Dicas

Tumor em Cachorro

Tumor em Cães

Um tumor cancerígeno está entre os diagnósticos mais tristes que um veterinário vai poder dar ao dono do cachorro. O câncer em cachorros é uma das principais causas de morte de cachorros no mundo inteiro. Uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Geórgia descobriu que o câncer é a causa mais comum de morte em cães idosos. É também a principal causa de morte de 71 das 82 raças estudadas.

Tumores em Cachorros – Sintomas

Sinais de tumores cancerígenos geralmente incluem feridas na pele que não curam e causam perda de peso do animal. Muitos cães geralmente têm nódulos e inchaços benignos que geralmente não causa morte porem se você notar algo novo, leve seu cachorro ao veterinário.

tumor em cachorros

Nem todos os tumores em cães são cancerígenos, mas todos eles devem ser avaliados pelo seu veterinário.

Tumores de Pele em Cães

Tumores na pele do seu cachorro geralmente crescem rápido são vermelhos e o cachorro coça bastante. Isso porque esses nódulos na pele contêm uma substância química chamada histamina que é responsável ​​pela coceira associada a alergias. A histamina diz ao estômago para produzir mais ácido, então os cachorros com esses tumores também correm risco de úlceras gastrointestinais.

Cachorros Braquicefálicos como os Boxers, Pug, Bulldogs Franceses, Ingleses e Dogue de Bordeaux correm maior risco de desenvolver mastocitomas, tumor de pele. Normalmente, essas raças desenvolvem tumores de baixo grau e menos agressivos, enquanto os chineses Shar Peis são propensos a tumores mastocitários mais agressivos.

Tumores de pele em Cachorros – Melanoma

tumor em cachorrosEsta é uma forma de câncer das células pigmentadas da pele dos cães esses tumores são tipicamente preto ou marrom escuro. Muitas massas cutâneas são benignas, mas aquelas na boca e na unha podem ser muito agressivas. No caso do último, o dedo do pé está tipicamente inchado e pode ser doloroso. Após um raio-x, pode ser determinado que o dedo afetado deve ser amputado, a fim de remover completamente a massa cancerosa.

Os riscos com este tipo específico de melanoma sao grandes pois o câncer pode se espalhar para outras regiões como o pulmão, rins e figado. Depois da cirurgia pe possível o tratamento de radioterapia e imunoterapia.

Tratamento para Tumor de pele em Cachorros

O tratamento começa com uma agulha fina para aspirar a célula de amostra para ser feito o diagnostico para descobrir qual o tipo de tumor.

  • Remoção cirúrgica
  • Exames para classificar e medir a intensidade do câncer e assim determinar qual o tratamento adicional que devera ser feito.

Lipomas em Cachorros

Lipoma é um tumor benigno, composto por células de tecido adiposo que se acumulam dentro de uma cápsula fibrosa logo abaixo da pele, nos cachorros esse tipo de tumor é muito comum. Os lipomas em cachorros geralmente parecem uma massa relativamente macia que pode ser movimentada por baixo da pele de um cão. Eles variam em tamanho e, na maioria das vezes, não são um problema sério.

Uma agulha fina é aspirada para confirmar a natureza benigna do tumor, e o tumor geralmente é removido apenas se for incômodo para o movimento ou atividade normal do cachorro.

Tumores em Cachorros – Osteossarcoma

Esse tipo de tumor em cães acontece nos ossos do animal e é mais comum em cachorros grandes e gigantes como Dog Alemão, Whippet Gigante, que é conhecido como Galgo, Mastiffs, são mais suscetíveis a esse câncer ósseo que freqüentemente afeta as pernas do cachorro.

Sintomas da Osteossarcoma canina

A maioria dos cachorros que acabam sendo diagnosticados com Osteossarcoma porque começam a mancar. Um raio-x é realizado na área em questão para descartar coisas como artrite canina. Às vezes, uma biópsia é necessária para diferenciar o osteossarcoma de outras condições que podem ser semelhantes em radiografias.

Caso o câncer seja diagnosticado, a amputação seguida de quimioterapia é o tratamento de escolha,  embora alguns cachorros não precisem de amputação. Nesses casos, apenas a área afetada do osso é removida e um enxerto ósseo ou uma haste de metal o substitui o local removido. É um procedimento longo que tem uma recuperação demorada.

Tumores em Cachorros – Histiocitoma

tumor em caes

Estes tumores desenvolvem-se através do sistema imunológico e são mais prevalentes em cães com três ou menos anos de idade e em raças incluindo Bulldogs Ingleses, Whippet, Boxers, Boston Terriers, Shar Pei e Dogue de Bordeaux.

O tumor em cachorro como o Histiocitoma geralmente são benignos e não se espalham para outras partes do corpo. Eles normalmente retornam por conta própria dentro de dois a três meses, mas a remoção pode ser recomendada pois ele pode ser incômodos para um animal de estimação. Os histiocitomas são freqüentemente tumores pequenos, geralmente menos de um 0.2 cm.

Tumores em Cachorros – Hemangiossarcoma

Esse câncer em cachorros atinge os vasos sanguíneos é mais comumente encontrado no baço porque tem um grande suprimento de sangue. Esse tipo de câncer também podem se desenvolver no coração de um cão e na pele.

O diagnóstico para esse tipo de câncer em cães é feito por um patologista que examina uma amostra de tecido do tumor. Isso geralmente ocorre após a cirurgia para retirar o baço e resolver o sangramento interno. A quimioterapia segue a cirurgia porque a metástase pode se espalhar para outros órgãos internos. Esse tipo de câncer é mais comum em raças maiores, como Golden Retrievers e Pastor Alemão.

Linfoma em Cachorros

Sintomas de linfoma em cães

cachorro com cancer

Letargia, diminuição do apetite e tosse podem acompanhar os gânglios linfáticos inchados em cães de todas as raças com esse tipo de câncer. O tratamento para linfoma em cachorros acontece com o uso de uma agulha fina ou biópsia de tecido para alcançar um diagnóstico. Um oncologista veterinário irá realizar um teste para determinar onde essas células cancerígenas podem estar. O tratamento mais comum é a quimioterapia.

Tumores em Cachorros – Papiloma

Esses tumores benignos são como verrugas em cachorros e quando essas verrugas se transformam em infecção elas podem se multiplicar e mudar sua cor para um verde claro. Isso geralmente acontece na região da face do cachorro próximo aos lábios e ao redor dos olhos.  As verrugas podem ser dolorosas e infecções graves podem dificultar a mastigação do seu cachorro.

Causas do Papiloma em Cachorros

São tumores benignos causados ​​por um vírus chamado papilomavírus que é transmitido por contato direto com um cão infectado ou objetos contaminados, como roupas de cama ou brinquedos. Cachorros com esse tipo de tumor e vírus devem ser separados de outros cachorros pois eles poderão espalhar essa doença. Saiba mais sobre o papiloma canino clicando aqui.

Resumo sobre Câncer em Cachorros:

A medicina veterinária avançou muito nos últimos 30 anos e hoje temos um maior entendimento e conhecimento a respeito de câncer e tumores em cachorros e animais de estimação, de qualquer forma esse tipo de doença sempre sera uma dor de cabeça para os donos e amantes dos animais. A melhor prevenção possível é cuidar bastante do seu animal de estimação e aproveitar cada minuto de sua vida ao lado dele. Qualquer tipo de caroço ou inchaço que você descobrir no seu cachorro, não hesite em conversar com o seu veterinário, esse já é o primeiro passo para o diagnostico de um possível câncer.

Ler e Compartilhar:

Como tirar berne de cachorro?

Castração de Cachorro Gratuita

Qual o melhor nome para seu cachorro?

Categorias:Dicas, Meu Dog, Saúde de Cachorro

Marcado como:,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.