Raças de Cachorros

Cairn Terrier

Esta raça de cães de pequeno porte é bem independente, mas eles gostam de estar sempre acompanhados, por isso é uma ótima opção para famílias com crianças que desejam adicionar um novo e alegre membro canino. 

cachorro cairn terrier



Historia e Origem

Todas as raças de terrier na Escócia foram originalmente classificadas como Scotch Terriers. Em 1873, um novo sistema foi implementado e Scotch Terriers foram separados em duas classes: Dandie Dinmont Terriers e Skye Terriers.

A classificação Skye Terrier incluía Cairns, bem como cães que agora são conhecidos como Scottish Terriers, West Highland White Terriers. Essas raças se distinguiam apenas pela cor, já que as três podiam ser da mesma ninhada. Um clube de Terriers escoceses de pelos duros foi formado para as três raças em 1881 e um padrão foi aprovado em 1882.

No final do século 19, os criadores de Scottish Terrier começaram a selecionar diferentes características, entre elas a cor. O West Highland White Terrier tornou-se uma raça separada em 1908.

A raça Cairn Terrier foi desenvolvida na Ilha de Skye, na Escócia, por volta de 1912 e o seu nome “Cairn” vem do nome dado para monumentos de pedras que serviam como cemiterios ou monumentos em alguns locais.

Os primeiros Cairn Terriers foram importados para os Estados Unidos em 1913. Tanto nos Estados Unidos quanto na Inglaterra, o Cairn e o West Highland White foram cruzados até 1917, quando o American Kennel Club barrou o registro para qualquer cão de tal cruzamento. Nesse mesmo ano, o Cairn Terrier Club of America foi admitido como membro do AKC.

Temperamento e Caracteristicas

Os Cairn Terriers são cães super amigáveis e alegres, adoram cavar, latir e correr por aí. Sempre alertas, podem perseguir outros bichinhos, como o gato do vizinho, por isso é bom ficar atento! Por outro lado, são ótimos cães de guarda.

São super dedicados à família e adoram participar de atividades em grupo. Porém, podem ser um pouco sensíveis como uma criança pequena e não gostam de levar broncas por suas travessuras!

O treinamento gentil e positivo é o melhor método para ensiná-los.

O  Cairn Terrier se da bem com crianças? 

Os Cairn Terriers adoram crianças e podem ser grandes companheiros em suas brincadeiras e correrias pela casa.

Como em todas as raças, você deve sempre ensinar as crianças a se aproximar e tocar no seu cachorro, além de supervisionar todas as interações entre eles para evitar mordidas, ou rabos puxados pelos pequenos. Ensine seu filho a jamais se aproximar de nenhum cachorro enquanto estiver comendo ou dormindo ou tentar levar a comida dele. Nenhum cachorro, por mais amigável que seja, jamais deve ser deixado sem supervisão.

cachorro cairn terrier

Ensine seu filho a jamais se aproximar de nenhum cachorro enquanto estiver comendo ou dormindo ou tentar levar a comida dele. Nenhum cachorro, por mais amigável que seja, jamais deve ser deixado sem supervisão.

Eles geralmente são bons com outros animais de estimação em casa, desde que tenham sido socializados com eles.

Saúde

Os Cairn Terriers são geralmente saudáveis mas, como todas as raças e cães eles podem ter problemas de saúde. Nem todos os Cairn Terriers sofrerão certas doenças, mas é importante estar ciente delas se você estiver considerando esta raça. Se você está comprando um filhote, encontre um bom criador que mostre o histórico de saúde dos pais.

Doenças comuns nos Cairn Terriers podem ser: displasia do quadril, displasia do cotovelo, hipotireoidismo e doença de von Willebrand, trombopatia; além de problemas na vista.

Algumas Doenças que afetam todos os cachorros:

Dicas e Cuidados

Por ser um cão cheio de energia, os Cairn Terriers precisam de atividades diariamente. De brincadeiras leves à caminhadas, 20 minutos já ajudam a mantê-lo saudável e alerta.

Escove os dentes do seu Cairn Terrier pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que espreitam dentro dele. A escovação diária é ainda melhor se você deseja prevenir doenças gengivais e mau hálito.

cachorro cairn terrier filhote

Apare as unhas do seu Cairn Terrier  uma ou duas vezes caso seu cachorro não desgaste as unhas naturalmente. Se as unhas estiverem clicando no chão, elas precisam ser aparadas. Veja como cortar as unhas do seu cachorro.

Seus ouvidos devem ser verificados semanalmente quanto a vermelhidão ou mau odor, o que pode indicar uma infecção. Ao verificar as orelhas do seu cão, limpe-as com uma bola de algodão umedecida isso ajuda a prevenir infecções. Não insira nada no canal auditivo; basta limpar o ouvido externo.

A pelagem do Cairn Terrier 

Os Cairn Terriers tem pelagem desalinhada e misturada: uma pelagem externa dura e por baixo, pelos macios. Podem ser encontrados em várias cores: marrom, tigrado, preto, areia e cinza.

cachorro cairn terrier cores e pelos

São fáceis de limpar e não necessitam de banhos com tanta frequência para não alterar a textura de seu pelo.

 

Curiosidades

  • Os Cairn Terriers são curiosos e aprendem rápido e como todos os terriers, independentes e um pouco teimosos.

  • Se ficarem entediados, podem ter um comportamento destrutivo e saírem mastigando objetos pela casa.

  • Pra você que gosta dos filmes clássicos e a carinha do Cairn Terrier não lhe é estranha, você acertou! Um dos mais famosos cãezinhos de todos os tempos foi o Cairn Terrier Toto, de O Mágico de Oz, que na verdade era uma fêmea chamada Terry.

  •  Além de O Mágico de Oz, há 73 filmes apresentando Cairn Terriers