Raças de Cachorros

Presa Canário

Dogo Canário ou Cachorro Presa Canário

O Presa Canário ou Dogo é daqueles cachorros fortes e imponentes que quando você sai na rua para dar um passeio assusta toda vizinhança, ele tem origem das Ilhas Canarias na Espanha.  Essa raça foi criada para proteção e caça de alguns animais como o Javali, os cães dessa raça são poderosos e adequados para quem tem quintal e tempo para brincar com esse belo cachorro.

presa canario

Presa Canário – Historia 

O Presa Canario é um dos muitos cães que vieram do Mastiff, se quiser saber mais sobre clique aqui. Esse cachorro foi desenvolvido na Espanha, na região das Ilhas Canarias para ajudar o homem com o gado, carregamento de alimentos e cargas alem de proteção. O Dogo Canario ainda foi utilizada nos combates entre cães,  populares até meados do século 20. Com os melhoramentos da pecuária e a proibição dos combates entre cachorros, o Dogo Canario quase desapareceu durante 1930. 

Anteriormente chamada esse cachorro era chamado de Presa canário, a raça mudou de nome para Dogo canário na época em que foi reconhecida pela FCI em 2001 e ganhou um novo padrão. A palavra “Cane” significa “Cão” em português. Outro cachorro muito parecido com o Dogo Canario é o Cane Corso Italiano, saiba mais aqui.

Personalidade

Presa Canario é uma raça de cachorro sério, companheiro, família e um tanto independente. Ele não vai se socializar muito bem com estranhos e com outros animais. Cachorros dessa raça precisam de algo para fazer, caso contrário ele vai encontrar o que fazer como latir, cavar e destruir os seus sapatos. Embora o tamanho do Dogo Canario o faça parecer um cachorro bravo, seu temperamento é de dócil e bem humorado, mas se caso sinta que algo esteja ameaçando sua família ele se transforma em um leão para proteger quem ele ama.

Gentil e corajoso, quando filhote o Presa Canario é curioso, quando cresce se transforma um cachorro calmo e quieto que adora estar ao ado dos seus donos. Esse cachorro adora crianças, embora com seu tamanho e força pode machucar os pequenos apenas com um esbarrão. Com exercícios adequados, esse cachorro pode se adaptar em qualquer ambiente, mas com toda certeza ele vai preferir o conforto de casa e a presença de sua família. Esse cachorro adora atenção, carinho e colo. Caso você não tenha tempo para o seu Dogo Canario ele se tornara destrutivo e se esse cachorro resolver destruir a sua casa, vai ter prejuízo a vista. Os Dogos Canários são cachorros que babam, por esse motivo você precisa de lenços ou papeis higiênicos para limpa-lo sempre que possível.

Se você tem uma fazenda ou chácara ele vai te ajudar com o gado ou com a caça, caso contrário, faça-o envolver em um esporte para cachorros.

O cachorro Presa Canario não tem medo de nada, é um cachorro de muita atitude e que precisa de um dono que saiba como doma-lo, caso você não tenha experiencia com cães cheios de personalidade, o Canario pode ser um problema, em mãos erradas os cães dessa raça podem ser agressivos e perigosos para as pessoas que o cercam.

Presa Canario

Saúde

Grupo de Cachorro: Cães de Caça

Altura: 66 cm Machos, 60 cm Fêmeas

Peso: 65 Quilos Machos – 54 Quilos Fêmeas
Tempo de Vida: 9 – 11 anos de idade

O cachorros da raça Dogo Canario, geralmente são saudáveis, mas, como todas as raças, são propensas a determinados problemas de saúde. ​Esses cachorros podem ser propensos a displasia do coxofemoral, eles são uma raça grande, a displasia da anca e de cotovelo. Isso acontece quando o soquete do quadril e o osso da coxa não se encaixam confortavelmente e por conta disso, há atrito entre os dois, o que torna a caminhada e a corrida muito dolorosas. Problemas de pele podem acontecer, sarna demodécica (que pode ser hereditária).

Dogo Canário tem muita energia e por esse motivo ele precisa de longos passeios. Se você está comprando um filhote, encontre um bom criador que lhe mostre as condições de saúde para os pais do filhote. Confira o passado dos filhotes e converse com antigos donos de ninhadas anteriores para estar ciente de que não ha nenhum problema genético. Acesse o instagram da Pet Caramelo e de Criadores e acompanhe.

Todos os cachorros estão predispostos e podem ser afetados por qualquer tipo de doença. Separamos 5 links que você pode ficar interessado para se precaver caso seu animal de estimação apareça com algum desses sintomas.

Algumas Doenças que afetam cachorros:

Presa e Dogo Canário Filhotes

Filhotes de Presa Canario tem o temperamento agradável, curiosos e brincalhões, dispostos a se aproximar das pessoas, escolha o filhote de cachorro com o temperamento mais equilibrado, não aquele que está batendo em seus irmãos de ninhada ou aquele que está se escondendo no canto.

Sempre encontre pelo menos um dos pais – geralmente a mãe é aquela que está disponível, assim você garante que eles tenham um bom temperamento com o qual você se sinta confortável. Encontrar irmãos ou outros parentes dos pais também é útil para avaliar como um filhote será quando crescer. Acesse o Pet Caramelo no instagram.

Perguntas Sobre o Presa Canário:

Esse cachorro pode viver em apartamento?

O Presa Canário é um cachorro que precisa de quintal e de espaço, cachorros dessa raça não se adaptam muito bem em apartamentos.

Esse tipo de cachorro se da bem com as crianças?

Excelente para as crianças. É muito dócil, porem ele é muito forte e pode machucar os pequenos com uma patada ou esbarrão.

Esse cachorro pode ficar sozinho em casa?

Sim, esse cachorro pode ficar algumas horas por dia sozinho em casa, é importante que ele gaste energia para assim não destruir o seu quintal.

Presa Canário late muito?

Depende, eles latem quando necessário, algum barulho estranho ou desconhecido. São excelentes cães de guarda.

Cães dessa raça solta muito pelo?

Queda de pelos normal como em qualquer cachorro. Alimente-o com ração Premium que você não terá muito problema com a pelagem.

Curiosidades

dogo canario

Manuel Curtó Gracia é considerado pai da raça, afirma que o Presa Canário e Dogue Canário são raças separadas, com evidentes diferenças morfológicas. O Dogue canário é padronizado e registrado pela FCI desde 2001, enquanto que o “Perro de presa canário” é padronizado e registrado pelo UKC desde 2003 com o apoio do United Perro de Presa Canario Club dos Estados Unidos. O dogue canário é classificado como um cão moderno de show com morfologia diferenciada, enquanto que o Presa Canario é classificado como um cão de linha tradicional e acima de tudo funcional, não precisando seguir necessariamente padrões impostos por clubes em particular.

A pelagem preta é aceita e vista como comum no Presa Canario, ao contrário do Dogue canário que não se apresenta nesta coloração. Os criadores de perro presa canário, além do recente padrão UKC, possuem um outro padrão elaborado, este bem mais antigo e construído em acordo entre criadores veteranos das Ilhas Canárias. Outro fator importante é a máscara preta, obrigatória no Dogue canário, no padrão do Presa Canario essa necessidade não existe. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.