O seu cachorro está com o focinho seco e rachado, será que seu bichinho está doente?
Hoje o Pet Caramelo vai te ajudar a descobrir!
Como funciona o focinho do cachorro?
Sempre achamos que um focinho gelado e úmido é sinal de um cãozinho saudável, mas e o contrário?
Vamos entender primeiro como funciona o focinho dos cachorros:
Os cães dependem de seu olfato super desenvolvido para interpretar o mundo ao seu redor através de partículas de cheiro e isso acontece melhor quando seu focinho está úmido e pode absorver essas partículas com mais facilidade.

Focinho saudavel!
Além disso, o geladinho do focinho auxilia no resfriamento do cão nos dias mais quentes, assim como sua respiração ofegante regula a temperatura do corpo. Por dentro, o focinho do seu cão contém glândulas produtoras de muco que ajudam a produzir um líquido claro que o mantém fresco e úmido.
Afinal, o que significa quando o focinho do cachorro está seco e rachado?
É importante entender que muitos cães saudáveis podem ter o focinho seco e rachado, assim como um cãozinho doente pode ter o focinho úmido. Por isso vamos ver algumas razões que podem fazer com que o focinho do cachorro fique seco:
- Seu cachorro estava simplesmente cochilando e, por isso, deixou de lamber o focinho;
- Atividade física intensa, que pode gerar uma leve desidratação;
- Exposição ao sol, vento ou frio, elementos que irão causar secura no focinho;
- Idade. Com o passar do tempo, a hidratação do cãozinho já não é mais a mesma, levando o focinho a secar com mais facilidade.
Quando se preocupar?
Como dissemos, o focinho seco e rachado do seu cãozinho nem sempre será resultado de uma doença, mas em alguns casos, a combinação com outros sintomas deve ser um sinal de alerta.
Letargia
Vômito e/ou diarréia
Alterações de comportamento e apetite: Combinados ao focinho seco, devem ser motivos para levar seu cachorro ao veterinário para uma avaliação mais completa.
Outras causas comuns podem ser: alergias, queimadura solar e doenças auto-imunes.
Dar uma olhada na gengiva do seu cachorrinho também ajuda a entender suas condições. Se as gengivas estiverem com a coloração rosa, é um bom sinal de hidratação. Já cores pálidas, azuladas ou vermelho intenso são sinais de preocupação imediata.
Raças mais propensas ao focinho seco
Cães de focinho mais curto como Pugs e Bulldogues (Inglês e Francês), são mais propensos a secura e rachaduras pois não conseguem lamber o focinho com facilidade.
Outras raças como o Lhasa Apso, possuem os dutos lacrimais mais fechados, o que também pode causar o focinho seco.
Leia mais:
Tosse de cachorro ou cachorro com tosse
Categorias:Meu Dog, Raças de Cachorros, Saúde de Cachorro