Meu Dog

Tosse de Cachorro ou Cachorro com Tosse

O som de um cachorro tossindo geralmente preocura. Meu cachorro está doente? Ele está sufocando? Você deve ligar para o seu veterinário? A tosse de um cão pode ter muitas causas, algumas das quais são potencialmente perigosas.

A maioria dos cachorros desenvolvem uma tosse em algum momento de suas vidas, e muitas vezes é difícil entender qual é o motivo real para esse problema. Para os cachorros, uma tosse pode ser um indicador de uma série de problemas de saúde, isso poderá ser algo grave ou simples.

Escrevi esse post para mostrar alguns tipos de tosse canina e o que você deve saber sobre esse fator comum na vida dos cães.

Por que os cachorros tossem?

Os cães exploram o mundo com o nariz  e ocasionalmente com a boca. Seu cachorro entra em contato com todos os tipos de coisas, incluindo poeira, germes e ocasionalmente o grama. Todas essas coisas podem causar tosse, o que torna difícil determinar se a tosse de seu cão é grave ou simplesmente o som de seu cão limpando a garganta.

Uma tosse ocasional pode ser um comportamento normal de um cachorro e não é motivo de preocupação. A tosse repetitiva, por outro lado, pode ser um sinal de um problema mais sério, especialmente se houver alterações nos sons ou padrões respiratórios.

Tipos de tosse de cachorro

Uma das maneiras de diminuir as possíveis causas da tosse do seu cão é identificar o tipo de tosse. Pergunte a você mesmo as seguintes questões:

É uma tosse seca ?
É uma tosse aguda e engasgada?
É uma tosse úmida e úmida?
É uma tosse profunda e forte?
Seu cachorro tosse durante o sono?

Cada um desses tipos de tosse indica um problema específico. Certifique-se de descrever o som da tosse do seu cachorro quando ligar para o seu veterinário, pois isso pode ajudar a determinar se é ou não uma emergência ou se pode ser uma doença contagiosa como tosse do canil ou vírus da influenza canina.

Causas comuns de tosse de cachorro

Tosse Canina

Uma tosse canina profunda, seca e estridente pode ser um sintoma de tosse de caninca ou traqueobronquite (vias aéreas superiores, ou seja, não os pulmões). A tosse do canina é uma doença altamente contagiosa causada por uma bactéria OU vários vírus. Normalmente causa apenas uma doença leve e desconforto, mas pode descer para os pulmões, causando problemas sérios como pneumonia ou bronquite crônica.

Os cães podem pegar tosse do caninca em hoteis de cachorro e em qualquer outro lugar onde muitos cães se reúnam. Normalmente não é uma doença grave, mas seu veterinário pode prescrever alguns medicamentos para ajudar a tratar a tosse e recomendará que você mantenha seu cão longe de outros cães até que o estágio infeccioso termine.

Dor de garganta em cachorros

Uma tosse aguda e engasgada pode ser sugestiva de irritação das vias aéreas superiores, infecção ou até mesmo bloqueio parcial. Seu cão tem dor de garganta, que pode ser secundária a amigdalite (bastante incomum em cães), secundária a infecções na boca ou seios da face, ou possivelmente um corpo estranho ou material preso em sua garganta causando desconforto e dor de garganta.

Problemas pulmonares

Uma tosse úmida com catarro pode ser um sintoma de vias aéreas inferiores ou problema pulmonar. Esses sons molhados indicam que pode haver fluido nos pulmões do seu cachorro. Ao contrário de outras tosses, a respiração fica difícil mesmo quando o cão não está tossindo. Você precisa ligar para o seu veterinário e marcar uma consulta para o seu cão o mais rápido possível.

A pneumonia geralmente afeta cães com sistema imunológico enfraquecido ou subdesenvolvido, incluindo filhotes de cachorro e cães idosos. Existem muitas causas de pneumonia em cães, incluindo bactérias, vírus, parasitas, fungos ou aspiração secundária à inalação de material estranho após vômito ou após exposição a toxinas, como destilados de petróleo / gasolina, etc.

Colapso traqueal

As raças de pequenas correm um risco maior de colapso traqueal. Um dos sintomas do colapso traqueal é uma tosse forte que parece um ganso. Este som pode se tornar mais pronunciado quando seu cão está puxando sua coleira, e cães obesos têm um risco maior de desenvolver colapso traqueal. Ele também pode aparecer em climas quentes e úmidos durante o exercício.

Causas menos comuns de tosse de cachorro

As causas acima para tosse em cães são sérias, mas existem algumas causas adicionais e menos comuns de tosse que seu veterinário pode querer descartar.

  • Cinomose
  • Dirofilariose
  • Vírus da influenza canina
  • Bronquite crônica
  • Câncer

Tosse dos Canis ou traqueobronquite infecciosa

Cachorro com tosse

Na maioria dos casos, quando um cachorro de outra forma saudável começa a tosse, geralmente é devido a tosse do canis ou outra infecção viral ou bacteriana similar. A tosse dos canis pode envolver uma tosse profunda, seca, espirrando, resfriando, engasgando ou mesmo vômitos. Também pode haver espasmos de tosse provocados por excitação ou exercício.

Se seu cão esteve recentemente em uma situação em que teve contato com outros cães, ele pode ter contraído uma infecção por tosse dos canis. Os sintomas geralmente aparecem de 2 a 14 dias após a exposição.

A recuperação completa da tosse do canis pode levar até três semanas em cães saudáveis ​​e duas vezes mais em cachorros mais idosos.

Uma vez que um grave episódio de tosse dos canis pode resultar em pneumonia, se o seu cão não começar a melhorar por conta própria, ou se a tosse se tornar progressivamente pior, é importante marcar uma consulta com o seu veterinário para estar no lado seguro.

Pneumonia Canina

Cachorro com pneumonia

Uma tosse que parece úmida (tosse “produtiva”) geralmente significa que há um acúmulo de líquido nos pulmões do seu cachorro. A pneumonia bacteriana é causada por um patógeno e existem vários organismos que podem resultar em infecção, A pneumonia por fungos é o resultado de uma profunda infecção pulmonar e é um problema mais grave e difícil de tratar. Os sintomas de pneumonia, além de tosse, incluem perda de apetite, perda de peso, febre e dificuldade em respirar.

Se a pneumonia é de natureza bacteriana, normalmente seu cachorro exigirá tratamento com antibióticos, repouso e terapias de suporte específicas. A pneumonia por fungos é mais difícil de tratar, uma vez que muitos cachorros não respondem a drogas de pneumonia anti-fungos. Pergunte ao seu veterinário sobre a terapia por inalação, uma das formas mais eficazes e diretas para tratar esses tipos de infecções pulmonares.

Outro tipo de pneumonia é pneumonia por aspiração, também chamada pneumonia por inalação. Esta é uma condição em que os pulmões ficam inflamados e infectados como resultado de respirar uma substância estranha, como vômito, ácido gástrico regurgitado ou alimento. A pneumonia por aspiração é fatal, e o prognóstico para a maioria dos cães com a condição é fraco, pelo que o objetivo deve ser sempre prevenção. Se você suspeita que seu cão tenha aspirado algo, é importante levá-la ao seu veterinário ou a uma clínica de emergência de animais imediatamente.

Ler e Compartilhar

Benefícios da Castração

Nomes de Cachorro – Lista com 1000 nomes

Por quanto tempo o Cachorro realmente sente a sua falta?

Categorias:Meu Dog, Saúde de Cachorro

Marcado como:

3 respostas »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.