Meu Dog

Tosse de Cachorro ou Cachorro com Tosse

cachorro tossindo

A maioria dos cachorros desenvolvem uma tosse em algum momento de suas vidas, e muitas vezes é difícil entender qual é o motivo real para esse problema. Para os cachorros, uma tosse pode ser um indicador de uma série de problemas de saúde, isso podera ser algo grave ou simple.

Escrevi esse post para mostrar alguns tipos de tosse canina e o que você deve saber sobre esse fator comum na vida dos cães.

Tosse dos Canis ou traqueobronquite infecciosa

Na maioria dos casos, quando um cachorro de outra forma saudável começa a tosse, geralmente é devido a tosse do canis ou outra infecção viral ou bacteriana similar. A tosse dos canis pode envolver uma tosse profunda, seca, espirrando, resfriando, engasgando ou mesmo vômitos. Também pode haver espasmos de tosse provocados por excitação ou exercício.

Se seu cão esteve recentemente em uma situação em que teve contato com outros cães, ele pode ter contraído uma infecção por tosse dos canis. Os sintomas geralmente aparecem de 2 a 14 dias após a exposição.

A recuperação completa da tosse do canis pode levar até três semanas em cães saudáveis ​​e duas vezes mais em cachorros mais idosos.

Uma vez que um grave episódio de tosse dos canis pode resultar em pneumonia, se o seu cão não começar a melhorar por conta própria, ou se a tosse se tornar progressivamente pior, é importante marcar uma consulta com o seu veterinário para estar no lado seguro.

Pneumonia Canina

cachorro com tosse ou pneumonia

Uma tosse que parece úmida (tosse “produtiva”) geralmente significa que há um acúmulo de líquido nos pulmões do seu cachorro. A pneumonia bacteriana é causada por um patógeno e existem vários organismos que podem resultar em infecção, A pneumonia por fungos é o resultado de uma profunda infecção pulmonar e é um problema mais grave e difícil de tratar. Os sintomas de pneumonia, além de tosse, incluem perda de apetite, perda de peso, febre e dificuldade em respirar.

Se a pneumonia é de natureza bacteriana, normalmente seu cachorro exigirá tratamento com antibióticos, repouso e terapias de suporte específicas. A pneumonia por fungos é mais difícil de tratar, uma vez que muitos cachorros não respondem a drogas de pneumonia anti-fungos. Pergunte ao seu veterinário sobre a terapia por inalação, uma das formas mais eficazes e diretas para tratar esses tipos de infecções pulmonares.

Outro tipo de pneumonia é pneumonia por aspiração, também chamada pneumonia por inalação. Esta é uma condição em que os pulmões ficam inflamados e infectados como resultado de respirar uma substância estranha, como vômito, ácido gástrico regurgitado ou alimento. A pneumonia por aspiração é fatal, e o prognóstico para a maioria dos cães com a condição é fraco, pelo que o objetivo deve ser sempre prevenção. Se você suspeita que seu cão tenha aspirado algo, é importante levá-la ao seu veterinário ou a uma clínica de emergência de animais imediatamente.

Categorias:Meu Dog, Saúde de Cachorro

Marcado como:

Deixe um comentário, suas ideias são importantes para Pet Caramelo.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.