Animais de Estimação

Tudo Sobre Calopsitas

Calopsita

As calopsitas fazem parte da família cacatua e são conhecidos por suas personalidades alegre e extrovertida. Os calopsitas machos são mais barulhentos que as fêmeas, fato raro na natureza, “brincadeirinha”. As penas no alto da cabeça da Calopsita são um indicador do seu humor e comportamento, esses pássaros podem viver até os 20 anos de idade.

calopsita passaro

O pássaro Calopsita (Nymphicus hollandicus) é um animal de estimação muito popular no Brasil. Este pássaro bonito e carinhoso tem um porte médio e  se treinado adequadamente, uma Calopsita pode imitar a fala humana. A grande maioria das Calopsitas são divertidas e alegres, separamos algumas dicas importantes para você cuidar melhor do seu pássaro ou se no caso você decidir ter esse animal de estimação na sua casa.

Dicas de Nomes para Calopsita

Calopsita, Hábitos e Costumes

As Calopsitas são nativos da Austrália, onde são encontrados em grande parte no país árido ou semi-árido, mas sempre perto da água. Em grande parte as Calopsitas são nômades e o seu bando se mudará para onde a comida e a água estiverem disponíveis. Às vezes, centenas irão se reunir em torno de um rio ou copo de água. Para o desânimo de muitos fazendeiros, eles freqüentemente comem culturas cultivadas.

calopsita e periquito

As Calopsitas alimentam-se quase exclusivamente das sementes de ervas nativas. As sementes são na maior parte comidas no chão e a maior parte da atividade de beber e alimentar acontece pela manhã.

Calopsita Preço

Geralmente é possível encontrar Calopsitas em e lojas de animais, Pet Shops e em alguns veterinários, a Calopsita custa barato e é muito fácil de ser cuidada.

Preço: R$ 25,00 reais – R$300,00 reais

Calopsita Cantando

A Calopsita é um pássaro amante incondicional da musica e de sons. Aqui podemos ver claramente a maneira como eles interagem, se “beijando com o bico e cantando forte antes de dormir”.

Calopsita Fêmea e Macho, como descobrir?

como descobrir calopsita macho ou femea

Calopsita macho e fêmea são idênticos quando jovens. Depois de aproximadamente seis a nove meses, a Calopsita fará a mudança de plumagem pela primeira vez, normalmente mais colorida e com mais variação entre os sexos.

Examine a cauda da sua Calopsita, em Calopsitas cinzas, as fêmeas adultas (e todos os juvenis) têm marcas na parte inferior das penas da cauda. Estas são geralmente listras horizontais alternando cinza, cinza escuro ou branco, cinza ou amarelo, mas algumas fêmeas têm pontos ou padrões irregulares. Se você não vir nenhum, segure a Calopsita de modo que sua cauda esteja na frente de uma luz brilhante e examine atentamente. Se você ainda não vê nenhuma marca, a Calopsita é provavelmente um macho.

Muitos criadores dizem que macho costumam ser mais ativos, e quando adultos eles podem ficar encostando a parte de traz, embaixo da sua cauda em um processo que se parece com uma masturbação.

Existe outra teoria que diz, mostre um espelho para sua calopsita, machos costumam ficar mais tempo brincando na frente do espelho enquanto as fêmeas não.

Calopsita Lutino

calopsita lutino

As raças de Calopsita Lutino, ou amarelo pálido e branco pálido que ainda têm círculos de bochecha, podem ser identificadas pelas manchas amarelas da fêmea sob as asas e por marcas amarelas sob a cauda. Você pode precisar usar uma luz brilhante para ver essas manchas.

Calopsita Reprodução – Como Cruzar Calopsitas?

Para garantir a boa saúde das calopsitas e seus filhotes, você precisa de macho e uma fêmea que não tenham nenhum grau de parentesco, sem doenças e defeitos congênitos e entre 2 e 5 anos de idade.

Requisitos para o Cruzamento de Calopsitas:

Uma gaiola para um par de Calopsitas reprodutoras deve ter um tamanho mínimo de 60 cm por 80 cm e deve conter uma caixa para ninho de 20 cm por 20 cm. As calopsitas vão precisar de papel picado para construir o ninho.

Alimentação das Calopsitas

As Calopsitas devem ser alimentadas com uma dieta variada composta de sementes, de alta qualidade e abundância de frutas e legumes frescos. Os casais reprodutores podem ainda ser tratados com um suplemento de cálcio para garantir o desenvolvimento adequado dos ovos e ajudar a mãe a recuperar os nutrientes perdidos no processo de fabricação de ovos.

Você pode misturar: 20% de alpiste, 50% de painço, 15% de arroz com casca, 10% de aveia e 5% de girassol. Existem rações prontas para Calopsitas, disponíveis no mercado ou em qualquer Pet Shop.

Calopsita pode comer banana?

Sim, desde que não seja em grande quantidade. 1/4 de banana a cada 4 dias esta de bom tamanho.

Ovos de Calopsita

Calopsitas fêmeas colocam seus ovos dentro de três semanas de acasalamento. Como muitos outros tipos de pássaros, não é incomum que as Calopsita coloque um ovo a cada dois dias até que todas tenham sido colocadas. Geralmente, há entre quatro e seis ovos.

Tempo de Incubação da Calopsita

calopsitas preco filhotes

Em média, as calopsitas incubam seus ovos por cerca de 20 dias.

Calopsita Filhote – Alimentação 

A maioria das calopsitas pode ser desmamada entre as idades de 6 e 8 semanas, oferecendo-lhes milheto, pequenos pedaços de frutas e vegetais e pelotas amolecidas.

Após 20-22 dias, os ovos eclodem, um de cada vez, durante um período de uma semana. As Calopsitas nascem nus, cegos e indefesos, como todos os papagaios e muitos outros pássaros também.

calopsitas filhotes

A primeira refeição que recebem é um líquido conhecido como “leite” de periquito. Contém nutrientes e anticorpos essenciais, o equivalente aviário do leite de mamíferos. Do amanhecer até o anoitecer, o Calopsita Macho voa para trás e para a frente, enchendo sua plantação de sementes e regurgitando-as para sua companheira, que então entrega o melhor da colheita para os filhotes. O macho começa a alimentar seus descendentes diretamente após cerca de três semanas, embora, às vezes, uma fêmea super protetora não permita isso e prossegue sozinha durante toda a vida.

Se os primogênitos,(primeiros filhotes a nascerem), prosperam, as chances de sobrevivência das Calopsitas mais jovens são muito boas. Uma vez que eles são chocados, a Calopsita Fêmea instintivamente os alimenta primeiro ao invés dos membros mais velhos e agressivos da ninhada.

calopsitas femea

Filhotes de calopsitas podem segurar suas cabeças depois de nove dias, e seus olhos se abrem depois de doze dias. Uma cobertura de “penas de alfinete” começa a aparecer em duas semanas. Estes são tocos finos e escamosos que depois crescerão em belas penas de Calopsita. Isso acontece entre três e quatro semanas, e as aves são param de receber comida da mãe entre 30 e 40 dias após a eclosão. São nove meses completos antes de serem completamente independentes.

Com um ano de idade, as calopsitas estão prontas para se reproduzir e o ciclo recomeça. Tal como acontece com qualquer espécie de ave que tenha ambos os pais investindo um considerável pedaço de tempo na criação de jovens, um casal de Calopsitas é fortemente ligado, com um romance ritual envolvendo todos os tipos de cuidados mútuos, bico “beijando” e balançando a cabeça. 💖

Ler e Compartilhar:

Tudo sobre o Periquito Australiano

Tudo sobre o Canario da Terra

Quais animais estão em extinção?

Categorias:Animais de Estimação, Dicas, passaros

Marcado como:,

2 respostas »