Pássaro Coleirinho
O Coleiro Tui Tui é uma ave da família Thraupidae, cujo nome científico é Sporophila Caerulescens. Seu nome significa: do (grego) sporos = semente; e philos = que gosta, amigo; e do (latim) caerulescens = azulado. ⇒ Ave azulada que gosta de sementes.
No Brasil o Coleirinho Tui Tui é conhecido como coleirinho, coleiro, coleirinha, papa-capim, papa-arroz ou coleiro tuí tuí. É a espécie mais popular do grupo dos papa-capins, sendo também a mais abundante na maioria dos locais onde ocorre. Como todos os outros membros do gênero Sporophila, pode ser chamada de “papa-capim” acompanhada de algum outro adjetivo.
Coleirinho Cores
A denominação caerulescens significa azulado, possivelmente pela intensidade do negro de suas penas dependendo da luz que incide sobre o Coleirinho, suas penas se parecem com um azul bem escuro.
Coleirinho Baiano – Características
O Coleirionho Tui Tui ou Baiano macho mede em media de 10 a 12 cm. O Coleirinho ainda possui um colar branco e preto. Além do colar, ao lado da garganta negra um “bigode” branco define a área sob o bico amarelado ou levemente cinza. Existem machos com peito branco e outros com peito amarelo.
A fêmea do Coleirinho Tui Tui é toda parda, mais escura nas costas. Como podemos ver na imagem ao lado existe uma diferença clara entre o macho e a fêmea adulto, porem quando filhotes, o macho de coleiro se parece muito com a fêmea, o que dificulta muito alguns criadores na hora de descobrir o sexo dos seus pássaros.
Coleirinho Velox – Alimentação
A maioria das aves se alimentam de grãos e sementes, o Coleirinho Tui Tui usam o bico para quebrar as sementes. Seu nome de papa arroz vem do hábito de também usarem plantações de arroz como fonte de alimentação. Além do arroz, adaptaram-se às várias gramíneas trazidas da África e acompanharam a expansão da pecuária nas áreas anteriormente florestadas. Esses pássaros também comem milhos.
Pássaro Coleiro e sua reprodução
O Coleirinho Tui Tui se reproduz do mês de outubro a fevereiro, o casal afasta-se do grupo e estabelece seu território para acasalamento. O ninho é construído pelo macho e todas as demais tarefas correspondem à fêmea, ficando o macho com a atribuição de cantar para afastar outros coleiros da área.
Coleiro Chamando femea, veja o video
O ninho do Coleirinho é feito à base de gramíneas, raízes e outras fibras vegetais e ele os constrói em forma de tigela sobre arbustos a poucos metros do solo. A fêmea põe geralmente 2 ovos, que são incubados por cerca de duas semanas, cada fêmea choca 3 ou 4 vezes por ano. Os filhotes abandonam o ninho após 13 dias de vida.
Depois de um mês os Filhotes de Coleiro Tui Tui já estão aptos a comerem sozinhos, e atingem a maturidade sexual logo no primeiro ano de vida, podendo viver em média de 8 a 12 anos.
Coleirinho Tui Tui – Habitat
O Coleirinho esta em todo litoral do Brasil e na área demarcada como na foto ao lado. Seu nome se diversificou no Brasil e existem diversas denominações:
coleiro, coleiro-zel-zel, coleirinha, papa-capim, papa-capim-de-coleira, papa-arroz, gola de cruz, coleiro-tuí-tuí, papa-mineiro, gola.
Coleirinho Tui Tui – Extincao
O maior problema do Coleiro é a captura irregular de apreciadores de pássaros canoros e o tráfico de animais.
Lei 9605/98, a chamada “Lei dos Crimes Ambientais”, que, em seu art. 29, tem a seguinte redação: “Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”, sujeita o infrator à pena de detenção de seis meses a um ano e multa.
Ler e Compartilhar:
Categorias:Curiosidades, passaros