O Pembroke Welsh Corgi foi criado para pastorear gado, ovelhas e cavalos, é uma raça de cães ativa e muito inteligente. Fácil de treinar e ansioso para aprender, os Corgis são ótimos para crianças e se dão bem outros animais de estimação. Saiba tudo sobre o Corgi mais abaixo.
O que você deseja saber?
- Dicas e Nomes para Colocar no seu Corgi
- 50 Ideias de Tatuagens do Corgi
- Quanto custa um Corgi?
- 10 Maneiras fáceis de adestrar o seu cachorro
- Como ensinar o seu Corgi a fazer xixi no local certo?
A Lenda do Cachorro Corgi
A origem do Cachorro Corgi é da cidade de Pembrokeshire, País de Gales, o Pembroke Welsh Corgi é um cão encantador e faz parte do folclore do país de Gales. Segundo a lenda galesa, o Pembroke Welsh Corgi surgiu dos covis das fadas e dos elfos. Segundo a lenda, um dia duas crianças estavam nos campos cuidando do gado de suas famílias quando encontraram dois filhotes. As crianças pensaram que eram raposas, mesmo assim, levaram os filhotes para casa. Seus pais viram imediatamente que os filhotes não eram raposas, mas cães, e disseram aos filhos que eles eram um presente das fadas que viviam nos campos. As fadas as usavam o corgi para puxar suas carruagens e às vezes cavalgar em batalhas.
Como prova de que Pembrokes eram realmente montarias de fadas, os pais apontaram para as marcas nas costas onde a sela de fadas havia sido colocada sobre seus ombros. As crianças ficaram encantadas e a medida que cresciam, os cachorros se tornaram companheiros preciosos e aprenderam a ajudar as crianças a cuidar do gado da família.
Historia
Para aqueles que não acreditam em contos de fadas, existem historiadores que dizem que o Pembroke Welsh Corgi é descendente de Vallhunds, cães suecos que foram trazidos para o país de Gales pelos vikings nos séculos IX e X. De qualquer maneira, a raça tem um pedigree histórico bastante difícil de decifrar. Na década de 1920, o UK Kennel Club reconheceu Corgis como cães de raça pura. Eles eram oficialmente conhecidos como galeses Corgis quando exibidos pela primeira vez em 1925. Em 1934, o Kennel Club reconheceu o Pembroke e o Cardigan como raças separadas. Nesse mesmo ano, o American Kennel Club seguiu o exemplo. Os Corgis foram mostrados pela primeira vez nos EUA em 1936.

Sueco Vallhunds
Os Corgis ganharam popularidade lentamente nos EUA e hoje estão entre as 50 raças mais populares para animais de estimação da família. Eles também são populares com Sua Majestade, a rainha Elizabeth II da Inglaterra, que recebeu seu primeiro Pembroke Welsh Corgi de seu pai (rei George VI) em 1933. O nome do filhote era Rozavel Golden Eagle e era um companheiro de brincadeira para Elizabeth e sua irmã, Margaret. Elizabeth amou os cachorrinhos desde então, e atualmente tem um bando deles relaxando no Palácio de Buckingham.





Os galeses Corgis tem variedades: o Pembroke e o Cardigan. Eles foram registrados como uma raça pelo Kennel Club no Reino Unido até 1934, embora muitos criadores acreditem que as duas raças se desenvolveram separadamente. Ambos têm cabeças, corpos, níveis de inteligência e capacidade de pastoreio semelhantes, mas o Cardigan é um pouco maior e mais pesado que o Pembroke.
Qual diferença entre o Corgi Pembroke e o Cardigan?
Para a maioria de nós, a maneira mais fácil de dizer a diferença entre um Pembroke e um Cardigan é olhar para as caudas. Pembrokes ‘são ancorados e Cardigans’ mais longos.
Temperamento
Embora os Pembrokes Corgi ainda foram usados como cães de trabalho, hoje eles são famosos como animais de estimação. Eles são conhecidos por serem felizes, amorosos e inteligentes, mas com uma veia teimosa ou independente às vezes. Eles são fáceis de treinar, mas não espere que seu Pembroke seja super obediente,eles gostam de pensar por si mesmos.
Embora desejem agradar seus donos, a comida é um grande motivador para eles durante o treinamento, mas tenha cuidado: o Pembrokes Corgi adora comer e podem ficar obesos se a ingestão de alimentos não for moderada.
Os Corgis também são bons cães de guarda. Eles podem suspeitar de estranhos e serão rápidos em latir se sentirem que algo ou alguém está ameaçando seu lar e sua família. Como todo cachorro, o Corgi precisa de socialização precoce e a exposição com pessoas, passeios, sons e experiências diferentes principalmente quando jovem. A socialização ajuda a garantir que seu filhote de cachorro cresça e se torne um cão completo.
O Corgi se da bem com crianças?
Os Corgis tem uma afinidade notável pelas crianças, mas, graças aos seus instintos de pastoreio, às vezes mordem os pés ou os tornozelos dos pequenos. As preciosidades são aprendizes ansiosos, no entanto, e podem ser treinadas para sair desse comportamento desde filhotes. De qualquer maneira os Corgis serão amigos fieis das crianças na sua família.
Como em todas as raças, você deve sempre ensinar as crianças a se aproximar e tocar no seu cachorro, além de supervisionar todas as interações entre eles para evitar mordidas, ou rabos puxados pelos pequenos. Ensine seu filho a jamais se aproximar de nenhum cachorro enquanto estiver comendo ou dormindo ou tentar levar a comida dele. Nenhum cachorro, por mais amigável que seja, jamais deve ser deixado sem supervisão.
Eles geralmente são bons com outros animais de estimação em casa, desde que tenham sido socializados com eles.
Saúde
Os Corgis são geralmente saudáveis, mas, como todas as raças e cães eles podem ter problemas de saúde. Nem todos os Pembrokes Corgis sofrerão uma ou todas essas doenças, mas é importante estar ciente delas se você estiver considerando esta raça. Se você está comprando um filhote, encontre um bom criador que mostre o histórico de saúde dos pais.
Um doença comum nos Corgis é displasia da anca, displasia do cotovelo, hipotireoidismo e doença de von Willebrand.
Algumas Doenças que afetam todos os cachorros:
Dicas e Cuidados
Escove os dentes do seu Corgi pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que espreitam dentro dele. A escovação diária é ainda melhor se você deseja prevenir doenças gengivais e mau hálito.
Apare as unhas do seu Corgi uma ou duas vezes caso seu cachorro não desgaste as unhas naturalmente. Se as unhas estiverem clicando no chão, elas precisam ser aparadas. Veja como cortar as unhas do seu cachorro.
Seus ouvidos devem ser verificados semanalmente quanto a vermelhidão ou mau odor, o que pode indicar uma infecção. Ao verificar as orelhas do seu cão, limpe-as com uma bola de algodão umedecida isso ajuda a prevenir infecções. Não insira nada no canal auditivo; basta limpar o ouvido externo.
A pelagem do Corgi
Corgis são revestidos com um sub-pelo grosso e um uma pelagem superior longa. Eles derramam continuamente, com derramamento mais pesado pelo menos duas vezes por ano. Você os encontrará em vermelho, zibelina, preto, tricolor ou castanho, geralmente com manchas brancas.
Curiosidades
- Os Corgis são cães vocais que tendem a latir em tudo e qualquer coisa.
- Embora sejam cães inteligentes, também podem ser teimosos.
- Seu forte instinto de pastoreio pode fazer com que elas mordam os calcanhares das crianças quando estão brincando.
- O Corgi come bastante. A ingestão de alimentos deve ser monitorada de perto.
- Mesmo sendo cães pequenos, os Corgis têm muita energia e precisam de uma quantidade saudável de exercícios todos os dias.
- Para obter um cão saudável, nunca compre um filhote de cachorro de um criador irresponsável, fábrica de filhotes ou loja de animais. Procure um criador respeitável que teste seus cães reprodutores para ter certeza de que estão livres de doenças genéticas que possam transmitir aos filhotes e que tenham um bom temperamento.


O Corgi esta alinhado com a Rainha Elizabeth e já fez ponta nos filmes do 007 e na serie The Crown.
Categorias:Raças de Cachorros