Meu Dog

Cachorro Rosnando para o Dono

Em algum momento, você provavelmente já ouviu um cachorro rosnar e a partir dai ja sabemos que o melhor a se fazer é manter distância. A maioria das pessoas considera o rosnado do seu cachorro um aviso. Nesse post vamos abordar o rosnado do seu cachorro para que saibamos como lidar de maneira adequada.

cachorro rosnando

Isso não é um sorriso

Por que cachorros rosnam?

Rosnar é uma forma de seu cachorro se comunicar com você. Ele rosna para que você saiba que ele está com medo, sentindo dor ou precisa que você se afaste de suas posses ou território.

O rosnado pode ser o primeiro sinal de agressão mais séria, é importante lidar com um cão que rosna de maneira adequada.

Rosnar é um sinal de um problema, em vez de ensinar seu cão a não rosnar, é vital que você determine o motivo pelo qual o cão está rosnando e resolva esse problema.

Freqüentemente, donos de cachorro costumam fugir de um cachorro que rosna ou puni-lo por rosnar e isso não esta certo.

Quais razões para seu cachorro rosnar?

Listamos abaixo 5 motivos para o rosnar do seu cão.

Dor

Várias situações podem fazer seu cão rosnar. Se o seu cão está rosnando em reação à dor ou doença, você pode notar que ele rosna apenas quando certas partes do corpo são tocadas.

  1. O seu cachorro também pode apresentar outros sintomas de doença ou lesão, como diminuição do apetite, letargia, perda de peso, mordidas ou lambidas em áreas específicas do corpo ou perda de pelos. A solução para o problema de um cachorro que rosna por causa de dor ou doença é ligar imediatamente para o veterinário. O tratamento médico adequado deve aliviar a dor, o que deve diminuir ou parar o rosnado.

Medo

cachorro rosnando por medo

Se o seu cachorro normalmente rosna para estranhos, pessoas específicas, como crianças ou homens, ou quando o cão está em um lugar desconhecido, os rosnados são provavelmente devido ao medo. Um cão também pode rosnar em situações que desencadeiam medos, como durante tempestades ou depois de um gol juntamente com fogos de artifício.

Alguns cães agressivos podem estar doentes e sofrendo de transtorno de ansiedade.

Se você puder determinar a causa do medo, tente ensinar o seu cachorro a não ter medo, com recompensas e ensinando que determinada situação, ele não precisa ter medo. Caso não haja sucesso, consulte o seu veterinário.

Território

cachorro rosnando territorio
O cachorro pode rosnar para o dono ou para o carteiro ou entregador ou qualquer outra pessoa se ele sentir uma certa invasão à sua propriedade. Se um cachorro rosna como consequência de uma agressão territorial, você também pode perceber que ele rosna sobre seu lugar no sofá, a bacia com comida ou sua posição na cama.

O cachorro pode rosnar sempre que sentir que alguém está invadindo seu território percebido. Esse “alguém” pode ser um estranho ou até mesmo um membro da família. Esse tipo de comportamento pode ser modificado com treinamento.

Agressão e Proteção

cachorro rosnando agressivo

Um cachorro que exibe agressão de posse pode rosnar quando alguém se aproxima enquanto ele está comendo, brincando com certos brinquedos ou mastigando um osso ou couro cru. Essa reação pode ser evitada com um treinamento que ajudará seu cão a entender as reações apropriadas.

Se divertindo

Alguns cães rosnam naturalmente quando estão se divertindo. Esse rosnado geralmente ocorre quando dois (ou mais) cães estão brincando um com o outro ou se a brincadeira está associada a brinquedos de puxar.

cachorros se divertindo

Geralmente, essa é uma expressão de sentimentos inofensiva. Deve ser monitorado de perto, no entanto, especialmente com filhotes, uma vez que o comportamento de rosnar pode se transformar rapidamente em agressão.

Como fazer o cachorro parar de rosnar?

Como dono de um cachorro você provavelmente fica chateado quando ele rosna, especialmente pra você ou com alguem da sua familia. Sua primeira reação pode ser suprimir o rosnado repreendendo ou punindo o cão. Isso nunca é uma boa ideia.

Ao ensinar a seu cachorro que rosnar não é um bom comportamento, você está retirando sua capacidade de avisá-lo de que ele pode morder.

A chave para fazer um cão parar de rosnar não é suprimir os rosnados, mas sim lidar com o problema subjacente. Depois de lidar com a dor, o medo, a agressão por posse ou a territorialidade, o cão não precisará mais rosnar.

Treinamento para o Rosnado do seu Cachorro
treinamento e rosnado

Territorialidade, agressão por posse e medo são problemas graves de comportamento. Dependendo do grau do problema comportamental, o treinador de cães ou especialista em comportamento animal pode ajudá-lo a avaliar o cachorro e determinar o melhor curso de ação para lidar com esses problemas.

Enquanto você está trabalhando para determinar a causa do rosnado, não o ignore ou eles podem piorar. Tenha cuidado com seu cachorro até descobrir por que ele está rosnando.

Ler e Compartilhar:

Categorias:Meu Dog, Saúde de Cachorro

Marcado como:,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.