Animais Selvagens

Animais em Extinção

O nosso planeta Terra é o lar de muita vida selvagem e animais maravilhosos, por esse motivo resolvemos esclarecer a maioria das duvidas dos nossos leitores a respeito dos animais que estão em extinção no Brasil e no Mundo, ainda no final desse post fizemos uma seleção de animais e especies que infelizmente já estão extintos.

“Animais Extintos” são aqueles que já desaparecem do Planeta Terra e “Animais em Extinção” são aqueles que estão ameaçados de nunca mais serem vistos na natureza.

Porque os Animais podem se tornar extintos?

Existem inúmeros motivos para que a vida dos animais na natureza se torne difícil na natureza, temos exemplo como o desmatamento, o tráfico ilegal de animais, o crescimento das cidades e dos humanos, a poluição de mares e rios e a caça predatória sem controle e fiscalização.

Alerta Vermelho – Animais em Extinção 

Para fazer o calculo a respeito da quantidade de animais extintos, existe uma organização internacional conhecida como União Internacional para Conservação da Natureza, sigla (IUCN).

Esse órgão é responsável por criar o Alerta Vermelho de Espécies Ameaçadas, alem de monitorar e controlar animais e especies que ainda podem ser salvas da extinção e para isso a IUCN categoriza cada especie de acordo com o grau e perigo de ser extinto.

Existem diversos animais e especies que estão ameaçadas de extinção em todo o mundo. Conheça aqui algumas das principais espécies em extinção no Brasil e no mundo:

Animais Extintos no Brasil:

Separamos 3 animais que já estão extintos no Brasil.

Urso Gigante da Cara Chata

animais extintos urso

O Urso Gigante da cara Chata (Arctotherium) é um gênero extinto de ursos de cara curta da América do Sul. Seus ancestrais migraram da América do Norte para a América do Sul durante o Great American Interchange, que foi um importante evento paleozoogeográfico Cenozoico tardio no qual a fauna terrestre e de água doce migrou da América do Norte via América Central para a América do Sul e vice-versa, enquanto o istmo vulcânico do Panamá se elevava do fundo do mar e se unia aos continentes anteriormente separados. Após a formação do istmo do Panamá durante o final do Plioceno. Seu parente mais próximo conhecido é o urso de óculos (Tremarctos ornatus).

Antifer Ultra

animais extintos no Brasil

Antifer Ultra é um gênero extinto de grandes cervos herbívoros da família Cervidae, endêmicos da América do Sul durante o Pleistoceno, vivendo de 2,6 Ma-13.000 anos atrás e existindo por aproximadamente 2.589 milhões de anos. Os cervídeos entraram pela primeira vez no continente anteriormente isolado da América do Sul durante o Plioceno como parte do Great American Interchange. Esse cervo era mais comum na região do Rio Grande do sul e o seu maior predador eram lobos e os humanos.

Maçarico Esquimó 

macarico esquimo animais extintos

O Maçarico Esquimó, é uma espécie de ave migratória charadriforme da família Scolopacidae americana. Esta ave limícola de tamanho médio está criticamente ameaçada ou já extinta, sendo uma das oito espécies de maçaricos e está classificada no gênero Numenius. Foi uma das mais numerosas aves marinhas na tundra ártica do oeste do Canadá e do Alasca com aproximadamente 2 milhões de aves mortas por ano no final da década de 1800. Não tendo sido visto em mais de 30 anos, o maçarico-esquimó é atualmente considerado extinto.

Animais com risco de Extinção no Brasil

Eu aposto que a maioria das pessoas que estão lendo esse post já assistiram a animação da Dreamworks – Rio onde o pássaro Blue é perseguido por contrabandistas, pois é, infelizmente essa historia é real e hoje a Arara Azul corre risco de extinção.

Arara Azul – Esta em extinção? 

animais em extinção arara azul

Arara-azul teve sua população praticamente dizimada nos últimos 100 anos. Esse lindo pássaro vive na região central do Brasil, nos estados do Tocantins, Goiás, Piauí, Maranhão e no norte da Bahia. As causas do desaparecimento e do risco de extinção das araras-azuis são:

  • Contrabando ilegal de animais
  • Desmatamento
  • Crescimento Urbano

Mesmo diante de informações ruins a respeito da Arara-Azul, temos a boa noticia é que existe um programa na Alemanha que esta recuperando as Araras Azuis. Veja nesse link: Acordo vai trazer 50 Araras Azuis para o Brasil.

Mico-Leão-Dourado

animais extintos no Brasil mico leao dourado

Os macacos do Mico-Leão-Dourado, diminui consideravelmente para 1000 animais no litoral brasileiro, especificamente na Mata Atlântica. Hoje em dia os Micos Leões Dourado, vivem quase exclusivamente nas reservas biológicas do Poço das Antas, Reserva da bacia do Rio São João, no estado do Rio de Janeiro. As causas do desaparecimento são:

  • Desmatamento
  • Crescimento Urbano

Onça-Pintada – Esta em extinção? 

animais em extincao - onça pintada

A onça-pintada, é o maior felino do Continente Americano e infelizmente esse animal está na lista dos mais ameaçados de extinção. É difícil estimar a população desse animal no centro oeste brasileiro, na costa Brasileira,na Mata Atlântica a espécie está ameaçada. As causas do desaparecimento são:

  • Desmatamento
  • Crescimento Urbano
  • Caça Ilegal

Animais em Extinção no Mundo

Urso Panda Gigante – Esta em extinção? 

animal extincao panda

Os Ursos Pandas Gigantes vivem na região centro-sul da China, existem aproximadamente 2.500 especies vivendo em pontos isolados e geralmente a sua reprodução acontece em cativeiro. As fêmeas do Urso Panda só entra no cio uma vez por ano e no máximo três dias. Razoes pelas quais o Urso Panda Gigante esta na lista de animais em extinção:

  • Desmatamento
  • Crescimento Urbano
  • Caça Ilegal

Pinguim Africano

animais em extincao

O pinguim-africano habita na costa sul da África e sua população diminuiu muito desde as acoes do homem no começo do seculo 20. As principais razões para os Pinguim Africano ter entrado na lista de animais em extinção são:

  • Ações do homem
  • Crescimento Urbano
  • Aquecimento Global

Condor Californiano

animais extintos no mundo

O Condo Californiano ou Condor da Califórnia vive na costa oeste do México e dos Estados Unidos. As principais causas para que essa ave tenha entrado na lista de animais em extinção são:

  • Aquecimento Global
  • Caça Ilegal

Assim como as Araras Azuis do Brasil, o Condor Australiano tem sua reprodução regulada e mantidas através de cativeiro.

Baleia Azul

animais extintos no mundo baleia azul

A Baleia Azul tinha sua população muito grande no inicio do seculo 20 e devido a intensidade e caca feita por vários países, estima-se que hoje existam entre 8.000 e 2.500 especies.

Dodo – Mauritânia ano de 1.604
animais extintos no mundo

Tudo o que resta hoje do Dodo são alguns ossos e esqueletos. Essas aves que não voam, já estiveram vivas e bem nas florestas nas Ilhas Maurício. Sua trágica história começou no século 16, quando marinheiros holandeses chegaram à ilha e começaram a caçar essa ave alem de trazerem animais consigo que alteraram o ecossistema desse animal que desapareceram na década de 1680.

Vaca Marinha de Steller

animais em extinção vaca marinhaNorte do Oceano Pacífico (1768)

Muito parecido com o peixe boi, porem um pouco maior, o naturalista alemão Georg W. Steller primeiro estudou e descreveu este incrível animal em 1741, no norte do Oceano Pacífico. As vacas marinhas de Steller eram enormes mamíferos marinhos que cresceram até 10 metros de comprimento, o dobro do comprimento de um carro. Esse lindo mamifero vivia em bando e pastavam na grama do mar, algas marinhas. Infelizmente, marinheiros e caçadores de focas logo perceberam que a carne gordurosa do animal fornecia uma grande quantidade de comida para suas viagens e eles começaram a caçá-los. A vaca marinha do Steller foi extinta apenas 27 anos depois de ter sido descoberta.

 

 

Grande Auk

Ilhas rochosas ao largo da costa do Atlântico Norte (1844)

aves em extinção
O grande e preto e branco Auk foi encontrado em torno do Atlântico Norte, próximo ao Reino Unido e durante o início do século 19, a grande Auk foi caçado em grande escala devido as suas penas e sua carne, ainda existia uma mistica de que esse pássaro tinha poderes sobrenaturais.

Tigre da Tasmânia – Thylacine

Tasmânia, Austrália continental e Nova Guiné (1936)

animal em extinção tigre
O Tigre da Tasmania ou Tilacino já foi um dos maiores comedores de carne do mundo. Parecia um lobo, mas tinha pelo marrom-amarelado, listras nas costas e uma cauda longa e grossa. Seu nome científico, Thylacinus cynocephalus. Acredita-se que os humanos são os culpados pela extinção final do tilacino. Uma vez que os ferozes predadores gostavam de se alimentar de ovelhas e outros animais, os colonos europeus eram rápidos em matá-los – na verdade, o governo da Tasmânia até pagou às pessoas para fazê-lo. O último tilacino conhecido morreu em 1936, no Hobart Zoo, na Austrália.

Auroque

Europa e Ásia (1627)

animais extintos auroque

Auroques eram uma especie de touro muito maior do que os atuais, quase duas vezes maiores, caça perfeita para os primeiros humanos. Hoje, tudo o que resta desses animais colossais são alguns esqueletos em museus, juntamente com algumas pinturas rupestres pré-históricas das grandes feras na caverna de Lascaux, na França, que podem datar 20.000 anos. É muito provável que os auroques sejam os ancestrais das vacas de hoje. Dados históricos indicam que o último dos auroques viveram na Polônia durante os anos de 1670.

Sapo de ninhada gástrica

Austrália (década de 1980)

animais em extinção - rã
O sapo gástrico é super interessante, As fêmeas “comeriam” o próprio filhote de sapo, cuidando dos girinos em seus estômagos por 6 a 7 semanas, tendo “desligado” seus sucos digestivos e parado de comer.As mães então famintas “deram à luz” a uma ninhada de filhotes de sapo pelo projétil vomitando-os de suas bocas. Infelizmente, os anfíbios australianos foram exterminados em uma década após terem sido descobertos em 1973.

Tecopa Pupfish

Califórnia, EUA (1981)


Esses pequenos peixes criativos já nadaram nas águas de duas fontes termais no Vale da Morte, na Califórnia, EUA. Minúsculo, mas resistente, o Pupuá Tecopa suportou altas temperaturas e águas ate 43 ° C. Mas em 1965, as nascentes onde viviam se fundiram para construir uma casa de banhos, e a água ficou quente e salgada demais para os peixes sobreviverem. Como resultado, em 1970, o peixe pupfish foi adicionado à lista de espécies ameaçadas de extinção, em 1981, foi declarado extinto.

Golfinho do rio Baiji

China (2004)

animais em extinção golfinho
Até a década de 1950, milhares de pequenos animais aquáticos cinza-claros viviam nas águas turvas do rio Yangtze, na China. Mas, devido à sobrepesca, colisões com navios e poluição, acredita-se que esses mamíferos são agora extintos. Enquanto eles ainda estão listados como definitivamente extintos, não houve avistamentos confirmados deste desse animal espetacular desde 2004.

Leia Mais:

Você conhece o Cachorro Vinagre?

Qual foi o cachorro mais caro do Mundo?

1 resposta »

Deixe um comentário, suas ideias são importantes para Pet Caramelo.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.