Dicas

Piometra

O que é piometra?

Piometra é definida como uma infecção no útero que pode ser considerada uma doença séria e muito grave, quando a Piometra for descobra ele deve ser tratada rapidamente.

cachorra com piometra

Piometra em Cadelas

A Piometra é uma infecção secundária que ocorre como resultado de alterações hormonais sistema reprodutivo da fêmea ou cachorra. Parte dessa infecção acontece porque os glóbulos brancos, que normalmente protegem contra qualquer tipo de infecção, são impedidos de entrar no útero.

A Piometra somente acontece em cadelas que não cruzam?

Se sua cadela não cruzar durante a vida a Piometra tem mais chances de acontecer, sua cachorro pode ter Piometra mesmo se já tiver cruzado.

Após o cio da cachorra, os níveis de hormônio progesterona permanecem elevados até dois meses e causam espessamento do revestimento do útero, em preparação para a gravidez e o desenvolvimento fetal. Se a gravidez não ocorrer durante vários ciclos consecutivos, o revestimento uterino continua a aumentar até que os cistos frequentemente se formem dentro dos tecidos (uma condição chamada Hiperplasia Cística Endometrial). O revestimento espesso e cístico secreta fluidos que criam um ambiente ideal para o crescimento das bactérias.

Como as bactérias entram no útero?

As imagens reais da Piometra são fortes, se quiser ver como um útero fica depois da cirurgia, digite no google e vá em imagens.

O útero permanece bem fechado, exceto durante o cio, quando relaxa para permitir que o esperma do cachorro macho entre no útero. “Se o colo do útero estiver aberto ou relaxado, as bactérias normalmente encontradas na vagina podem entrar facilmente no útero.” Se o útero estiver normal, o ambiente uterino é adverso à sobrevivência bacteriana; no entanto, quando a parede uterina está espessada ou cística, existem condições perfeitas para o crescimento das bactérias. Quando existem bactérias e infecção os músculos do útero não podem se contrair adequadamente devido ao espessamento da parede uterina. Isso significa que as bactérias que entram no útero não podem ser expelidas.

Quando ocorre a Piometra Canina?

A Piometra pode ocorrer em qualquer cadela virgem, jovem ou de meia-idade; no entanto, é mais comum em cachorras mais velhas. Após muitos anos de ciclos de cio sem gravidez, a parede uterina sofre as alterações que promovem essa doença. A piometra canina geralmente ocorre de duas a oito semanas após o último cio.

Piometra Sintomas:

Os Sintomas da Piometra podem ser visíveis se o colo do útero permanecer aberto, haverá pus saindo do útero através da vagina. Pus ou uma secreção anormal pode ser visto no chão da sua casa, no quintal e qualquer outro lugar que a sua fêmea frequente. Outros sintomas da Piometra são:

piometra canina

Muitas vezes o colo do útero poderá estar fechado e o pus que se forma através da infecção não sera capaz de sair. Esse pus vai se acumular no útero, fazendo com que o abdome cresça de forma estranha. As bactérias liberam toxinas que são absorvidas pela corrente sanguínea. Cadelas com piometra fechada faz esse quadro de doença ser muito grave. Perda de apetite, depressão e ate mesmo vômitos ou diarreia podem acontecer.

Piometra Canina, Diagnostico:

A maioria das cadelas com piometra são diagnosticadas muito tarde, pois os sinais da Piometra podem não ser vistos como mencionamos acima. Se a sua cadela muito doente com que esteja bebendo uma quantidade maior de água deve ser suspeita de ter piometra.

A quantidade de urina é geralmente baixa devido aos efeitos tóxicos das bactérias nos rins. Cadelas com piometra geralmente tem um numero muito maior na contagem de glóbulos brancos no sangue.

Radiografias (raios X) do abdômen identificarão útero com infecção. Se o colo do útero estiver aberto, muitas vezes haverá um aumento uterino tão mínimo que a radiografia será inconclusiva. Um exame de ultra-som poderá ser mais útil na identificação de um útero aumentado e diferenciando-o de uma gravidez normal.

O ultrassom que mostra a piometra incluem o aumento do tamanho do útero, espessamento das paredes uterinas e acúmulo de líquido.

Piometra Canina, Tratamento

O tratamento mais eficaz é a remoção cirúrgica do útero e dos ovários infectados, ou realizar uma ovário histerectomia castração. Cadelas diagnosticadas no estágio inicial da doença tem chances de recuperação rápida..

Antibióticos são geralmente administrados por duas semanas após a cirurgia.

Minha Cadela tem Piometra e ela é jovem, e não quero castrar.

Existe uma chance remota de tratamento da piometra sem cirurgia, porem são métodos que nem sempre são eficazes, converse com o seu veterinário a respeito, ele saberá indicar a melhor solução para o seu problema.

Ler e Compartilhar:

Categorias:Dicas, Meu Dog, Saúde de Cachorro

Marcado como:,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.