodle mostrou as aptidões necessárias para se tornar um cão-guia. Foi ai que ele teve a ideia de cruzar um de seus Labradores com um Poodle, na esperança de que o resultado atendesse ao pedido particular da sua cliente.

Os testes pertinentes foram realizados nos 3 cachorros nascidos nesta ninhada, um dos quais era totalmente hipoalergénico e tinha as aptidões necessárias para se tornar cão-guia.

Fonte: How the Labradoodle was created?

 

Atualmente, como acontece com outros cruzamentos de cachorros novos, os Labradoodles não são considerados uma raça pelo AKC e outras associações de clubes de canis importantes no mundo porque são tecnicamente uma mistura de duas raças puras ao invés de uma nova raça. Com o passar dos anos a AKC e outros clubes de caes poderao condiserar o cachorro Labradoodle como uma nova raça.

Temperamento e Características

Os Labradoodles são cães muito inteligentes e amigáveis, ideais para serem o bichinho de estimação da família. São dóceis, alegres e muito brincalhões, cheios de energia!

O Labradoodles podem ser intitulados como o cachorro “Anjo” no mundo dos cães, nenhuma raça de cachorro no mundo é mais “gente boa” do que os Labradoodles que são companheiros leais e que esperam pelo seu dono pacientemente por horas. A devoção a essa raça é enorme.

A natureza doce do Labradoodles o faz dele um excelente cão de terapia e sua inteligência o torna um cachorro perfeito para pessoas com algum tipo de deficiência.

O Labradoodles se da bem com crianças? 

Os Labradoodles são companheiros carinhosos e dóceis para os pequenos, mas, por serem extremamente brincalhões, acabam sendo estabanados e podem causar pequenos acidentes com crianças menores, não por agressividade ou falta de carinho, e sim por serem um pouquinho “alegres demais”.

Como em todas as raças, você deve sempre ensinar as crianças a se aproximar e tocar no seu cachorro, além de supervisionar todas as interações entre eles para evitar mordidas, ou rabos puxados pelos pequenos. 

Ensine seu filho a jamais se aproximar de nenhum cachorro enquanto estiver comendo ou dormindo ou tentar levar a comida dele. Nenhum cachorro, por mais amigável que seja, jamais deve ser deixado sem supervisão.

Eles geralmente são bons com outros animais de estimação em casa, desde que tenham sido socializados com eles.

labradoodle chocolate

Saúde

Os Labradoodles são geralmente saudáveis mas, como todas as raças e cães, eles podem ter problemas de saúde. Nem todos os Labradoodles sofrerão certas doenças, mas é importante estar ciente delas se você estiver considerando esta raça. Se você está comprando um filhote, encontre um bom criador que mostre o histórico de saúde dos pais.

Doenças comuns nos Labradoodles podem ser: displasia do quadril, displasia do cotovelo, hipotireoidismo, diabetes, atrofia progressiva da retina, alergias em geral, epilepsia e infecções de ouvido.

Algumas Doenças que afetam todos os cachorros:

Dicas e Cuidados

Os Labradoodles são facilmente adaptáveis aos ambientes mas não são recomendados para apartamentos pequenos por conta de seu tamanho e jeito estabanado. Eles precisam de exercícios diários para gastar sua grande quantidade de energia.

Podem ser ótimos companheiros para corridas e atividades mais livres. Aliás, é importante que eles gastem bastante energia para evitar algumas “destruições” dentro de casa

Escove os dentes do seu Labradoodle pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que espreitam dentro dele. A escovação diária é ainda melhor se você deseja prevenir doenças gengivais e mau hálito.

Apare as unhas do seu Labradoodle uma ou duas vezes caso seu cachorro não desgaste as unhas naturalmente. Se as unhas estiverem clicando no chão, elas precisam ser aparadas. Veja como cortar as unhas do seu cachorro.

Seus ouvidos devem ser verificados semanalmente quanto a vermelhidão ou mau odor, o que pode indicar uma infecção. Ao verificar as orelhas do seu cão, limpe-as com uma bola de algodão umedecida isso ajuda a prevenir infecções. Não insira nada no canal auditivo; basta limpar o ouvido externo.

A pelagem do Labradoodle

Os Labradoodle tem pelagem macia e um pouco comprida, que pode ser lisa ou ondulada. Os pelos tendem a cair, variando de queda muito baixa a média.

Você os encontrará nas variações das cores: dourado, caramelo, branco, preto, marrom e  vermelho.

labradoodle cores

Curiosidades

  •  Labradoodles são inteligentes e precisam ser estimulados mental e fisicamente. Se não forem, podem se tornar destrutivos e difíceis de controlar, especialmente em espaços menores.

  • São muito espertos e relativamente fáceis de adestrar.

  • Por ser um cão hipoalergênico, qualquer pessoa pode ter um, desde que tenha espaço e estrutura para cuidar de um.

  • O filme “Uma mente canina”, da Netflix, traz o simpático Henry no papel de um Labradoodle que se comunica com o dono através de pensamentos.
  •  O Nasce uma Estrela, Bradley Cooper e Lady Gaga fazem uma cena com um filhote de Labradoodle.